Questões de Concursos Meteorologista

Resolva Questões de Concursos Meteorologista Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 45628.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Uma baixa quente em superfície.
  • 2 - Questão 45622.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Os índices de estabilidade descrevem o estado da atmosfera e sua vulnerabilidade às perturbações no plano vertical.

    “Leva-se uma parcela de ar, em 850 hPa até a saturação seguindo uma adiabática seca e depois, seguindo uma adiabática úmida, até 500hPa. O índice é definido como a diferença entre a temperatura ambiental de 500hPa e a temperatura da parcela quando atinge o nível de 500hPa. Quanto mais negativa for essa diferença, mais instável será o ar.”. 

    A descrição acima se refere a qual índice?
  • 3 - Questão 45612.   Português - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação pronominal.
  • 4 - Questão 45621.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Praticamente todos os procedimentos de rotina usados para analisar a estabilidade da atmosfera são manipulações do método da parcela. Na teoria desse método supõe-se que uma diminuta parcela de ar modifica adiabaticamente sua temperatura, quando é deslocada verticalmente de sua posição de origem. Se a parcela não for saturada, sua temperatura virtual se modifica ao longo de uma adiabática seca, porém se a parcela for saturada a modificação se dará ao longo de uma adiabática úmida. Supondo que a parcela não afeta nem é afetada pela atmosfera por onde se desloca temos:

    1) Se após o deslocamento vertical a parcela tiver uma temperatura virtual (Tv) menor do que a atmosfera ambiente, ela estará sujeita a uma força que aumentará sua aceleração para cima, e a parcela tenderá a se afastar cada vez mais de sua posição original, caracterizando uma atmosfera instável. 
    2) Se sua Tv se tornar menor do que a do meio ambiente, a parcela será menos densa do que o ar ambiente, e o seu movimento será retardado, caracterizando uma condição de atmosfera estável. 
    3) Se a parcela deslocada tiver a mesma densidade que o meio estará em equilíbrio neutro. 

    Com base no exposto:
  • 5 - Questão 45619.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • A medição da radiação solar, tanto a componente direta quanto a componente difusa na superfície terrestre, é importante para estudos das influências das condições climáticas e atmosféricas. Sua medição pode ser feita utilizando-se instrumentos adequados, tais como: 

    1. Piranômetros - Os piranômetros medem a radiação global. Este instrumento caracteriza-se pelo uso de uma termopilha que mede a diferença de temperatura entre duas superfícies, uma pintada de preto e outra pintada de branco igualmente iluminada. A expansão sofrida pelas superfícies provoca um diferencial de potencial que, ao ser medida, mostra o valor instantâneo da energia solar. 
    2. Pireliômetros - Os pireliômetros são instrumentos que medem a radiação direta e caracteriza-se por apresentar uma pequena abertura de forma a "visualizar" apenas o disco solar e a região vizinha denominada circunsolar. O instrumento segue o movimento solar onde é constantemente ajustado para focalizar melhor a região do sensor. 
    3. Heliógrafo - Instrumento que registra a duração do brilho solar. A radiação solar é focalizada por uma esfera de cristal de 10cm de diâmetro sobre uma fita que, pela ação da radiação é enegrecida. O cumprimento desta fita exposta à radiação solar mede o número de horas de insolação. 
    4. Actinógrafo - Instrumento usado para medir a radiação global. Este instrumento é composto de sensores baseados na expansão diferencial de um par bimetálico. Os sensores são conectados a uma pena que, quando de sua expansão, registram o valor instantâneo da radiação solar.
  • 6 - Questão 45602.   Português - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • O presidente da Bolsa de Tóquio, Takuo Tsurushima, pediu demissão nesta terça-feira depois do escândalo pelo incrível erro de digitação que provocou um caos monumental e perdas de 280 milhões de euros (cerca de R$ 800 milhões) no mercado no começo do mês. A saída de Tsurushima já era esperada. No dia 8 de dezembro, os computadores da Bolsa de Tóquio não detectaram nem bloquearam uma transação errada de um operador da empresa Mizuho Securities. O operador se equivocou em uma operação vinculada à entrada na Bolsa de uma pequena empresa, J-Com. Ao invés de vender uma ação da J-Com por 610 mil ienes, ele colocou 610 mil ações da J-Com a um iene a unidade. O erro provocou o caos no mercado de Tóquio e a Mizuho Securities calculou que o engano custaria à empresa quase 40 bilhões de ienes (280 milhões de euros).

    Segundo o texto, é incorreto afirmar que:
  • 7 - Questão 45615.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Duas plantas idênticas de milho - A e B - são cultivadas em um mesmo tipo de solo que, em dado instante t encontra-se na capacidade de campo. A planta A está submetida a uma taxa de evaporação (dados de tanque classe A) de 7,5 mm/dia, enquanto que a planta B a uma taxa de 3 mm/dia. Supondo-se que a partir do instante o solo começa a secar. 

    Considerando-se os conhecimentos no sistema água- solo-planta-atmosfera, qual das plantas poderá extrair um maior volume de água do solo, mantendo a relação ETR/ETc igual a 1?
  • 8 - Questão 45629.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Algumas considerações sobre características de sistemas sinóticos são apresentadas nas alternativas abaixo e, com base nelas, é possível afirmar que todas estão descritas corretamente, EXCETO:
  • 9 - Questão 45604.   Português - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Assinale a alternativa incorreta quanto à sintaxe do termo grifado no período:
  • 10 - Questão 45618.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • No estado de São Paulo, de maneira geral, o período de inverno é tido como um período seco. Considere dois balanços hídricos seqüenciais (Balanço A com armazenamento máximo de 300mm e Balanço B armazenamento máximo de 50 mm) gerados para a mesma localidade em um ano médio e que no mês de abril apresentavam deficiência hídrica igual a zero. Em qual dos dois balanços espera-se o aparecimento de uma deficiência hídrica mais cedo?