Questões de Concursos Oficial Legislativo

Resolva Questões de Concursos Oficial Legislativo Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 28142 - Atualidades - Nível Médio - Oficial Legislativo - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • Em outubro de 2013, o até então desconhecido Instituto Royal, em São Roque (SP), foi alvo de discussões acaloradas, invasões e várias reportagens da mídia porque uma de suas principais atividades era
  • 2 - Questão 28145 - Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Oficial Legislativo - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • Felicidade não se compra?

          Aconteceu de verdade, nos Estados Unidos – a Coca-Cola instalou uma daquelas máquinas que vendem refrigerante no refeitório de uma escola. Mas a máquina era especial. Quando os estudantes inseriam o dinheiro, não saía lá de dentro apenas uma garrafinha, mas várias. Com tantas Cocas na mão, os estudantes acabavam oferecendo aos colegas os refrigerantes a mais. Porém, a coisa não parou por aí. Um funcionário escondido dentro da máquina começou a passar pela fenda caixas de pizza, flores, balões, enfim, uma infinidade de agrados, para espanto e alegria da garotada.
          Com essa iniciativa esquisita, a empresa quis reforçar a ideia de que, mais que comercializar produtos, sua missão é espalhar felicidade. Não foi à toa que ela batizou suas máquinas de “fábricas de felicidade”. Não precisamos perder tempo discutindo se os produtos da multinacional americana podem, de fato, trazer felicidade, se são saudáveis ou nutritivos. Afinal, a questão aqui não se relaciona ao bem-estar do corpo e sim à busca do prazer,que hoje parece orientar boa parte de nossas escolhas. A verdade é que, de um jeito ou de outro, a felicidade agora pode ser encontrada em toda parte, pelo menos no que diz respeito à comunicação das marcas. A Best Buy, líder na venda de eletroeletrônicos nos Estados Unidos, também usou uma estratégia semelhante em suas campanhas de publicidade. Seu slogan é: “Você mais feliz”.
          Essa guinada das empresas, que pararam de alardear a qualidade superior de seus produtos e passaram a vender felicidade, tem estreita relação com a mudança dos consumidores, hoje mais preocupados com os benefícios que as marcas trazem a suas vidas do que com o desempenho dos objetos que adquirem. Em outras palavras, mais que deixar limpas as roupas da família, uma nova lavadora economiza o tempo da dona de casa, o que se traduz em mais felicidade.
          O diretor Frank Capra assinou, nos anos 40, uma verdadeira obra-prima, que em português ganhou o nome de “A Felicidade Não se Compra”. Hoje provavelmente esse título do filme não faria o menor sentido, porque o que as empresas oferecem é justamente a ilusão de felicidade, embutida nos produtos que vendem.

    (Luiz Alberto Marinho, Vida Simples, 05.2010, http://zip.net/bplQ7v, 17.12.2013. Adaptado)
  • A partir da leitura do texto, é correto concluir que os consumidores, hoje, ao adquirirem um produto, preocupam-se com
  • 5 - Questão 28144 - Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Oficial Legislativo - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • Felicidade não se compra?

          Aconteceu de verdade, nos Estados Unidos – a Coca-Cola instalou uma daquelas máquinas que vendem refrigerante no refeitório de uma escola. Mas a máquina era especial. Quando os estudantes inseriam o dinheiro, não saía lá de dentro apenas uma garrafinha, mas várias. Com tantas Cocas na mão, os estudantes acabavam oferecendo aos colegas os refrigerantes a mais. Porém, a coisa não parou por aí. Um funcionário escondido dentro da máquina começou a passar pela fenda caixas de pizza, flores, balões, enfim, uma infinidade de agrados, para espanto e alegria da garotada.
          Com essa iniciativa esquisita, a empresa quis reforçar a ideia de que, mais que comercializar produtos, sua missão é espalhar felicidade. Não foi à toa que ela batizou suas máquinas de “fábricas de felicidade”. Não precisamos perder tempo discutindo se os produtos da multinacional americana podem, de fato, trazer felicidade, se são saudáveis ou nutritivos. Afinal, a questão aqui não se relaciona ao bem-estar do corpo e sim à busca do prazer,que hoje parece orientar boa parte de nossas escolhas. A verdade é que, de um jeito ou de outro, a felicidade agora pode ser encontrada em toda parte, pelo menos no que diz respeito à comunicação das marcas. A Best Buy, líder na venda de eletroeletrônicos nos Estados Unidos, também usou uma estratégia semelhante em suas campanhas de publicidade. Seu slogan é: “Você mais feliz”.
          Essa guinada das empresas, que pararam de alardear a qualidade superior de seus produtos e passaram a vender felicidade, tem estreita relação com a mudança dos consumidores, hoje mais preocupados com os benefícios que as marcas trazem a suas vidas do que com o desempenho dos objetos que adquirem. Em outras palavras, mais que deixar limpas as roupas da família, uma nova lavadora economiza o tempo da dona de casa, o que se traduz em mais felicidade.
          O diretor Frank Capra assinou, nos anos 40, uma verdadeira obra-prima, que em português ganhou o nome de “A Felicidade Não se Compra”. Hoje provavelmente esse título do filme não faria o menor sentido, porque o que as empresas oferecem é justamente a ilusão de felicidade, embutida nos produtos que vendem.

    (Luiz Alberto Marinho, Vida Simples, 05.2010, http://zip.net/bplQ7v, 17.12.2013. Adaptado)
  • O autor relata uma iniciativa da Coca-Cola para
  • 6 - Questão 28136 - Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Oficial Legislativo - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, encontrou-se com líderes republicanos e democratas no Congresso nesta quarta-feira, 02.10.13, para tentar romper um impasse que paralisou amplos setores do governo federal, mas não houve uma solução.

    (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2013-10-02/obama-e-congresso- -seguem-em-impasse-sobre-paralisacao-do-governo.html. Adaptado)

    O problema enfrentado por Obama foi motivado pela dificuldade de os congressistas
  • 7 - Questão 27461 - Conhecimentos Específicos - Legislação Municipal - Nível Médio - Oficial Legislativo - Câmara de Marialva PR - FAUEL - 2015
  • O Governo do Município é exercido pela Câmara Municipal, com funções legislativas, e pelo Prefeito com funções executivas.

    A Lei Orgânica do Município de Marialva estabelece que cada legislatura terá a duração de:
  • 8 - Questão 27448 - Conhecimentos Específicos - Interpretação de Textos - Nível Médio - Oficial Legislativo - Câmara de Marialva PR - FAUEL - 2015
  • HONORIS CAUSA

    Ah, o amor é uma bobagem
    Escrevi, li, conversei a respeito
    Mas depois de conhecer você
    Bagunçou tudo no meu peito
    Perguntam se o amor é nada?
    Ora, mais respeito se dê!
    Bolas, isso é pergunta de quem
    Não conhece você!

    (Diário de uma paixão. São Paulo: Geração editorial,2003)

    Assinale abaixo a alternativa na qual o verso do poema apresenta Sujeito Indeterminado:
  • 9 - Questão 27465 - Direito Constitucional - Nível Médio - Oficial Legislativo - Câmara de Marialva PR - FAUEL - 2015
  • O processo legislativo implica na instituição de fases para tramitação do projeto de lei. Em sua última etapa, após discussão e a aprovação pela Câmara de Vereadores, o projeto de lei seguirá para:
  • 10 - Questão 28159 - Conhecimentos Específicos - Legislação Municipal - Nível Médio - Oficial Legislativo - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • Sobre a ordem interna e o poder de polícia exercido no âmbito da Câmara dos Vereadores de Sorocaba, é correto afirmar que o Regimento Interno (Resolução n.º 322/2007) prevê que