Questões de Guarda Portuário Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Guarda Portuário com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 29715. Português, Guarda Portuário, CODESP SP, VUNESP, Ensino Médio, 2011

Assinale a alternativa que apresenta palavra em sentido figurado.

2Questão 32723. Direito Marítimo, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS , Ensino Médio, 2010

O Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS) estabelece determinadas regras que tornam os navios e instalações portuárias mais seguras. Dentre as “medidas adotadas” , assinale a alternativa que NÃO pertence ao código.

3Questão 29196. Segurança e Saúde no Trabalho, Guarda Portuário, CODEBA, FGV, Ensino Médio, 2016

Com relação às normas que tratam de segurança e saúde no trabalho portuário, disciplinadas na Norma Regulamentadora nº 29 (NR-29), analise as afirmativas a seguir.

I. A área alfandegada para a movimentação ou armazenagem de cargas destinadas ou provenientes do transporte aquaviário é denominada zona primária.
II. A pessoa jurídica de direito público ou privado que, não sendo operador portuário ou empregador, requisite trabalhador portuário avulso é denominada tomador de serviços.
III. A relação de cargas perigosas recebida do armador ou do seu preposto deve ser informada pela Administração do Porto à guarda portuária.

Assinale:

4Questão 29192. Conhecimentos Específicos, Noções de Primeiros Socorros, Guarda Portuário, CODEBA, FGV, Ensino Médio, 2016

O transporte de acidentados ou de vítimas de mal súbito requer o máximo de cuidado para não complicar ainda mais o estado de saúde da vítima ou agravar as lesões existentes.

O tipo de transporte escolhido deve levar em consideração o mal sofrido e o estado geral da vítima. Em situações na qual o acidentado pode caminhar e que o socorro é feito por uma única pessoa, deve-se optar pelo

5Questão 29708. Português, Interpretação de Textos, Guarda Portuário, CODESP SP, VUNESP, Ensino Médio, 2011

Texto associado.
Profissionais da Esmola

     Atrás de dinheiro fácil, vale fazer de tudo nas esquinas de São Paulo. Vale se fantasiar com uma roupa surrada, fazer cara de pelo amor de Deus com criança no colo, cantar no farol ou até usar cadeira de rodas mesmo sendo capaz de andar.
     Uma reportagem constatou o sucesso dessas artimanhas ao acompanhar a rotina de sete pessoas que transformaram mendicância em profissão, ou seja, não se trata de miseráveis que não encontram outra forma de sobreviver. Todos têm residência fixa e declaram receber entre 30 e 100 reais por dia. Às vezes, fazem ponto em mais de um lugar. Sem nem sequer vender uma bala, essas pessoas faturam, em média, 600 reais por mês. Um bom negócio se comparado ao salário mínimo.
     A fonte que alimenta a mendicância é vasta. Quatro em cada dez paulistanos dão esmola nos semáforos. Em vez de ajudar, quem dá esmola faz da mendicância um trabalho rentável.
     Idade avançada ou problemas físicos, usados frequentemente como desculpa para justificar a situação da maioria desses pedintes, não os impedem de viajar horas de ônibus, da periferia até os cruzamentos escolhidos.
     Mendicância deixou de ser contravenção penal. O artigo que previa prisão de quinze dias a três meses para a prática foi revogado em 2009. Entretanto, a questão é delicada. É difícil separar quem está precisando de ajuda por uma circunstância infeliz da vida daqueles que fizeram da mendicância um emprego.

(Veja, ago.2009. Adaptado)
De acordo com o texto, para conseguir dinheiro fácil, as pessoas

6Questão 32728. Direito Marítimo, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS , Ensino Médio, 2010

O patrono da Marinha Mercante do Brasil  é:

7Questão 29174. Raciocínio Lógico, Guarda Portuário, CODEBA, FGV, Ensino Médio, 2016

Para passar o tempo, um candidato do concurso escreveu a sigla CODEBA por sucessivas vezes, uma após a outra, formando a sequência:

C O D E B A C O D E B A C O D E B A C O D ...

A 500ª letra que esse candidato escreveu foi

8Questão 29734. Inglês, Guarda Portuário, CODESP SP, VUNESP, Ensino Médio, 2011

Texto associado.
     The ability of a helicopter to hover and land almost anywhere makes it an enormously useful machine. But helicopters have their limitations, particularly when it comes to flying fast. In a recent series of test flights, a new type of chopper has begun smashing speed records.
     The x2 is an experimental helicopter being developed by Sikorsky, an American company, which hopes it will be zipping along at more than 460kph. The company, however, is interested in more than just breaking speed records. It plans to use the technology developed for the x2 in commercial helicopters.
     Sikorsky reckons that future helicopters built using the x2 technology would be extremely versatile machines. They would dash to and from a medical emergency a lot faster. They would also be very agile in flight, which would increase their capabilities in combat.

(Adapted from The Economist September 11, 2010, page 98)
De acordo com o texto, uma das vantagens da tecnologia x2 é a

9Questão 29181. Informática, Guarda Portuário, CODEBA, FGV, Ensino Médio, 2016

Sobre o editor de textos Word 2010 BR, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A verificação da ortografia e da gramática do texto no documento pode ser realizada por meio do acionamento da tecla de função F7.
( ) O tamanho do papel pode ser configurado de dois modos: retrato ou paisagem.
( ) A inserção de uma nota de rodapé em um documento pode ser feita por meio da execução do atalho de teclado Ctrl + R.

As afirmativas são, respectivamente,

10Questão 29188. Direito Penal, Guarda Portuário, CODEBA, FGV, Ensino Médio, 2016

Segundo o Estatuto do Desarmamento, para adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado deverá, além de declarar a efetiva necessidade, atender aos seguintes requisitos:

I. comprovação de idoneidade.
II. apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa.
III. comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo.

Assinale: