← Início

Questões de Concursos - Médico Infectologista - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Médico Infectologista - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O método amplamente adotado no Brasil para o diagnóstico da malária, por ser um método simples, eficaz, de baixo custo, de fácil realização e que quando executado adequadamente, é considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), denomina-se 
A osteomielite é frequentemente provocada pela infecção estafilocócica. Entretanto um dos microrganismos abaixo relacionados é uma causa particular desta afecção em pacientes portadores de anemia falciforme. Trata-se de:
A droga de escolha para o tratamento de um recém-nascido com diagnóstico de sífilis congênita com alterações liquóricas, é a 
Com relação à parotidite, analise as afirmativas abaixo:
I Por razões desconhecidas, o comprometimento sintomático do sistema nervoso central nesta doença é três a quatro vezes mais comum no sexo feminino.
II Meningite sintomática ocorre em setenta por cento dos casos e é a segunda manifestação clínica mais comum.
III Como sequela, pode ocorrer surdez unilateral, que se deve à neurite secundária do oitavo par craniano.
IV O período de transmissibilidade varia de 6 a 7 dias antes das manifestações clínicas até 9 dias após o surgimento dos sintomas.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:
Com relação à doença de Alzheimer, julgue os itens a seguir. 

A realização de exame de ressonância magnética nuclear é essencial para a programação terapêutica de pacientes com diagnóstico confirmado de doença de Alzheimer.
Testes rápidos como triagem para dengue, chikungunya e zika são indicados no momento daconsulta para os pacientes que se enquadram no critério de “caso suspeito”. Quanto ao critério “oportunidade de coleta”, está correto afirmar que um teste rápido deverá ser realizado:
ALC, sexo feminino, 5 anos, foi levada, por sua mãe, à Unidade de Emergência, com quadro de febre alta acompanhada de tosse produtiva, coriza, conjuntivite e fotofobia. A mãe relata que no terceiro dia da doença a criança apresentou exantema cutâneo máculo-papular de coloração vermelha, que se iniciou na região retroauricular e disseminou-se para tronco e membros. A criança apresenta também pequenos pontos brancos na mucosa bucal (manchas de Koplik). A mãe não sabe informar que vacinas sua filha tomou. A principal hipótese diagnóstica é
Com relação à infecção pelo HIV, analise as afirmativas a seguir. 
I. Pessoas com exposição de risco recente, sobretudo nos últimos 30 dias, devem ser orientadas quanto à possibilidade de infecção pelo HIV, mesmo com resultado não reagente nos testes realizados. 
II. O primeiro atendimento após a exposição ao HIV é uma urgência. A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) deve ser iniciada o mais precocemente possível, tendo como limite as 72 horas subsequentes à exposição. 
III. A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. No entanto, a eficácia e a segurança da PrEP ainda não foram demonstradas em estudos clínicos. Está correto o que se afirma em 
Com relação à doença de Alzheimer, julgue os itens a seguir. 

A ressonância magnética nuclear contribui para o diagnóstico dessa doença, por descartar outras possíveis causas que explicariam os sintomas apresentados pelos pacientes, como a presença de um hematoma subdural crônico.
Considerando que, durante a investigação clínica de um paciente de 48 anos de idade com acidose metabólica hiperclorêmica com hiato aniônico (anion gap) plasmático dentro da normalidade, tenha-se obtido o diagnóstico de acidose tubular renal distal tipo 1, julgue os itens a seguir.

No referido paciente, devem-se investigar como possíveis causas dessa doença renal o mieloma múltiplo, o hiperparatireodismo primário, o uso de aminoglicosídeos e a síndrome de Fanconi.