Questões de Concursos - Especialista em Desenvolvimento Humano - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Especialista em Desenvolvimento Humano - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Com referência a gestão urbana e instrumentos de gestão no Brasil, julgue os itens subsecutivos.

A produção coletiva dos planos diretores municipais, configurada pelo poder público e pela sociedade, além de propiciar a ampliação do estado democrático, contribuiu para a construção da cidadania.

À luz dos aspectos sociais e econômicos do planejamento urbano sustentável, julgue os itens subsequentes.

São considerados objetivos finais e essenciais do desenvolvimento sustentável a geração de emprego e renda, com equidade social, e a valorização do capital social e dos recursos humanos.

Julgue os próximos itens, acerca dos planos municipais de saneamento básico.

No plano municipal de saneamento, o sistema de informações deve fornecer os dados necessários para a elaboração de diagnósticos da realidade, de planejamento e para a avaliação das ações públicas já implementadas.

Com base no Código de Catalogação Anglo Americano (AACR2), julgue os itens seguintes, acerca de ponto de acesso principal e secundário em diferentes tipos de documentos.

Um CD-ROM com músicas clássicas de determinado compositor deve ter ponto de acesso secundário para o assunto, indicando o gênero musical.

Julgue os próximos itens, acerca dos planos municipais de saneamento básico.

Na elaboração de um plano municipal, o conselho municipal de saneamento ambiental deve ser composto pelos usuários das áreas residenciais e comerciais em geral. Esse conselho é um órgão consultivo cuja responsabilidade é propor a inclusão das necessidades da sociedade local nas políticas públicas de saneamento desse município.

Julgue os próximos itens, acerca dos planos municipais de saneamento básico.

Reconhecer a bacia hidrográfica como um foco do planejamento nas políticas municipais de saneamento básico possibilita uma visão não fragmentada das inter-relações do homem com o meio.

Considerando aspectos referentes à linguagem e à representação de projetos arquitetônicos, julgue os itens sequentes.

A análise preliminar de custos bem como perspectivas e maquetes são documentos eventuais de um projeto arquitetônico.

Com base no Código de Catalogação Anglo Americano (AACR2), julgue os itens seguintes, acerca de ponto de acesso principal e secundário em diferentes tipos de documentos.

Como há controvérsias quanto a se considerar, ou não, o diretor responsável pelo enredo de um filme como autor, admitem-se políticas próprias dos responsáveis pela representação bibliográfica no sentido de estabelecer o ponto de acesso principal pelo título do filme ou pelo nome do diretor. Apesar dessa controvérsia, em grande parte das obras cinematográficas brasileiras em que o diretor é o responsável pelo enredo, o ponto de acesso principal é feito pelo cabeçalho do diretor.

O Estatuto da Cidade abrange um conjunto de princípios gerais que viabilizam a aplicação dos instrumentos de política urbana, além de delegar ao município brasileiro, a partir dos processos públicos e democráticos, a responsabilidade de definir claramente suas finalidades. No que se refere às diretrizes desse Estatuto, julgue os itens que se seguem.

Áreas com mais de 250 m2 são susceptíveis de serem usucapidas coletivamente por população de baixa renda sob a condição de uso residencial.

Com relação à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e à legislação ambiental e urbanística, julgue os próximos itens.

Entre as pautas recentes da PNDU definida pelo Ministério das Cidades tem-se a Conferência Nacional das Cidades, que, desde 2005, procura dar diretrizes para a elaboração da referida política pública.