Questões de Médico Veterinário Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Médico Veterinário com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 46344. Português, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, Ensino Superior, 2017

Medicina Integrativa e o poder de cura que vem de dentro
Tratar mente, corpo e espírito – o indivíduo em sua totalidade – pode ser mais eficaz que o consumo exagerado de remédios
[...]
Hoje em dia, cada vez mais pessoas se conscientizam da complexidade do corpo humano, e de como a enfermidade nunca se manifesta somente no físico ou apenas na mente. O câncer é um exemplo de que o corpo se fragiliza, após um grande período de sofrimentos, conflitos e frustrações, que transbordam até ferirem o organismo. O inverso também é possível. Males como a depressão e a ansiedade podem culminar em sinais palpáveis como doenças de pele, enxaquecas, úlceras etc. Não é mera coincidência justamente o câncer e a depressão serem conhecidos como as “doenças do século”. No cenário atual, a saúde se tornou tão caótica quanto a vida contemporânea.
Hipócrates, pai da medicina, já dizia bem antes de Cristo que o conhecimento do corpo é impossível sem o conhecimento do homem como um todo. E é seguindo esta ideia que a Medicina Integrativa está disposta a abalar as estruturas ortodoxas.
Criada em universidades americanas em meados de 1970, a Medicina Integrativa convida instituições de pesquisas, hospitais, unidades de saúde e consultórios a mudarem o paradigma do tratamento médico. A doença não é mais o foco de estudo, mas o indivíduo em sua totalidade – mente, corpo e espírito. O paciente passa a ser visto como o principal responsável por sua melhora e é conduzido a entender que a cura vem de dentro para fora, e não o contrário. Os remédios, tratamentos e cirurgias são encarados como agentes catalisadores do processo de recuperação do organismo, e não mais os grandes protagonistas da cura.
Para os convencionais, é importante destacar que a Medicina Integrativa não vem para substituir a Medicina Convencional, mas para criar novas possibilidades de tratamento, tanto para quem está sofrendo com uma doença quanto para quem tenta mantê-la à distância. Uma vez que a Medicina Convencional está vinculada aos interesses do mercado, não é lucrativo que sejam oferecidas todas as respostas para os problemas do ser humano. Afinal, a saúde intacta faz com que as pessoas deixem de comprar medicamentos.
Mas, como o capitalismo e a busca incessante pelo poder ainda falam mais alto, cabe a cada um de nós deixar o ceticismo e os preconceitos de lado, e adotar o caminho da consciência, do autoconhecimento, do bem-estar e felicidade. O destino dessa caminhada é, com certeza, transformador.
[...]
COLOMBINO, Mariana. Medicina integrativa e o poder de cura que vem de dentro. Ponto eletrônico. Disponível em: . Acesso em: 7 dez. 2016 (fragmento adaptado).

Assinale a alternativa cuja ideia entre colchetes não está presente no respectivo trecho.

2Questão 46194. Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF, Ensino Superior, 2017

Assinale a opção incorreta com relação aos objetivos e estratégias de atuação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal – PNCEBT.

3Questão 46406. Português, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB, Ensino Superior, 2015

Texto associado.
                                           Uma velhinha 

     Quem me dera um pouco de poesia, esta manhã, de simplicidade, ao menos para descrever a velhinha do Westfália! É uma velhinha dos seus setenta anos, que chega todos os dias ao Westfália (dez e meia, onze horas), e tudo daquele momento em diante começa a girar em torno dela. Tudo é para ela. Quem nunca antes a viu, chama o garçom e pergunta quem ela é. Saberá, então, que se trata de uma velhinha “de muito valor", professora de inglês, francês e alemão, mas “uma grande criadora de casos". 

      Não é preciso perguntar de que espécie de casos, porque, um minuto depois, já a velhinha abre sua mala de James Bond, de onde retira, para começar, um copo de prata, em seguida, um guardanapo, com o qual começa a limpar o copo de prata, meticulosamente, por dentro e por fora. Volta à mala e sai lá de dentro com uma faca, um garfo e uma colher, também de prata. Por último o prato, a única peça que não é de prata. Enquanto asseia as “armas" com que vai comer, chama o garçom e manda que leve os talheres e a louça da casa. Um gesto soberbo de repulsa. 

      O garçom (brasileiro) tenta dizer alguma coisa amável, mas ela repele, por considerar (tinha razão) a pronúncia defeituosa. E diz, em francês, que é uma pena aquele homem tentar dizer todo dia a mesma coisa e nunca acertar. Olha-nos e sorri, absolutamente certa de que seu espetáculo está agradando. Pede um filet e recomenda que seja mais bem do que malpassado. Recomenda pressa, enquanto bebe dois copos de água mineral. Vem o filet e ela, num resmungo, manda voltar, porque está cru. Vai o filet, volta o filet e ela o devolve mais uma vez alegando que está assado demais. Vem um novo filet e ela resolve aceitar, mas, antes, faz com os ombros um protesto de resignação. 

      Pela descrição, vocês irão supor que essa velhinha é insuportável. Uma chata. Mas não. É um encanto. Podia ser avó da Grace Kelly. Uma mulher que luta o tempo inteiro pelos seus gostos. Não negocia sua comodidade, seu conforto. Não confia nas louças e nos talheres daquele restaurante de aparência limpíssima. Paciência, traz de sua casa, lavados por ela, a louça, os talheres e o copo de prata. Um dia o garçom lhe dirá um palavrão? Não acredito. A velhinha tão bela e frágil por fora, magrinha como ela é, se a gente abrir, vai ver tem um homem dentro. Um homem solitário, que sabe o que quer e não cede “isso" de sua magnífica solidão. 

(MARIA, Antônio. “Com Vocês, Antônio Maria". Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1964, p. 262.) 
” ... faz com os ombros um protesto de RESIGNAÇÃO.” (§3)
Considere o valor semântico do sufixo formador do vocábulo acima em maiúsculas. Pode-se afirmar que, das opções abaixo, aquela em que os três vocábulos são formados por sufixos de idêntico valor semântico ao do vocábulo em destaque acima é:

4Questão 46093. Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, Ensino Superior, 2017

Qual a principal complicação secundária a piometra em cadelas? 

5Questão 46067. Veterinária, Higienização, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE, Ensino Superior, 2010

Texto associado.
Com relação aos procedimentos de higienização em um abatedouro frigorífico de aves, julgue os próximos itens.
Os lipídeos são insolúveis em água e solúveis em álcalis, sendo considerado um resíduo de difícil remoção dentro desse tipo de indústria.

6Questão 46020. Informática, Médico veterinário, Banco da Amazônia, CESPE, Ensino Superior, 2010

No que se refere a tecnologias de Internet e intranet e à segurança da informação, julgue os itens subsequentes.

A Internet por rádio, no Brasil, ainda é um serviço de baixa velocidade, sujeito a intempéries e inoperante no caso de dias nublados, porque utiliza infraestrutura por satélite.

7Questão 46079. Veterinária, Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE, Ensino Superior, 2010

Texto associado.
Considere que na embalagem de um leite tenha sido informado que esse leite era pasteurizado, padronizado e homogeneizado e que o teste para fosfatase alcalina tenha dado positivo na análise desse leite. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
Leite pasteurizado é elaborado a partir de leite cru refrigerado na propriedade rural e apresenta as especificações de produção, de coleta e de qualidade contidas em regulamento técnico próprio, tendo sido transportado a granel até o estabelecimento processador

8Questão 46138. Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, Ensino Superior, 2017

Sobre as técnicas e afecções cirúrgicas do sistema locomotor de cães e gatos é CORRETO afirmar que 

9Questão 46148. Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, Ensino Superior, 2017

Sobre as técnicas e afecções cirúrgicas do sistema nervoso em cães e gatos é CORRETO afirmar o seguinte:

10Questão 46387. Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP, Ensino Superior, 2016

No planejamento do controle sanitário de uma exploração de ovinos e caprinos, o profissional estabeleceu um programa de manejo integrado aplicado ao controle das verminoses. Um dos componentes do programa foi o emprego sistemático e estratégico de diferentes princípios ativos de vermífugos. Assinale a alternativa que corresponde a um vermífugo do tipo salicilanilídeo.