Questões de Concursos - Médico Oftalmologista - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Médico Oftalmologista - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Existem normas oficiais para os Bancos de Olhos quanto à captação e utilização de córneas para transplante. Sobre essas normas, assinale a alternativa correta.
As ceratopróteses contribuem para a passagem da luz numa córnea opacificada, inviável para o transplante. Acerca disso, é correto afirmar que:
Laser-Assisted in Situ Keratomileusis (LASIK) tem sido um procedimento corrente em busca da correção óptica nas ametropias. Sobre este procedimento e os pré-requisitos envolvidos em seu uso, é corretoafirmar que:
Os enxertos terapêuticos são indicados para uma situação de difícil controle clínico, visando à integridade estrutural. É correto afirmar que:
A camada embrionária mais importante na formação da córnea é:
O ceratocone, embora contribua para um maior número dos transplantes de córnea bem sucedidos, tem motivado outros procedimentos. Sobre alguns desses procedimentos, assinale a alternativa correta.
A lei da “Doação Presumida” relacionada aos transplantes surgiu com a intenção de aumentar o número de doadores de órgãos: todos são doadores de órgãos, com exceção dos que em vida tenham feito registro oficial contrário, desejando não ser doador. Sobre essa lei e outras leis de doação, é correto afirmar que:
O acompanhamento pós-operatório do paciente submetido a um transplante de córnea visa identificar eventuais complicações, entre elas, embora em menor número, a rejeição. O acompanhamento:
O transplante de córnea consiste na substituição de uma córnea doente, com alguma ou total perda de transparência, interferindo na visão, por uma córnea sadia e transparente. Sobre isso, é correto afirmar que:
Representa maior risco de desenvolvimento de ceratite bacteriana: