Questões de Concursos - Meteorologista - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Meteorologista - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Com relação à circulação geral da atmosfera, constata-se que na região em torno do Equador terrestre ocorrem:

A partir dos Modelos Numéricos de Previsão do Tempo se obtém uma melhor compreensão do funcionamento da atmosfera, sendo possível gerar direta ou indiretamente variáveis que descrevem a sua dinâmica. A esse respeito, analise as proposições a seguir.

1) A convergência do fluxo de umidade é essencial para a origem e o desenvolvimento de processos convectivos. Apenas a convergência de vapor d?água nos níveis mais baixos apresenta efeitos significativos naquele processo, porque a quantidade de água acima do nível dos 500 hPa é desprezível.

2) A divergência serve para diagnosticar áreas com movimento vertical ascendente ou descendente do ar. Se o escoamento em uma região apresentar forte convergência em baixos níveis, deduz-se, pela equação da continuidade, que em tal região predomina movimento vertical ascendente na média troposfera e, na alta troposfera, divergência.

3) O campo de vorticidade relativa é útil para a localização de cavados e cristas nas circulações ciclônicas e anticiclônicas, respectivamente. A vorticidade relativa negativa (?>0) representa escoamento anticiclônico e a positiva (?<0) um escoamento ciclônicon quando ambos observados ao sul do Equador.

Está(ão) correta(s), apenas:

O processo convectivo associado à brisa marítima na região costeira do Norte-Nordeste do Brasil, estabelecido como linhas de instabilidades (LIs), influencia as condições de tempo no litoral e, frequentemente, progride em direção ao interior do continente com deslocamentos que alcançam centenas de quilômetros. Essas LIs apresentam as seguintes características:

1) ocorrem com menor frequência no invernoprimavera.

2) sofrem a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), no sentido de torná-las mais intensa quanto mais próxima a ZCIT.

3) mesmo com a entrada da brisa marítima, a partir de meados de junho até o final de novembro, não há nesse período formações de LIs naquela região.

4) confundem-se com a ZCIT, permanecendo ambas estacionadas sobre a região, no outono.

Está(ão) correta(s):

O método de Penman-Monteith tem como vantagem, em relação ao método de Penman, a representação do controle do metabolismo e da fisiologia vegetal sobre a evapotranspiração, cuja equação corresponde à combinação das equações de quais métodos?

Uma baixa quente em superfície

A expressão El Niño define uma anomalia no sistema oceano-atmosfera para o Pacífico Tropical, com repercussões em escala global sobre o clima. Em anos de El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais da bacia centro-leste daquele oceano, toda a convecção na faixa equatorial se desloca para o leste, alterando, assim, o posicionamento de qual circulação zonal?

Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação pronominal.
Duas superfícies horizontais e vegetadas, A e B, apresentam respectivamente os albedos 0,3 e 0,5. Se essas superfícies forem submetidas a uma mesma radiação solar incidente, qual das duas terá um maior saldo de energia disponível para que os vegetais realizem seus diversos processos biofísicos?
Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do pronome de tratamento:
Duas plantas idênticas de milho - A e B - são cultivadas em um mesmo tipo de solo que, em dado instante t encontra-se na capacidade de campo. A planta A está submetida a uma taxa de evaporação (dados de tanque classe A) de 7,5 mm/dia, enquanto que a planta B a uma taxa de 3 mm/dia. Supondo-se que a partir do instante o solo começa a secar. 

Considerando-se os conhecimentos no sistema água- solo-planta-atmosfera, qual das plantas poderá extrair um maior volume de água do solo, mantendo a relação ETR/ETc igual a 1?