Questões de Concursos Médico cardiologista

Resolva Questões de Concursos Médico cardiologista Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 44089.   Medicina - Neurologia - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Sobre isquemia e hemorragia cerebral, considere as seguintes afirmativas: 

    1. Não há achados clínicos específicos para distinção entre AVE hemorrágico ou isquêmico, no entanto sinais transitórios sugerem isquemia. 
    2. A zona de penumbra é a responsável, nos casos isquêmicos, pela melhora dos déficits. 
    3. A isquemia, diferente da hemorragia cerebral, é acompanhada de zona de penumbra. 
    4. Os déficits transitórios não apresentam alteração na neuroimagem se menores que 3 horas. 

    Assinale a alternativa correta.
  • Questão 44093.   Medicina - Neurologia - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Com relação à esclerose múltipla, é correto afirmar:
  • Questão 44100.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Paciente feminina relata ter doença celíaca e sintomas de adinamia associada a palidez. Realizou exames laboratoriais demonstrando hemograma com Hb de 5 g/dl (normal: 13.5–17.5 g/dl) e VCM de 120 fl (normal: 80 a 100 fl). O leucograma demonstrava neutrófilos de 1.0 10³ cel/µl (normal: 4.5 a 11.0 x 10³ cel/ µl), plaquetas de 50.000/µl (normal: 150 a 450 x 10³ µ/l) e contagem normal de reticulócitos. A dosagem sérica de vitamina B12 era de 250 pg/ml (normal: 200 a 835 pg/ml) e a de folato era de 6 ng/ml (normal: 3 a 16 ng/ml). Realizou dosagem sérica de ácido metilmalônico e de homocisteína, segundo a qual ambos estavam elevados. Assinale a alternativa que expressa o diagnóstico hematológico dessa paciente.
  • Questão 45876.   Legislação Estadual - Legislação Estadual de Goiás - Nível Superior - Médico Cardiologista - IPAS GO - MS CONCURSOS - 2010
  • A Lei Estadual n. 10.460/88 estabelece o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Goiás e de suas Autarquias. Com base em suas disposições, analise as alternativas abaixo assinalando a alternativa correta:
  • Questão 44102.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • A Doença de Wilson é uma desordem autossômica recessiva de sobrecarga de cobre. Sobre o seu tratamento, considere as afirmativas abaixo: 

    1. A penicilamina é um quelante do cobre e age aumentando a sua excreção renal. 
    2. Os sintomas neurológicos da D. de Wilson podem piorar com o início do tratamento com a penicilamina. 
    3. O zinco é um quelante do cobre, com a propriedade de aumentar a excreção renal.
    4. A terapia combinada de zinco e penicilamina tomadas no mesmo horário demonstrou redução na cupremia maior que a monoterapia. 

    Assinale a alternativa correta.
  • Questão 19110.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HFA - FUNIVERSA - 2010
  • Daniel, 48 anos de idade, foi levado ao pronto-socorro em decorrência de cefaleia holocraniana de grande intensidade, associada a borramento visual e letargia. O acompanhante informou que Daniel já tinha diagnóstico de hipertensão arterial havia oito anos e que tinha parado seus medicamentos há duas semanas. No exame clínico, foram observados: paciente sonolento e com confusão mental. A pressão arterial era 222 mmHg × 118 mmHg; a frequência cardíaca, de 96 bpm. O ritmo cardíaco era duplo e regular, sem sopros. Sem sinais neurológicos de localização. O exame do fundo de olho mostrou hemorragias e edema bilateral da papila óptica. ECG com sinais de sobrecarga de câmaras esquerdas e alterações secundárias da repolarização ventricular. Escórias nitrogenadas normais. A tomografia computadorizada do crânio não apresentou alterações.

    Com base nessas informações, a principal hipótese diagnóstica é
  • Questão 44088.   Medicina - Neurologia - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Sobre a trombólise endovenosa no AVC agudo, considere as seguintes afirmativas: 

    1. A trombólise endovenosa deve ser primeira escolha de tratamento para qualquer isquemia, independentemente da localização. 
    2. A trombólise endovenosa deve ser excluída se o paciente estiver sob tratamento antitrombótico. 
    3. A trombólise endovenosa aumenta o índice de transformação hemorrágica, portanto devem-se excluir fontes cardioembólicas. 
    4. A trombólise endovenosa é tratamento de escolha mesmo diante de oclusão comprovada do tronco da artéria cerebral média. 

    Assinale a alternativa correta.
  • Questão 44107.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Um homem de 20 anos apresenta-se para avaliação com dor lombar baixa de dois anos de evolução. Ele refere que a dor é predominantemente no final da madrugada e de manhã cedo, com uma rigidez matinal de uma hora na região lombar. De outras queixas, refere que apresenta ocasionalmente dor nos calcanhares. O exame físico não revelou anormalidades, com exceção de um teste de Schober com resultado de 3 cm. Um raio-X de sacroilíacas mostra esclerose e erosões bilaterais. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
  • Questão 44117.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Em relação às diferentes preparações de corticoesteroides, assinale a alternativa correta.
  • Questão 19114.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HFA - FUNIVERSA - 2010
  • Um paciente de 46 anos de idade procurou assistência médica, com queixas de astenia, aumento do volume abdominal, impotência sexual e artralgias nas mãos. Ao exame clínico, foram constatados icterícia, eritema palmar bilateral, ginecomastia, amiotrofia, ascite, atrofia testicular e angiomas no tórax. A ecografia confirmou a presença de líquido ascítico e mostrou redução de volume e superfície nodular do fígado e esplenomegalia. O exame endoscópico detectou a presença de varizes esofageanas. Com base nessas informações e considerando a coexistência de diabetes melito do tipo 2 e achado radiológico de osteoartrose degenerativa, principalmente na segunda e na terceira articulações metacarpofalangeanas das mãos do paciente, assinale a alternativa que apresenta a patologia a ser pesquisada nesse caso.