← Início

Questões de Concurso - Geofísico Júnior Geologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Geofísico Júnior Geologia com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


A bacia de Sergipe-Alagoas apresenta exposta a mais completa sucessão estratigráfica dentre as bacias marginais brasileiras. Com respeito a essa bacia, analise as afirmativas abaixo.

I - Apresenta estágios evolutivos de sinéclise, pré-rifte, rifte, transicional e drifte, com limites graduais entre eles, que refletem modificações do estilo tectônico e sedimentar desde o Neocarbonífero até o Recente.
II - Os evaporitos da formação Muribeca depositaram- -se no Aptiano, marcando as primeiras incursões marinhas nessa bacia.
III - Sua subsidência termal, que teve início no Albiano, resultou na concentração dos depósitos fluviais que caracterizam os arenitos de granulação grossa a média da formação Penedo.
IV - A depressão afro-brasileira corresponde a um conjunto de depressões periféricas preenchidas por sedimentos fluviais e lacustres durante o estágio pré-rifte dessa bacia.
V - O início da fase Drifte nela ocorrida se caracteriza pela sedimentação em uma ampla e rasa plataforma carbonática, que, por sua vez, foi completamente afogada a partir do Cenomaniano, sendo recoberta posteriormente pelos siliciclásticos do grupo Piaçabuçu.

São corretas APENAS as afirmativas

A bacia do Recôncavo é um rifte intracontinental abortado durante o Eocretáceo, cuja evolução geológica é dividida nas fases tectônicas Pré-rifte, Rifte e Pós-rifte. Com respeito a essa bacia, afirma-se que

A soma das raízes da equação x8 1 = 0 é igual a

Os leques aluviais são depósitos sedimentares em forma de leque (ou cone) encontrados comumente em áreas de sopé de regiões montanhosas. Os leques aluviais,

A maturidade textural (ou física) reflete o grau de diferenciação que os sedimentos e rochas sedimentares apresentam em relação a seu material de proveniência. Em relação a essa característica, pode-se afirmar que

I as propriedades utilizadas para avaliação da maturidade textural são o conteúdo de argila, a esfericidade e a seleção.

II sedimentos supermaturos apresentam pouca argila, grãos bem selecionados e não arredondados.

III arenitos eólicos têm alta maturidade textural, em virtude de serem bem selecionados, bem arredondados e sem matriz argilosa.

IV vaques correspondem a arenitos com baixa maturidade textural. Está correto APENAS o que se afirma em

A partir do soterramento, a matéria orgânica em rochas sedimentares sofre uma série de processos relacionados à geração de hidrocarbonetos. A respeito desses processos, tem-se que

Dentre os grupos de microfósseis, qual contém indivíduos (espécies) que podem ser usualmente encontrados tanto em camadas continentais quanto em camadas marinhas síncronas, apenas por motivos bioestratinômicos?

A bacia de Campos localiza-se na margem continental sudeste do Brasil. A evolução geológica dessa bacia apresenta

Da bacia de Campos se extraem cerca de 90% do petróleo produzido no Brasil. Tem-se que, nessa bacia,

Uma rocha sedimentar clástica possui as seguintes características: grãos do arcabouço com tamanho variando entre 0,177 a 1,410 mm, Q55F28L17 (valor recalculado para 100% da composição do arcabouço), 20% de epimatriz e 10% de cimento ferruginoso. Com base nessas características,