Questões de Concursos Oficial da Polícia Militar

Resolva Questões de Concursos Oficial da Polícia Militar Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q17456.   História - História do Brasil - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • A formação do governo estadual no Pará, após a aclamação da República, se baseou na atuação dos chamados republicanos históricos. As demais personalidades da vida política no início da República no Pará eram identificados pelo partido da situação como “adesistas”. Considerando a relação entre estes dois pólos políticos, é correto afirmar que ela: 
  • 2 - Q16794.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar CE - CESPE - 2014
  • No novo mapa da riqueza no Brasil, as cidades médias avançam e as capitais perdem espaço. Apesar dessa tendência, a riqueza continua concentrada no país. A renda gerada por apenas seis municípios — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus — responde por um quarto de toda a riqueza no país.

    Com base no fragmento de texto acima e nos diversos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

    O fato de não contar com ligação aérea com o exterior dificulta a inserção do Ceará no competitivo mercado global, além de reduzir o número de turistas estrangeiros no estado.
  • 3 - Q16564.   Informática - Nível Médio - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar AL - CESPE - 2012
  • Assinale a opção correta acerca do uso do protocolo TCP/IP em computadores com o sistema operacional Windows 7.
  • 4 - Q17255.   Português - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2014
  • TEXTO 2

    LEMBRANÇA DO MUNDO ANTIGO

    Clara passeava no jardim com as crianças,
    O céu era verde sobre o gramado,
    a água era dourada sob as pontes,
    outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
    o guarda-civil sorria, passavam bicicletas,
    a menina pisou a relva para pegar um pássaro,
    o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranquilo em redor de Clara.
    As crianças olhavam para o céu: não era proibido.
    A boca, o nariz, os olhos estavam abertos. Não havia perigo.
    Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos.
    Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas,
    esperava cartas que custavam a chegar.
    nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim, pela manhã!!!
     Havia jardins, havia manhãs naquele tempo!!!


    ANDRADE, Carlos Drummond de. In: Sentimento do mundo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro. José Aguilar, 1973. p. 115.

    Do texto 2, extrai-se que
  • 5 - Q7327.   Filosofia - Filosofia e Ética - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2012
  • Na cidade sois todos irmãos, (...) mas o deus que vos formou misturou ouro na composição daqueles de entre vós que são capazes de comandar: por isso são os mais preciosos. Misturou prata na composição dos auxiliares; ferro e bronze na dos lavradores e na dos outros artesãos. Em geral procriareis filhos semelhantes a vós; mas, visto que sois todos parentes, pode suceder que do ouro nasça um rebento de prata, da prata um rebento de ouro e que as mesmas transmutações se produzam entre os outros metais. Por isso, acima de tudo e principalmente, o deus ordena aos magistrados que zelem atentamente pelas crianças, que atentem no metal que se encontra misturado à sua alma e, se nos seus próprios filhos houver mistura de bronze ou ferro, que sejam impiedosos para com eles e lhes reservem o tipo de honra devida à sua natureza, relegando-os para a classe dos artesãos e lavradores; mas, se destes últimos nascer uma criança cuja alma contenha ouro ou prata, o deus quer que seja honrada, elevando-a à categoria de guarda ou à de auxiliar.

    (Platão. República. Tradução Enrico Corvisieri. São Paulo, Nova Cultural, 1996, p. 111)

    Nesta passagem da República, Platão apresenta uma metáfora que descreve
  • 6 - Q17040.   Direito Penal - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013
  • O Direito Penal tem como fim específico a proteção dos bens jurídicos essenciais ao indivíduo e à sociedade. Embora de caráter coercitivo, busca limitar o poder de punir do Estado, procurando agir de acordo com os dispositivos constitucionais, sob pena de se tornar em um instrumento de opressão e violação de direitos e garantias. Sua aplicação, quando necessário, deve ser coerente e utilizado como instrumento de ressocialização. Partindo desse entendimento, a Constituição Federal, em seu art. 5º, inciso XLVI, estabelece modalidades de “castigo” aos infratores da lei, dentre os quais, “privação ou restrição da liberdade, perda de bens, multa e prestação social alternativa”.

    O dispositivo constitucional destacado expressa um princípio inerente ao direito penal, sendo CORRETA a afirmativa:
  • 7 - Q17280.   Direito Civil - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2014
  • O Código Civil pátrio vigente estabelece regras sobre a personalidade das pessoas naturais, bem como regras inerentes à capacidade para a prática de atos da vida civil, pessoalmente, ou, até mesmo, com a necessidade de assistência ou representação, conforme o caso. Sobre os institutos da personalidade e capacidade, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • 8 - Q17315.   Direitos Humanos - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2014
  • De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Resolução nº 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, analise as afirmativas abaixo:

    I. O indivíduo tem deveres para com a comunidade, fora da qual não é possível o livre e pleno desenvolvimento da sua personalidade.

    II. No exercício deste direito e no gozo dessas liberdades, ninguém está sujeito senão às limitações estabelecidas pela lei com vistas, exclusivamente, a promover o reconhecimento e o respeito dos direitos e liberdades dos outros e a fim de satisfazer as justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar numa sociedade democrática.

    III. Em caso algum, estes direitos e liberdades poderão ser exercidos contrariamente e aos fins e aos princípios das Nações Unidas.

    Assinale a alternativa CORRETA.
  • 9 - Q17460.   Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • A segunda metade do século XX é marcada pelo conflito que dividiu o mundo em dois: Guerra fria, como ficou conhecido, ou conflito Leste-Oeste. Como iniciativa das principais potências envolvidas no conflito aponta-se: