Questões de Concursos Inspetor de Alunos

Resolva Questões de Concursos Inspetor de Alunos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 5353 - Raciocínio Lógico - Nível Médio - Inspetor de Alunos - Prefeitura de Seropédica RJ - AOCP - 2013
  • Seja a sentença “Se Gabriel estuda Matemática, então Carlos estuda Ciências.” Assinale a afirmativa que traz a sentença equivalente à sentença inicial.
  • 2 - Questão 5566 - Eca - Nível Médio - Inspetor de Alunos - Prefeitura de Santo André SP - CAIPIMES - 2011
  • A medida sócioeducativa aplicada ao adolescente levará em conta a sua capacidade de cumpri-la, as circunstâncias e a gravidade da infração. Analise as afirmações.

    1 - A prestação de serviços comunitários consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais.
    2 - As tarefas serão atribuídas conforme as aptidões do adolescente, devendo ser cumpridas durante jornada máxima de oito horas semanais, aos sábados, domingos e feriados ou em dias úteis, de modo a não prejudicar a frequência à escola ou à jornada normal de trabalho.

    Sobre as afirmações podemos concluir que:
  • 3 - Questão 5538 - Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Inspetor de Alunos - Prefeitura de Magé RJ - FUNCAB - 2012
  • Carlos, Inspetor Escolar da escola X, recebeu a incumbência de comunicar aos alunos várias informações sobre a Festa Junina. Entre as opções seguintes, indique a mais adequada às atividades do Inspetor Escolar em uma instituição de Educação Básica.
  • 5 - Questão 5560 - Eca - Nível Médio - Inspetor de Alunos - Prefeitura de Santo André SP - CAIPIMES - 2011
  • Sobre as entidades que desenvolvem programa de acolhimento institucional e seus dirigentes o ECA determina:

    1 - O dirigente de entidade que desenvolve programa de acolhimento institucional é equiparado ao guardião, para todos os efeitos de direito.
    2 - Os entes federados, por intermédio dos Poderes Executivo e Judiciário, promoverão conjuntamente a permanente qualificação dos profissionais que atuam direta ou indiretamente em programas de acolhimento institucional e destinados à colocação familiar de crianças e adolescentes, incluindo membros do Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho Tutelar.
    3 - As entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional somente poderão receber recursos públicos se comprovado o atendimento dos princípios, exigências e finalidades da Lei.
    4 - O descumprimento das disposições da Lei pelo dirigente de entidade que desenvolva programas de acolhimento familiar ou institucional é causa de sua destituição, sem prejuízo da apuração de sua responsabilidade administrativa, civil e criminal.
    5 - As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional poderão, em caráter excepcional e de urgência, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, fazendo comunicação do fato em até 24 (vinte e quatro) horas ao Juiz da Infância e da Juventude, sob pena de responsabilidade.

    Constam do Estatuto:
  • 8 - Questão 5363 - Português - Nível Médio - Inspetor de Alunos - Prefeitura de Seropédica RJ - AOCP - 2013
  •      1.§ “E se a gente transformasse a cidade grande,
    numa cidadezinha?” Esta é a metáfora que está no
    cerne do Programa Rede de Vizinhos Protegidos, criado
    pela Polícia Militar de Minas Gerais em parceria com as
    comunidades de vários bairros das cidades onde está
    implementado – Belo Horizonte e mais 26 cidades do
    interior de Minas Gerais.
         2.§ Considerando a premissa de que a segurança
    pública é dever do Estado e responsabilidade de todos,
    conforme preceitua o art.144 da Constituição Federal
    de 1988, o Major Idzel Mafra Fagundes deu início a um
    projeto que, hoje, é um dos maiores pilares das ações
    comunitárias de redução da criminalidade. Ao mesmo
    tempo em que a Polícia Militar se responsabiliza pela
    segurança, deixa claro que, com a ajuda da comunidade,
    seu papel se torna muito mais efetivo. Através de
    cuidados e ações pró-ativas, o programa aposta num
    resgate da confiança da população na polícia.
         3.§ Iniciado em junho de 2004, a Rede surge como
    proposta de integrar as múltiplas modalidades das
    práticas policiais orientadas para a prevenção e solução
    de problemas a partir de ações locais. Trata-se de um
    investimento na metodologia que se baseia na polícia
    comunitária. A Rede de Vizinhos Protegidos surgiu de
    experiências da Polícia Militar de Minas Gerais na própria
    comunidade, onde os vizinhos eram mobilizados para o
    envolvimento com questões de segurança. O trabalho
    passa pela conscientização de que, organizada, a
    comunidade se torna mais forte.
         4.§ Essa organização envolve a vinculação a uma base
    territorial, na maioria das vezes o bairro, e a articulação
    em rede, onde os nós são as próprias residências. A
    partir disso, reuniões periódicas são realizadas para
    aprofundar o conhecimento mútuo, principalmente dos
    hábitos dos moradores.
         5.§ Há, ainda, a organização em sub-redes que podem
    ser classificadas em quatro aspectos: de verificação,
    de vigilância mútua, de identificação e de proteção. As
    primeiras são aquelas que, inicialmente, impulsionam o
    trabalho, ou seja, o estabelecimento dos contatos. As
    segundas compõem o processo de vigilância, que busca
    identificar pessoas ou veículos suspeitos – como isso
    é feito em tempo real, são combinados sinais de perigo
    entre os vizinhos, a fim de que, caso necessário, a polícia
    seja acionada.
         6.§ A terceira, qual seja, a sub-rede de identificação,
    já por si só se autointitula, é o processo de identificação
    das residências, prédios e ruas que fazem parte do
    programa – o instrumento de identificação é uma placa
    afixada na frente da residência ou estabelecimento. Por
    último, as sub-redes de proteção são compostas pelos
    atos dos moradores de verificação em relação à entrada e
    saída dos seus – quando não há outras pessoas na casa,
    são os vizinhos que exercem essa função de proteção.
         7.§ De acordo com a estrutura do programa, a rede
    é formada por conjuntos de moradores da localidade,
    que são agrupados em laços de até 5 (cinco) residências
    circunvizinhas. Como a rede é entrelaçada, uma
    residência poderá pertencer a 2 (dois) laços.
         8.§ Com o fim de conseguir reduzir os índices de
    criminalidade, a Polícia Militar fomenta a união e a
    solidariedade entre as pessoas, aumentando, assim, o
    capital social existente na mesma. Perdeu-se muito da
    capacidade de contar com o próximo; as pessoas se
    relacionam com os outros por meio da proteção contra
    esses outros.
         9.§ Além de reduzir e prevenir a criminalidade, outra
    importante conquista do Programa é reduzir a sensação
    de insegurança dos moradores onde ele esteja instalado.
        10.§ Assim funciona o programa, que logo após a
    primeira reunião, foi denominado de Rede de Vizinhos
    Protegidos, tendo como objetivos reduzir a criminalidade
    local, aproximar a comunidade da Polícia Militar,
    recuperando a sensação de confiança e segurança da
    comunidade nesta instituição, criar em cada cidadão
    o sentimento de participação cidadã na questão da
    segurança pública – as pessoas iriam cuidar umas
    das outras -, além de instruir a comunidade sobre
    procedimentos de segurança e garantir de fato sua
    segurança, fazendo com que ela volte a ocupar espaços
    públicos comunitários.
         11.§ Para implementação da Rede, as seguintes ações
    são propostas: sensibilizar os moradores de uma dada
    região, fazer reuniões mais próximas às comunidades
    que o programa foi implementado com a participação
    da PMMG, organizar as redes e sub-redes de Vizinhos
    Protegidos.

    LOPES, Corinne Julie Ribeiro; BATELLA, Wagner. O papel da
    comunidade na redução da criminalidade e a experiência da rede de
    vizinhos protegidos. Revista do Laboratório de Estudos da Violência
    da Unesp – Marília, Ano 2010 - Edição 6 - Número 06 Dezembro/2010.
    (Adaptado)
  • Assinale a alternativa em que o elemento QUE não é pronome relativo.
  • 10 - Questão 5551 - Informática - Nível Médio - Inspetor de Alunos - Prefeitura de Magé RJ - FUNCAB - 2012
  • Sobre o uso de aplicativos de correio eletrônico, é INCORRETO afirmar: