Questões de Concursos Merendeiro

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  • 1 - Questão 49730.   Português - Nível Fundamental - Merendeiro - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Os benefícios da merenda escolar

        A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano. Nas fases da infância e da adolescência, alimentos de qualidade favorecem o crescimento tanto do aspecto físico, como do intelectual, do emocional e do social.
        Nesse sentido, a merenda escolar é fundamental, pois ela pode influenciar bastante no desempenho do aluno. Por isso, o Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA) estabelece como função do Estado assegurar a alimentação de qualidade na escola.
        A merenda escolar é um direito de meninos e meninas. Não pode ser pensada como “auxílio aos carentes", nem como instrumento de combate à fome ou à desnutrição.
        O período em que o aluno permanece na escola deve ser de bem-estar para facilitar o aprendizado. Uma boa alimentação contribui, portanto, para um melhor desempenho escolar e, consequentemente, diminui a repetência. A merenda pode contribuir, também, para formação de bons hábitos alimentares.
     
      (Agência Unama)
  • Marque e opção que apresenta uma palavra classificada como trissílaba.
  • 2 - Questão 49728.   Português - Nível Fundamental - Merendeiro - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Os benefícios da merenda escolar

        A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano. Nas fases da infância e da adolescência, alimentos de qualidade favorecem o crescimento tanto do aspecto físico, como do intelectual, do emocional e do social.
        Nesse sentido, a merenda escolar é fundamental, pois ela pode influenciar bastante no desempenho do aluno. Por isso, o Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA) estabelece como função do Estado assegurar a alimentação de qualidade na escola.
        A merenda escolar é um direito de meninos e meninas. Não pode ser pensada como “auxílio aos carentes", nem como instrumento de combate à fome ou à desnutrição.
        O período em que o aluno permanece na escola deve ser de bem-estar para facilitar o aprendizado. Uma boa alimentação contribui, portanto, para um melhor desempenho escolar e, consequentemente, diminui a repetência. A merenda pode contribuir, também, para formação de bons hábitos alimentares.
     
      (Agência Unama)
  • Marque a opção em que as palavras estão colocadas em ordem alfabética corretamente.
  • 3 - Questão 49733.   Português - Nível Fundamental - Merendeiro - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Os benefícios da merenda escolar

        A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano. Nas fases da infância e da adolescência, alimentos de qualidade favorecem o crescimento tanto do aspecto físico, como do intelectual, do emocional e do social.
        Nesse sentido, a merenda escolar é fundamental, pois ela pode influenciar bastante no desempenho do aluno. Por isso, o Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA) estabelece como função do Estado assegurar a alimentação de qualidade na escola.
        A merenda escolar é um direito de meninos e meninas. Não pode ser pensada como “auxílio aos carentes", nem como instrumento de combate à fome ou à desnutrição.
        O período em que o aluno permanece na escola deve ser de bem-estar para facilitar o aprendizado. Uma boa alimentação contribui, portanto, para um melhor desempenho escolar e, consequentemente, diminui a repetência. A merenda pode contribuir, também, para formação de bons hábitos alimentares.
     
      (Agência Unama)
  • “Por isso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece como função do Estado assegurar a alimentação de qualidade na escola".

    De acordo com essa parte do texto, não é um alimento qualquer que deve ser servido nas escolas. É preciso que ele seja
  • 4 - Questão 49704.   Conhecimentos Específicos - Gastronomia - Nível Fundamental - Merendeiro - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Na manipulação de alimentos, assinale a única conduta correta.
  • 6 - Questão 49735.   Português - Nível Fundamental - Merendeiro - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Os benefícios da merenda escolar

        A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano. Nas fases da infância e da adolescência, alimentos de qualidade favorecem o crescimento tanto do aspecto físico, como do intelectual, do emocional e do social.
        Nesse sentido, a merenda escolar é fundamental, pois ela pode influenciar bastante no desempenho do aluno. Por isso, o Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA) estabelece como função do Estado assegurar a alimentação de qualidade na escola.
        A merenda escolar é um direito de meninos e meninas. Não pode ser pensada como “auxílio aos carentes", nem como instrumento de combate à fome ou à desnutrição.
        O período em que o aluno permanece na escola deve ser de bem-estar para facilitar o aprendizado. Uma boa alimentação contribui, portanto, para um melhor desempenho escolar e, consequentemente, diminui a repetência. A merenda pode contribuir, também, para formação de bons hábitos alimentares.
     
      (Agência Unama)
  • A merenda escolar, segundo o texto, é servida nas escolas para
  • 7 - Questão 49711.   Matemática - Aritmética e Problemas - Nível Fundamental - Merendeiro - SEDUC AM - FGV - 2014
  • No Brasil há apenas cédulas de dois, cinco, dez, vinte, cinquenta e cem reais. Branca faz uma compra de R$ 23,00 e paga com uma nota de R$ 50,00, recebendo o troco todo em cédulas. 

    O menor número de cédulas que Branca pode ter recebido é
  • 8 - Questão 49702.   Conhecimentos Específicos - Gastronomia - Nível Fundamental - Merendeiro - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Assinale a opção que indica os alimentos regionais que a rede pública de ensino do Estado do Amazonas está usando na merenda escolar.
  • 9 - Questão 49710.   Matemática - Aritmética e Problemas - Nível Fundamental - Merendeiro - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Um grupo com mais de 25 e menos de 35 alunos deve ser acomodado nas mesas de um refeitório. Em cada mesa cabem, no máximo, 6 alunos.

    Para que todas as mesas sejam ocupadas com a capacidade máxima, o grupo deve ter o seguinte número de alunos:
  • 10 - Questão 49713.   Matemática - Aritmética e Problemas - Nível Fundamental - Merendeiro - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Os alunos de uma escola foram separados em 19 grupos de dez alunos e um grupo de 6 alunos. Se os alunos fossem separados em grupos de 20 alunos haveria,