Questões de Concursos Nutricionista

Resolva Questões de Concursos Nutricionista Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q27229.   Sus - Nível Superior - Nutricionista - Prefeitura de Angra dos Reis RJ - CEPERJ - 2008
  • Os estabelecimentos de saúde que integram o Sistema Único de Saúde e fazem parcerias com planos de saúde têm o direito de:
  • 2 - Q28530.   Nutrição - Nível Superior - Nutricionista - Prefeitura de Aroeiras PB - ACAPLAM - 2010
  • Assinalar a alternativa CORRETA, referente ao tipo de exame exigido para manipuladores de alimentos correlacionando-o ao objetivo da sua realização:

    1- VDRL
    2- Coprocultura
    3- Hemograma
    4- Coproparasitológico
    5- Urina tipo I

    ( ) Diagnosticar a sífilis que é uma doença que pode trazer distúrbios neurológicos, em estagio mais avançado;
    ( ) Isolar microrganismos patogênicos, que podem ser transmitidos durante a manipulação dos alimentos, acarretando surto de toxinfecção alimentar aos consumidores;
    ( ) Visa estabelecer um diagnóstico com precocidade sobre a presença de anemia, alteração de coagulação sanguínea, presença de infecção bacteriana, viral ou parasitaria além das reações imunológicas.
    ( ) Detecta a existência de alguma infecção urinária crônica sub-clinica ou mesmo a formação de cristais, que podem levar a formação de cálculos renais.
    ( ) Investiga a presença de parasitas intestinais, que podem com freqüência ocasionar diarréias, espoliações orgânicas, deixando o individuo debilitado para o trabalho, além de poder transmitir através do produto manipulado.
  • 3 - Q28534.   Nutrição - Nível Superior - Nutricionista - Prefeitura de Aroeiras PB - ACAPLAM - 2010
  • Assinalar a alternativa FALSA com relação à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE):
  • 6 - Q27237.   Nutrição - Nível Superior - Nutricionista - Prefeitura de Angra dos Reis RJ - CEPERJ - 2008
  • Os alimentos a serem evitados nas dietas de eliminação 1, em um quadro de alergia alimentar, são:
  • 7 - Q28819.   Nutrição - Nível Superior - Nutricionista - Prefeitura de Bela Vista MG - FUNDEP - 2014
  • A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) apresenta como pressupostos os direitos à saúde e à alimentação e é orientada pelos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS).

    A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

    I. Para o diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população,deverão ser utilizados o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e outros sistemas de informação em saúde.
    II. As ações de prevenção das carências nutricionais específicas por meio de suplementação de micronutrientes (ferro, vitamina A, dentre outros) serão de responsabilidade de todos os níveis de atenção à saúde.
    III. A promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) é uma das vertentes da promoção à saúde.
    IV. A vigilância alimentar e nutricional subsidiará o planejamento da atenção nutricional e das ações relacionadas à promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável e à qualidade e regulamentação dos alimentos, nas esferas de gestão do SUS.
    V. Os conselhos e as conferências de saúde serão espaços para divulgação dos resultados das ações por parte dos gestores.

    Estão CORRETAS as afirmativas:
  • 8 - Q28533.   Nutrição - Nível Superior - Nutricionista - Prefeitura de Aroeiras PB - ACAPLAM - 2010
  • Uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) de uma Instituição Pública identificou o montante de recursos necessário para aquisição de gêneros alimentício na ordem de R$ 620.000,00(seiscentos e vinte mil reais).

    Para realização dessa compra a Instituição, obedecendo a Lei Nº. 8666,deve enquadrá-la em qual das modalidades de licitação abaixo relacionada:
  • 9 - Q27241.   Nutrição - Nível Superior - Nutricionista - Prefeitura de Angra dos Reis RJ - CEPERJ - 2008
  • Assinale a alternativa que não indica uma orientação estratégica para a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH):