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Questões de Concursos - Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Texto associado.

Em determinada empresa comercializadora de brinquedos,
cujo esquema de remuneração é confidencial, os empregados não
conhecem os detalhes sobre as faixas salariais relacionadas à
classificação por pontos e não recebem salários de acordo com a
pontuação correspondente a seus cargos. Após avaliação formal,
realizada a cada ano, alguns colaboradores recebem aumento por
mérito, que usualmente representa pequeno aumento percentual. Os
gerentes não divulgam dados a respeito do valor monetário
disponível para aumentos por mérito. Quando os gerentes são
questionados pelos empregados por qual motivo os aumentos por
mérito e os salários são administrados desse modo, a resposta
usual consiste em informar que se trata de política da empresa
não divulgar essas informações, e que esse assunto é de
responsabilidade do pessoal da área de assessoria.
A atual direção repassou um montante alto, relativo à
participação nos lucros, para os empregados do departamento de
pesquisa edesenvolvimento de produtos. O atual gerente de
recursos humanos recebeu a recomendação de distribuir esse
montante para os quatro gerentes desse departamento, observando
a seguinte regra: os gerentes que desenvolveram mais produtos
por ano e aqueles que possuem avaliações anteriores positivas
devem receber mais que os demais.


Com referência à situação hipotética apresentada acima e aos
sistemas de gestão e avaliação do desempenho, julgue os próximos
itens.

A perspectiva atual da avaliação de desempenho estabelece orientações tais como informar ao colaborador como a organização e os demais colaboradores o enxergam, o que esperam dele e como acham que ele pode se desenvolver.

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a treinamento e
desenvolvimento.

A análise da pessoa nos programas de treinamento consiste em determinar os indivíduos que necessitam do desenvolvimento de competências.

Texto associado.

Com base nas Referências Técnicas para a Prática do(a)
Psicólogo(a) nos Programas de DST e AIDS, do Conselho
Federal de Psicologia, julgue os itens a seguir.

Na formação dos profissionais que atuam em programas de prevenção ou tratamento de pacientes portadores de DSTs e AIDS, deve haver o espaço da supervisão, em que os sentimentos e as reflexões pessoais desses profissionais em relação às referidas doenças sejam acolhidos.

Texto associado.

Em determinada empresa comercializadora de brinquedos,
cujo esquema de remuneração é confidencial, os empregados não
conhecem os detalhes sobre as faixas salariais relacionadas à
classificação por pontos e não recebem salários de acordo com a
pontuação correspondente a seus cargos. Após avaliação formal,
realizada a cada ano, alguns colaboradores recebem aumento por
mérito, que usualmente representa pequeno aumento percentual. Os
gerentes não divulgam dados a respeito do valor monetário
disponível para aumentos por mérito. Quando os gerentes são
questionados pelos empregados por qual motivo os aumentos por
mérito e os salários são administrados desse modo, a resposta
usual consiste em informar que se trata de política da empresa
não divulgar essas informações, e que esse assunto é de
responsabilidade do pessoal da área de assessoria.
A atual direção repassou um montante alto, relativo à
participação nos lucros, para os empregados do departamento de
pesquisa edesenvolvimento de produtos. O atual gerente de
recursos humanos recebeu a recomendação de distribuir esse
montante para os quatro gerentes desse departamento, observando
a seguinte regra: os gerentes que desenvolveram mais produtos
por ano e aqueles que possuem avaliações anteriores positivas
devem receber mais que os demais.


Com referência à situação hipotética apresentada acima e aos
sistemas de gestão e avaliação do desempenho, julgue os próximos
itens.

A omissão dos critérios referentes ao aumento de remuneração por mérito por parte da empresa é justa por inibir a tentativa dos empregados de apresentarem comportamentos adequados somente durante o período de avaliação.

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, acerca de intervenção psicossocial.

Em projetos de intervenção psicossocial, as dinâmicas de grupo e os jogos substituem os testes psicológicos, instrumentos considerados inadequados para esse tipo de intervenção.

Texto associado.

Com relação à análise de cargos, julgue os itens que se subseguem.

De acordo com a abordagem taylorista, a análise de cargos está intimamente relacionada à produtividade do trabalhador, que é medida exclusivamente em termos quantitativos.

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a treinamento e
desenvolvimento.

Os treinamentos em serviço visam reparar as ineficiências do treinamento formal, na medida em que possibilitam maior interação entre treinando e instrutor.

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a recrutamento e seleção de
pessoal.

Para fins de avaliação dos resultados do processo seletivo - cujo objetivo consiste em predizer o comportamento do candidato em situação real de trabalho -, podem ser levantados os seguintes indicadores: tempo, custo e grau.

Texto associado.

A respeito do processo de aprendizagem, treinamento e
desenvolvimento de pessoal, julgue os itens subsecutivos.

Um planejamento instrucional adequado deve oferecer as mesmas atividades para todos, permitindo a maximização dos ganhos de aprendizagem para todos os perfis de aprendizes.

Texto associado.

Um entrevistador obteve de um suspeito a seguinte
declaração: "Ora, se eu fosse um espião, então eu não amaria o meu
país, pois eu amo o meu país, ou sou um traidor da pátria, já que
não é possível acontecer as duas coisas ao mesmo tempo. Agora, se
eu não fosse um traidor da pátria, então eu amaria o meu país.
Logo, eu não sou um espião e amo o meu país."


Considerando a lógica sentencial apresentada, julgue os itens
subsequentes.

A negação da conclusão do argumento utilizado pelo suspeito é equivalente à seguinte proposição: "eu sou um espião ou não amo o meu país".