Questões de Médico Infectologista - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Médico Infectologista com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

2 Questão 687784 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, Ensino Médio, 2019

Analise as afirmativas abaixo sobre as manifestações extrapulmonares (ME) da blastomicose.
I A doença cutânea é a ME mais comum desta doença.
II Ocorrem dois tipos de lesões cutâneas: ulcerativas (mais comuns) e verrucosas.
III Osteomielite ocorre em até vinte e cinco por cento de infecções pelo Blastomyces dermatitidis.
IV Em geral, ocorre doença do sistema nervoso central em mais de quarenta por cento dos pacientes imunocompetentes.
Das afirmativas acima, estão corretas:

3 Questão 44235 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue o próximo item, relativo a planejamento familiar e infertilidade conjugal.

Nos critérios médicos de elegibilidade, indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso de métodos anticoncepcionais, a categoria 2 enquadra-se na condição em que os riscos teóricos ou comprovados geralmente se sobrepõem às vantagens do uso do método.

4 Questão 682588 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, Ensino Médio, 2019

Com relação ao linfogranuloma venéreo, está correto afirmar que:

5 Questão 58442 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Um homem com 62 anos de idade procurou assistência médica com relato de que, há vários meses, vem sentindo desconforto epigástrico, com irradiação para o dorso, que piorava em torno de 30 minutos após a alimentação. Informou, também, diarreia e importante perda de peso nos últimos seis meses. No exame clínico, apresentava-se emagrecido, com índice de massa corporal de 15 kg/m2, com leve dor à palpação profunda da região epigástrica, sem outras anormalidades. Os exames laboratoriais mostraram: glicemia de jejum = 200 mg/dL (valores de referência de 74 mg/dL a 106 mg/dL); hemograma sem alterações, bilirrubina total = 0,8 mg/dL (valores de referência de 0,3 mg/dL a 1,2 mg/dL), TGO = 28 U/L (valores de referência de 10 U/L a 30 U/L) e TGP = 38 U/L (valores de referência de 10 U/L a 40 U/L), amilase sérica = 130 U/L (valores de referência de 27 U/L a 131 U/L), lipase sérica = 180 U/L (valores de referência de 31 U/L a 186 U/L). Os exames de imagem confirmaram o diagnóstico de pancreatite crônica.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Os níveis séricos de amilase e os de lipase observados no caso clínico descrito são indicativos de bom prognóstico de longo prazo.

9 Questão 683988 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, Ensino Médio, 2019

Com relação à infecção pelo vírus HTLV1, analise as afirmativas a seguir. I. A principal doença neurológica associada ao HTLV1 é a paraparesia espástica tropical/mielopatia associada ao HTLV1 (PET/MAH). Aproximadamente 60% dos pacientes apresentam, como primeiro sintoma, fraqueza dos membros inferiores. Esta progride para uma marcha espástica anormal. Durante a evolução da doença, é muito frequente a ocorrência de disfunção vesical. II. A leucemia/linfoma de células T do adulto (LLcTA) é uma neoplasia de linfócitos T maduros associada à infecção pelo HTLV1 e seus principais sinais e sintomas são astenia, dor abdominal, tosse, artropatia, ascite, diarreia e episódios de infecções repetidas. III. A transmissão intrauterina é a principal via de transmissão vertical do HTLV1. Está correto o que afirma em 

10 Questão 693136 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, Ensino Médio, 2019

O esquema recomendado para tratamento de um caso de tuberculose pulmonar, recentemente diagnosticado, em um homem adulto, jovem, com HIV negativo, é 
';