Questões de Concursos Oficial Bombeiro Militar

Resolva Questões de Concursos Oficial Bombeiro Militar Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 16395.   Direito Administrativo - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar PI - UESPI - 2014
  • Com relação aos Poderes da Administração Pública, analise as afirmações abaixo. 

    1) A Administração Pública, como resultado do poder hierárquico, é dotada da prerrogativa de ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades de seus órgãos e agentes no seu ambiente interno.

    2) A Administração Pública, por meio do regular uso do poder disciplinar, apura infrações e aplica penalidades aos servidores públicos e às demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.

    3) Poder vinculado é aquele que a lei confere à Administração Pública para a prática de ato de sua competência, determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização.

    4) A revisão dos atos subordinados configura uma das faculdades do poder regulamentar.

    Estão corretas, apenas:
  • Questão 16393.   Direito Administrativo - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar PI - UESPI - 2014
  • Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da assertiva abaixo.

    “____________ é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, mediante a divulgação do certame entre pelo menos ____________ prováveis interessados, escolhidos pela unidade administrativa.”
  • Questão 16521.   História - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • Leia os textos a seguir.

    “A economia funciona por uma ordem natural inerente e pré-existente. De acordo com essa premissa, as atividades humanas devem ser mantidas em harmonia com as leis naturais. ‘Laissez faire, laissez passer’ (deixe fazer, deixe passar) – expressão creditada a Vincent de Gournay e que é o resumo de um conceito que determinava que os governos não deveriam interferir nas atividades humanas, sendo que estas estariam em conformidade com as leis naturais. Além disso, dão ênfase na agricultura — era consenso que a indústria, comércio e manufatura estavam subordinadas à agricultura, e, em menor proporção à mineração, por serem estas as fontes de riqueza, enquanto que os demais setores não detinham o fator produção, sendo, na concepção fisiocrata, meros transformadores.”
    (MACHADO, Luiz, 2011.)

    “Segundo esse pensador, o Estado poderia, em ocasiões pontuais, intervir para evitar a ocorrência de monopólios ou de cartéis comerciais, uma vez que o mercado para se autorregular necessita de competitividade, livre concorrência, a fim de atender os anseios da sociedade, tanto na produção quanto na qualidade dos produtos ofertados e até mesmo no preço destes. Afinal, a intervenção direta do Estado na economia acarretaria na redução do bem estar-social.”
    (Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-ideia-central-do-pensamento-economico.)

    Ao analisar os dois textos e tendo em vista o contexto em que surgiram, é possível identificá-los corretamente como pensamentos pertencentes às seguintes correntes filosóficas, respectivamente:
  • Questão 16397.   Administração - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar PI - UESPI - 2014
  • A noção de “planejar” pode contemplar diversos aspectos, EXCETO:
  • Questão 16533.   Física - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • Um veículo mantendo velocidade escalar constante de 72 km/h e em trajetória retilínea se aproxima de um semáforo que se encontra aberto. No instante em que o semáforo se fecha, o veículo passa a apresentar uma desaceleração constante até atingir o repouso, deslocando, nesse trecho de desaceleração, uma distância de 40 m. Considerando que o semáforo se mantém fechado por um minuto, então o intervalo de tempo em que esse veículo fica parado esperando o semáforo abrir é de
  • Questão 16519.   Geografia - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • “Várias características do ambiente em que se processa o intemperismo influem diretamente nas reações de alteração, no que diz respeito à sua natureza, velocidade e intensidade. São os chamados fatores de controle do intemperismo, basicamente representados pelo material parental, clima, topografia, biosfera e tempo.”

    (Teixeira, W & Toledo, M.C.M de & Fairchild, T. R e Taioli, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003 p. 150.)

    Dos fatores mencionados anteriormente, assinale o que, isoladamente, mais influencia no intemperismo.
  • Questão 16535.   Inglês - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • In “... the scale of the site has left many baffled.”, the verb tense used is a
  • Questão 16524.   Química - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • Para preparar três soluções no laboratório: Pb(NO3)2 a 0,1 mol/L; CaCl2 a 0,5 mol/L; e, NaCl a 2 mol/L, deve-se pesar  quanto de cada sal, respectivamente? (Dados: massa atômica: Pb = 207; O = 16; Na = 23; N = 14; Cl =35,5; e, Ca = 40.)
  • Questão 16403.   Administração - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar PI - UESPI - 2014
  • Faz parte da elaboração do processo orçamentário, EXCETO:
  • Questão 16517.   Geografia - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • Sabendo-se que em Tóquio, cidade localizada a aproximadamente 140° Leste do meridiano de referência, Greenwich, são 17 horas, horário oficial, e desprezando quaisquer ajustes de fusos entre os países, bem como outras adaptações, que horas (horário oficial) serão na cidade de Porto Alegre, localizada a cerca de 51° a Oeste do meridiano de Greenwich?