Questões de Concursos Médico do trabalho

Resolva Questões de Concursos Médico do trabalho Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 12134.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Com relação à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade criada com a finalidade institucional de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no país, julgue os itens que se seguem.

    É atribuição da ANS propor políticas e diretrizes gerais para a regulação do setor de saúde suplementar ao Conselho Nacional de Saúde Suplementar, que é composto por vários ministros de Estado.
  • Questão 22585.   Medicina - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Sob a denominação doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), uma das afecções mais frequentemente registradas na prática médica, são agrupadas distintas apresentações clínicas. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

    É possível descartar o diagnóstico de DRGE se os sintomas de tosse, dor de garganta ou rouquidão forem refratários ao uso correto de inibidores da bomba de prótons.
  • Questão 12133.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Com relação à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade criada com a finalidade institucional de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no país, julgue os itens que se seguem.

    Cabe à ANS estabelecer normas para ressarcimento ao SUS, quando os usuários das operadoras de planos de saúde recebem atendimento médico no SUS, embora, na prática, isso ainda não ocorra, pois as normas que deveriam reger essa questão ainda não foram elaboradas.
  • Questão 12099.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    Para um trabalhador que, por fazer uso prolongado e diário de telefone apoiado entre a orelha e o ombro na atividade de teleatendimento a clientes, tenha desenvolvido sinais de compressão do feixe neurovascular do membro superior esquerdo, o diagnóstico mais provável de DORT é a epicondilite.
  • Questão 12144.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Tendo em vista que a lei que instituiu o plano-referência de assistência à saúde com cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar, não incluiu nessa assistência certos procedimentos, julgue os itens seguintes.

    Nos planos de saúde atuais, quando a cobertura incluir internação hospitalar, será vedada a limitação de cobertura em centros de terapia intensiva e similares.
  • Questão 12096.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Julgue os itens seguintes, acerca de carga de trabalho e das repercussões dessa carga na saúde do trabalhador.

    A síndrome de esgotamento profissional (burnout), que normalmente está associada à carga de trabalho elevada e a estressores emocionais e interpessoais crônicos no ambiente ocupacional, costuma apresentar a mesma fisiopatologia das demais psicopatologias relacionadas ao trabalho.
  • Questão 12115.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Acerca da legislação trabalhista e previdenciária, julgue os próximos itens.

    O treinamento da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) deve ter carga horária de vinte horas e contemplar, pelo menos, os seguintes temas: estudo do ambiente, das condições de trabalho e dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida e medidas de prevenção; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão.
  • Questão 12072.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • No Rio de Janeiro, quatro dias após ser atingido na cabeça por um rojão quando trabalhava na cobertura de manifestação contra o aumento de passagens de ônibus, o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade teve a morte confirmada. Enquanto isso, na contramão de outras regiões, países africanos reforçam perseguição a homossexuais com novas leis. Aliás, a ausência de governantes de países importantes na abertura dos Jogos de Inverno de Sochi foi entendida como uma espécie de boicote a Vladimir Putin pelo modo como seu governo vem lidando com os direitos humanos. No campo das comunicações, o poder da rede mundial de computadores como instrumento de consciência política e de arregimentação para protestos tem levado dezenas de governos a censurá-la. A propósito, a ONU e a Organização dos Estados Americanos (OEA) condenam a violência do governo venezuelano contra os opositores que tomam as ruas.

    Considerando esses e outros aspectos típicos dos tempos atuais, julgue os itens

    Se, na África, a intolerância contra homossexuais vem ganhando espaço, amparada no conservadorismo das populações, no extremismo religioso e no oportunismo político, em outras regiões — como Europa e América — amplia-se o número de países que permitem o casamento de pessoas do mesmo sexo.