← Início

Questões de Concursos - Farmacêutico - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Farmacêutico - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Assinale a alternativa correspondente ao sistema de distribuição de medicamentos em que o medicamento é dispensado por paciente, geralmente para um período de 24 horas:

Estar grávida não significa apenas esperar para dar à luz. A gravidez e o parto representam momentos marcantes para a mulher; é raro uma gravidez ser recebida com indiferença. Por isso, considerando o risco da utilização de fármacos durante a gravidez com potenciais efeitos teratogênicos, a resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), RE no. 1548, de 23 de setembro de 2003, determinou a publicação das “categorias de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas”. Sobre fármacos e gravidez, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O acetato de medroxiprogesterona é contraindicado em mulheres grávidas ou que possam vir a engravidar; pois com a utilização desse medicamento, pode ocorrer máformação genitais e cardíacas em fetos de ambos os sexos.

II. O atenolol é um betabloqueador e o uso dessa classe farmacológica durante a gravidez pode prejudicar o crescimento do feto, causar hipoglicemia e bradicardia neonatal.

III. A budesonida é indicada para rinite alérgica moderada a grave e rinite não alérgica, mas seu uso no primeiro trimestre de gestação é associado a má-formação congênita, especialmente musculares e cardíacas; deve-se monitorar neonatos que foram expostos a corticosteroides sistêmicos in utero quanto ao surgimento de hipoadrenalismo.

Estão corretas as afirmativas:

Autacóides são substâncias circulantes ou de ação local envolvidas na modulação da circulação local e também no desenvolvimento de processo inflamatório. Em relação aos autacóides, julgue os itens seguintes.

Os antagonistas dos receptores H2 de histamina são muito utilizados no tratamento de processos alérgicos.

Acerca da assistência farmacêutica como instrumento norteador das políticas de medicamentos, de ciência e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A Política Nacional de Medicamentos visa garantir a segurança, a eficácia e a qualidade dos medicamentos, inclusive dos fitoterápicos.

Julgue os itens que se seguem a respeito de toxicologia.

A toxicidade de um medicamento pode ser medida por meio da capacidade da substância química que o compõe de produzir um efeito em condições padronizadas de uso, e seu grau de toxicidade é determinado por meio da concentração dessa substância.

Acerca da assistência farmacêutica como instrumento norteador das políticas de medicamentos, de ciência e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

O perfil de morbi-mortalidade é o aspecto mais relevante na programação de medicamentos do ciclo de assistência farmacêutica.

O uso simultâneo de vários agentes terapêuticos tornou-se comum. Esse é um dos fatores capazes de alterar a resposta a drogas. A combinação de dois ou mais fármacos pode ocasionar redução da eficácia terapêutica e exacerbação da toxicidade. Assim, é preciso sempre considerar as propriedades dos medicamentos, como, por exemplo, o fato de que o hidróxido de alumínio é um agente quelante e que o Hipericum perforatum (erva de São João) é um indutor da atividade citocromo P450. Considerando a importância das interações medicamentosas, julgue os itens que se seguem.

Pacientes com insuficiência renal que recebem medicamento de excreção renal apresentam aumento da concentração plasmática do medicamento e podem, assim, aumentar as chances de uma interação indesejável.

Julgue os itens seguintes, referentes ao diagnóstico laboratorial relativo ao vírus da imunodeficiência humana (HIV).

O diagnóstico confirmatório da infecção, realizado por meio da técnica de Western Blot, é considerado positivo quando os anticorpos do paciente interagem com proteínas virais específicas.

Não é utilizado no tratamento farmacológico da hipertensão arterial:

O cultivo da papoula (Papaver somniferum) e a extração lícita do ópio são restritos à Índia e estão sob controle da Organização Mundial de Saúde. Da papoula são extraídos alcalóides isoquinoléicos, tais como morfina e codeína, que são de extrema importância para a indústria farmacêutica. Considerando as principais propriedades dos alcalóides, julgue os itens subseqüentes.

A morfina é amplamente utilizada em pacientes com neoplasia em fase terminal, visando induzir analgesia e sedação.