← Início

Questões de Concursos - Oceanógrafo - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Oceanógrafo - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Em relação às características químicas do meio marinho, julgue os itens seguintes.

Devido à estrutura bipolar da molécula de água, o meio marinho é um poderoso solvente.

Em relação às características químicas do meio marinho, julgue os itens seguintes.

Sílica e cálcio são exemplos de elementos não conservativos presentes na água do mar, sendo sua concentração afetada pela produtividade biológica.

Com referência às ondas de gravidade superficiais, julgue os itens seguintes.

As pequenas variações observadas no ângulo de incidência das ondas na região costeira, apesar das grandes variações na localização das regiões de formação dessas ondas no oceano, está associada à refração devida às variações de profundidade ao longo do deslocamento do "trem de ondas".

Julgue os itens que se seguem, relativos às marés astronômicas.

A ocorrência de marés mistas e diurnas está associada à declinação do Sol e da Lua.

Estuários são regiões costeiras semiconfinadas nas quais ocorre mistura de águas salinas marinhas e águas doces associadas, principalmente, ao aporte fluvial. A importância dos estuários para o ecossistema marinho como um todo está relacionada, entre outros fatores, à grande produtividade biológica que geralmente ocorre nesses frágeis ambientes, sujeitos a enorme pressão devido à intensa ocupação humana. Sobre estuários, julgue os itens que se seguem.

entre outros fatores, à elevação do nível médio dos mares, a processos tectônicos e ao confinamento de regiões costeiras por processos de sedimentação e formação de barras.

Modelos numéricos computacionais de circulação costeira e oceânica são ferramentas importantes e muito utilizadas atualmente em estudos ambientais, como, por exemplo, na elaboração de estudo de impacto ambiental relativo a processo de licenciamento ambiental de atividade com potencial impacto sobre o meio ambiente. Costuma-se dizer que as soluções obtidas com esses modelos são tão boas quanto bons forem os dados utilizados para construir e inicializar os modelos. Pode-se afirmar, porém, que a qualidade das simulações dependerá muito do usuário, ou seja, de seu conhecimento da física do meio simulado e dos aspectos numéricos dos modelos utilizados. Sobre a modelagem numérica de circulação do meio marinho, julgue os itens que se seguem.

Com o avanço acelerado de recursos computacionais, os modelos de equações primitivas têm sido progressivamente substituídos, na modelagem ambiental costeira e oceânica, por modelos que integram diretamente as equações de conservação de quantidade do movimento e de continuidade.

Em relação às características químicas do meio marinho, julgue os itens seguintes.

O meio marinho é, em média, levemente alcalino. Sua alcalinidade aumenta com a profundidade nos oceanos e com a proximidade da costa, em função da diluição com águas de menor salinidade devida ao aporte fluvial.

Supondo que o vento de direção NE esteja soprando sobre a plataforma continental, paralelamente a um trecho da costa brasileira, com intensidade constante e por um período de tempo superior ao período inercial local, julgue os seguintes itens.

A circulação média em toda a coluna d%u2019água, integrada na direção vertical, sobre a plataforma continental, ocorrerá no mesmo sentido do vento, ou seja, paralelamente à costa.

Com referência às ondas de gravidade superficiais, julgue os itens seguintes.

Chegando à costa sudeste brasileira, o espectro de energia de ondas representativo de marulhos de sudoeste associados a uma grande tempestade em alto-mar apresenta, tipicamente, um pico de alta energia em freqüências de 0,2 Hz.

Julgue os itens que se seguem, relativos às marés astronômicas.

Marés semidiurnas são aquelas nas quais o período de oscilação é igual a 12 horas.