← Início

Questões de Concursos - Físico - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Físico - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Um gás ideal sofre uma expansão adiabática na qual, no estado inicial, a pressão é P0 e o volume é V0. Qual é a pressão final do gás, considerando-se que o calor específico molar a pressão constante é o dobro do calor específico molar a volume constante e que o volume final do gás é 3 vezes maior do que V0?
Deseja-se construir uma blindagem para uma sala de comando de tomografia computadorizada capaz de atender as normas nacionais vigentes para exposição ocupacional dos trabalhadores do serviço de radiodiagnóstico. Considerando que o feixe é de 125 kV e se deseja construir uma blindagem com concreto, assinale a alternativa que corresponde a colocar uma camada deci-redutora. (Dados: CSR para chumbo = 2 cm, ln 2 = 0,693 e ln 10 = 2,3).
Durante o teste de controle de qualidade da camada semi-redutora para equipamentos de raios X, observamse algumas alterações com relação ao espectro radiográfico e nas medidas obtidas sem filtração devido ao uso de placas de alumínio para atenuar o feixe. Com relação a esta alteração do espectro de radiação sem filtração, assinale a alternativa CORRETA.
Durante a realização de exames radiológicos pode ocorrer a presença de acompanhantes. Com relação à exposição de acompanhantes, assinale a alternativa INCORRETA.
Com relação à propagação de uma onda, analise as afirmativas a seguir. I - A intensidade da onda permanece constante em uma onda plana, não havendo dissipação. II - A intensidade da onda cresce com a distância em uma onda sonora. III - A intensidade da onda decresce com o inverso do quadrado da distância para ondas esféricas. IV - A intensidade total de uma onda esférica permanece constante em uma superfície esférica centrada na fonte. Estão corretas APENAS as afirmativas

No teste de sistema de colimação e alinhamento do eixo central do feixe de raios X para equipamentos de raios X, analise as afirmativas a seguir, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Na avaliação do alinhamento central, se a imagem da esfera do topo do cilindro estiver dentro do primeiro círculo, a inclinação é < 1,5º.

( ) Na avaliação do alinhamento central, se a imagem da esfera do topo do cilindro estiver entre o primeiro e o segundo círculo, a inclinação é < 3,0º.

( ) Na avaliação da coincidência do campo luminoso com o campo de radiação, a distância entre as bordas de ambos os campos não deve exceder 2% da distância entre o ponto focal e a mesa.

( ) Na avaliação da coincidência do campo luminoso com o campo de radiação, a soma dos desvios entre as bordas de ambos os campos não deve exceder 10% da distância entre o ponto focal e a mesa.

Assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo:

Em equipamentos de mamografia, assinale a alternativa que descreve corretamente a periodicidade dos testes de sistema de colimação, exatidão e reprodutibilidade do tempo de exposição, ponto focal e qualidade da imagem, respectivamente.

A partir de um fóton y, ocorre a formação de pares, resultando em um elétron e um pósitron. A energia do fóton era de 2,62 MeV. A energia cinética do par formado, em MeV, é

Dados:

• massa de repouso do elétron: 9,11 x10-31 kg

• velocidade da luz no vácuo: 3,00 x 108 m/s

• 1 MeV = 1,63 x 10-13 J
Nêutrons térmicos são partículas que estão em equilíbrio com um determinado meio material. A uma temperatura de 26 °C, a velocidade média dessas partículas é 4,4 x 103m/s, aproximadamente. Considerando-se a massa do nêutron, mn = 1,5 x 10-27 kg, e a constante de Planck, h = 6,6 x 10-34 J.s, qual o comprimento de onda, em m, de De Broglie associado a esse nêutron?
Constatou-se, numa empresa, que um técnico esteve exposto a uma fonte de radiação a uma taxa 3,0 R/h (Roetngen por hora). O limite máximo permissível de exposição, nas condições de trabalho do técnico, é de 30 mR/h. Qual é a espessura de chumbo, em cm, que deverá ser colocada entre a fonte e o técnico a fim de protegê-lo dos efeitos da radiação? Considere que a camada semirredutora do chumbo é dada por HVLPb=1,4 cm e que ln 2 = 0,70 e ln 0,01 = -4,6.