← Início

Questões de Concursos - Especialista em Psicologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Especialista em Psicologia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Segundo Arzeno, um psicodiagnóstico clínico completo e corretamente administrado permite:
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas a seguir.

Enquanto mecanismo de defesa, o(a) manifesta- se pela separação dos processos mentais nas partes que os compõem, cuja conexão entre essas partes e o conhecimento ________ está bloqueada.
Bleger define grupo como sendo "...um conjunto de pessoas que entram em interação entre si, porém, além disso, o grupo é, fundamentalmente, uma sociabilidade estabelecida sobre um fundo de indiferenciação ou de sincretismo, no qual os indivíduos não têm existência como tais e entre eles atua um transitismo permanente." (pág. 87)

Assim sendo, na visão de Bleger, o grupo terapêutico:
Para a composição de uma bateria de testes num psicodiagnóstico clínico, diversos fatores são determinantes. Segundo Arzeno, quais são esses fatores?
São contraindicações para a realização de psicoterapia de grupo para alcoolistas:
As resistências, segundo Zimermann, apresentam características que o trabalho analítico deve ter presentes. Nesse contexto, analise os seguintes aspectos:

I. Podem ser tanto inconscientes quanto conscientes.
II. Têm relação com Id, Ego, Superego, ego ideal, ideal do ego, alterego, contraego e o ego real.
III. A análise deve transformar as resistências em egodistônicas.
IV. Apresentam escassas relações com as defesas empregadas.
V. Consideram-se as defesas em relação à etapa do desenvolvimento emocional atual.

Está correto o que se afirma em:
Sobre o manejo clínico de transtornos obsessivo- compulsivos, conforme a afirmação apresentada por Zimerman, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas a seguir.

"Como tal tipo de paciente sempre está submetido a um _________ que é rígido, cobrador e ameaçador, cabe ao analista, por meio da atividade interpretativa e de sua conduta - como pessoa real que ele é - gradativamente, transformar esse_______ "mau" em um superego "bom", ou seja, em um ""