Questões de Concursos Médico infectologista

Resolva Questões de Concursos Médico infectologista Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 58432.   Medicina - Epidemiologia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Transição demográfica é o processo de mudança da estrutura etária de uma população no sentido do seu envelhecimento, e a transição epidemiológica é a mudança observada no perfil de adoecimento e morte de uma população, no sentido ou como consequência do seu envelhecimento. Acerca desses dois fenômenos, julgue os seguintes itens.

    A queda da fecundidade e o aumento da mortalidade geral são fatores determinantes para a transição demográfica.
  • 3 - Questão 58481.   Medicina - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • O câncer é considerado uma doença genética, pois é desencadeado por alterações no ácido desoxirribonucleico (DNA) da célula. A compreensão das bases moleculares do câncer depende da identificação e caracterização dos genes envolvidos na origem e progressão dessa doença. Acerca desses genes, julgue os próximos itens.

    Os oncogenes resultam de mutações que ocorrem em razão da exposição a diversos agentes carcinogênicos físicos, químicos ou biológicos, e sua expressão leva a uma proliferação celular anormal, resultando na formação do tumor.  
  • 4 - Questão 58436.   Medicina - Epidemiologia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Com relação aos múltiplos modelos de pesquisa epidemiológica, julgue os itens que se seguem.

    Os estudos de caso-controle não permitem inferir associações causais entre a exposição e o desfecho, devido ao viés de memória. 
  • 5 - Questão 44273.   Medicina - Pediatria e Neonatologia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Com relação a cardiopatias na infância, julgue os itens a seguir. 

    A transposição das grandes artérias é uma das cardiopatias congênitas que se manifestam com cianose. Para diagnosticá-la, recomenda-se a realização de ecocardiograma, por meio do qual é possível observar praticamente todos os detalhes anatômicos da doença.
  • 6 - Questão 58427.   Medicina - Envenenamentos e Acidentes - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Um homem de 28 anos de idade, vítima de atropelamento, foi socorrido por paramédicos e encaminhado ao hospital, apresentando-se letárgico, com frequência de pulso de 120 batimentos por minuto, frequência respiratória de 28 incursões por minuto e pressão arterial de 100 mmHg × 70 mmHg.

    Com relação ao caso clínico acima, julgue os itens a seguir.

    O grau do nível de consciência do referido paciente deve ser avaliado rapidamente com base na escala de coma de Glasgow, na qual são pesquisadas a melhor resposta verbal, a melhor resposta motora e a abertura ocular.
  • 7 - Questão 58431.   Medicina - Epidemiologia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Transição demográfica é o processo de mudança da estrutura etária de uma população no sentido do seu envelhecimento, e a transição epidemiológica é a mudança observada no perfil de adoecimento e morte de uma população, no sentido ou como consequência do seu envelhecimento. Acerca desses dois fenômenos, julgue os seguintes itens.

    Países que vivenciam a transição demográfica e a transição epidemiológica observam, ao longo do tempo, mudanças no comportamento de diversos indicadores, como redução do coeficiente de natalidade, redução do indicador de Swaroop-Uemura e redução da mortalidade proporcional por doenças infecciosas e por neoplasias.
  • 8 - Questão 44278.   Medicina - Pediatria e Neonatologia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Acerca de alterações glicêmicas na infância, julgue os itens que se seguem.
    Considere a seguinte situação hipotética.

    Um menino com oito anos de idade apresenta índice de massa corporal e circunferência abdominal acima do percentil 95 para a idade e taxa de glicemia de jejum de 111 mg/dL.
    Nesse caso, a criança apresenta síndrome metabólica e diabetes melito do tipo 2.
  • 9 - Questão 58435.   Medicina - Epidemiologia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Com relação aos múltiplos modelos de pesquisa epidemiológica, julgue os itens que se seguem.

    Estudos de coorte histórica (ou não concorrentes) não permitem testar hipóteses em relação à exposição e ao desfecho, sendo sinônimos de coorte descritiva. 
  • 10 - Questão 44251.   Medicina - Ginecologia e Obstetrícia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • No que tange aos aspectos éticos e jurídicos da obstetrícia, julgue os itens a seguir.

    Nas gestações múltiplas, com mais de quatro embriões implantados, resolução do Conselho Federal de Medicina permite a utilização da técnica de redução embrionária, desde que o casal assine o termo de consentimento.