← Início

Questões de Concursos - Médico Multiprofissional em Atenção Básica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Médico Multiprofissional em Atenção Básica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A respeito dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), tais como o captopril e o enalapril, julgue os itens a seguir. Em caso de intolerância, com exceção da intolerância renal, esses inibidores podem ser substituídos por bloqueadores dos receptores da angiotensina II (BRA) em afecções como insuficiência cardíaca sistólica e hipertensão.
Acerca das formulações farmacêuticas de fármacos para administração pelas vias nasal e pulmonar, julgue os seguintes itens. No tratamento de crises de broncoespasmo, as formulações administradas pela via inalatória proporcionam melhor índice terapêutico, ou seja, melhor relação entre eficácia e tolerabilidade que as formulações administradas por via oral.
A respeito de um medicamento administrado por via oral e que contém bambuterol (pró-fármaco da terbutalina, agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2), julgue os itens subsequentes. Esse medicamento é indicado para tratamento da asma brônquica.
Entre as afecções comuns à população ambulatorial e hospitalar estão as infecções bacterianas, de modo que o aumento na resistência aos antibióticos disponíveis torna a promoção do uso racional desses medicamentos uma preocupação de saúde pública. A respeito da terapia antimicrobiana e da resistência bacteriana, julgue os itens subsequentes. A ceftazidima difere das demais cefalosporinas de terceira geração por possuir atividade superior contra bactérias gram-negativas.
No que se refere à farmacovigilância, julgue os itens que se seguem. Define-se reação adversa medicamentosa qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a determinado medicamento administrado nas doses geralmente utilizadas para profilaxia, diagnóstico ou terapia de doenças ou para a modificação de funções fisiológicas humanas.
Em relação à assistência farmacêutica, julgue os itens subsequentes. Os fatores que influenciam na falta de medicamentos incluem a ausência de uma lista padronizada de medicamentos, recursos financeiros escassos e perdas de medicamentos.
Acerca da dexclorfeniramina, fármaco anti-histamínico de primeira geração ou clássico, e da loratadina, fármaco anti-histamínico de segunda geração ou novo, julgue os itens que se seguem. A dexclorfeniramina provoca efeitos de sedação porque atravessa a barreira hematoencefálica e ocupa receptores H1 cerebrais que estão relacionados com o controle dos estados de vigília.
Acerca das formulações farmacêuticas de fármacos para administração pelas vias nasal e pulmonar, julgue os seguintes itens. Soluções tópicas nasais isotônicas podem ser preparadas solubilizando-se o princípio ativo em solução de soro fisiológico.
A respeito dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), tais como o captopril e o enalapril, julgue os itens a seguir. Os IECA trazem benefícios cardiovasculares quando combinados com bloqueadores dos receptores da angiotensina II.
A respeito de medicamentos beta-bloqueadores, julgue os itens subsecutivos. Os beta-bloqueadores aumentam o risco de efeito rebote observado na interrupção do tratamento com clonidina.