Questões de Concursos Escriturário

Resolva Questões de Concursos Escriturário Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 22259.   Probabilidade e Estatística - Análise Combinatória - Nível Médio - Escriturário - BRB - CESPE - 2010
  • A esposa, o filho e a filha de Marcos são correntistas de uma mesma agência do BRB. Certo dia, entregaram os cartões magnéticos a Marcos para sacar dinheiro de suas contas, que têm as senhas de números 201001, 201002 e 201003, e os códigos de três letras BRB, RBB e BBR. Marcos sabia a quem pertencia cada cartão e lembrava-se das senhas e dos códigos, mas não das associações entre cartões, senhas e códigos. Ele recordava apenas que a senha do cartão da esposa era 201001 e o código de três letras associado à senha 201002 era BBR. Marcos decidiu telefonar para casa e obteve a informação de que o código do cartão da conta do filho era RBB.

    Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
  • A senha do cartão do filho de Marcos é 201003.
  • 2 - Questão 22304.   Matemática - Nível Médio - Escriturário - BRB - CESPE - 2010
  • Uma rede bancária, denominada Banco X, é formada por inúmeras agências. As contas-correntes de seus clientes são identificadas pelos números da agência e conta. O número da agência é composto de quatro dígitos, que são algarismos escolhidos entre 0 e 9, seguidos por um dígito verificador; o número da conta é composto de seis dígitos, também escolhidos entre os algarismos de 0 a 9, mais um dígito verificador. Em ambos os casos, o dígito verificador é computado a partir dos demais dígitos. Contas-correntes em agências distintas, mesmo com igual número de conta, são contas-correntes diferentes.

    O dígito verificador do número da agência é determinado da seguinte forma: multiplica-se cada um dos dígitos desse número, da esquerda para a direita, por 5, 4, 3 e 2, respectivamente; somam-se esses produtos; divide-se essa soma por 11 e separa-se o resto r dessa divisão. O dígito verificador é obtido subtraindo-se de 11 esse resto, da seguinte forma: se esse valor for maior que 10, considera-se Y como sendo o dígito verificador; se for 10, o dígito verificador será igual a 0; em qualquer outro caso, o dígito verificador será igual a 11 - r Por exemplo, 1234-3 poderia ser o número de uma agência do Banco X.

    Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.

    É possível que o Banco X identifique mais de 10 contas-correntes distintas.
  • 4 - Questão 22312.   Matemática Financeira - Nível Médio - Escriturário - BRB - CESPE - 2010
  • Para aquisição de sua casa própria, um cliente de uma instituição financeira com carteira hipotecária necessita financiar R$ 60.000,00. O financiamento poderá ser feito pelo sistema de amortização constante (SAC) ou pelo sistema de amortização francês (PRICE). Em cada um desses sistemas, a prestação mensal é composta pelo valor determinado pelo sistema e mais R$ 25,00 a título de seguro de financiamento. A taxa de juros é de 1% ao mês, o prazo do financiamento é de 10 anos e não há correção monetária. Com relação à situação apresentada, julgue os itens seguintes, considerando 1,1268 e 3,3 como valores aproximados de (1,01)12 e (1,1268)10 respectivamente.
  • Pelo SAC, a soma das primeiras 29 prestações será inferior a 50% do valor financiado.
  • 5 - Questão 22303.   Conhecimentos Bancários - Nível Médio - Escriturário - BRB - CESPE - 2010
  • Em consonância com a CF, a atividade financeira, como parte da ordem econômica, funda-se na valorização do trabalho e na livre iniciativa e objetiva assegurar existência digna a todos, conforme os ditames da justiça social, observados, entre outros princípios, a defesa do consumidor. Acerca das normas que disciplinam a relação das instituições financeiras com seus clientes, julgue os itens de 59 a 64.
  • Nas instituições financeiras, é obrigatório o funcionamento de ouvidorias, necessariamente segregadas da unidade executora da atividade de auditoria interna.
  • 6 - Questão 3262.   Conhecimentos Bancários - Nível Médio - Escriturário - Banco do Brasil - CESGRANRIO - 2010
  • Para financiar suas necessidades de curto prazo, algumas empresas utilizam linhas de crédito abertas com determinado limite cujos encargos são cobrados de acordo com sua utilização, sendo o crédito liberado após a entrega de duplicatas, o que garantirá a operação. Esse produto bancário é o
  • 7 - Questão 10433.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Escriturário - Banco do Brasil - CESGRANRIO - 2014
  • Em uma caixa há cartões. Em cada um dos cartões está escrito um múltiplo de 4 compreendido entre 22 e 82. Não há dois cartões com o mesmo número escrito, e a quantidade de cartões é a maior possível. Se forem retirados dessa caixa todos os cartões nos quais está escrito um múltiplo de 6 menor que 60, quantos cartões restarão na caixa?
  • 8 - Questão 4634.   Conhecimentos Bancários - Nível Médio - Escriturário - Banco do Brasil - CESGRANRIO - 2011
  • Sobre as operações no mercado a termo de ações realizadas na BM&FBovespa é correto afirmar:
  • 10 - Questão 3259.   Conhecimentos Bancários - Nível Médio - Escriturário - Banco do Brasil - CESGRANRIO - 2010
  • Os depósitos à vista são os recursos captados dos clientes pelos bancos comerciais que, para facilitar livre movimentação desses recursos, disponibilizam o serviço bancário sem remuneração denominado