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Questões de Concurso - Pedagogo - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Pedagogo com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

Os termos intencionalidade e finalidade estão na base da compreensão da aprendizagem, de acordo com as teorias de campo cognitivo.

A primeira LDB brasileira, aprovada em 1961, levou 13 anos sendo discutida no Congresso Nacional. A seu respeito, é correto afirmar:

Duas adolescentes, uma com 15 anos de idade e a outra com 17, em função de terem se envolvido em uma briga, receberam da autoridade judicial da Vara de Infância e da Juventude uma advertência. Nesse caso,

para cumprir a advertência, as adolescentes devem apresentar o comprovante de freqüência escolar durante seis meses à Vara da Infância e da Juventude.

As questões 40 e 41 referem-se à obra: Fonseca, Maria T. L. da. A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985. O processo de implantação de extensão rural no Brasil surgiu com a preocupação do governo com a alta migração rural para as zonas urbanas, situação que contribuiu para o surgimento da escola rural como solução para estancar esse processo. Esta proposta não foi muito além da década de 40, quando novas ideias foram implementadas para que houvesse melhor preparação do homem do campo e elevá-lo a uma condição de vida mais digna, por meio da difusão da ideia e do valor da autoajuda. Esse método só seria concretizado com o aperfeiçoamento e a execução de métodos e técnicas de uma prática não pedagógica e não escolar, denominada:

A respeito das concepções tradicional e democrática de gestão educacional, julgue os itens subsequentes.

O gestor escolar, na concepção democrática, deve ser aquele que zela pelos interesses da comunidade mesmo tendo sido indicado pelo poder local e não por processos eleitorais.

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A institucionalização das pedagogias progressistas tem sido facilitada pelo processo de globalização da economia capitalista.

Julgue os próximos itens, referentes às concepções ou teorias do currículo.

A concepção pós-crítica é caracterizada pela identificação do outro e da possibilidade de múltiplas culturas na construção do currículo.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica (BRASIL. MEC/CNE, 2002), parágrafo 3º do artigo 6º, a definição dos conhecimentos exigidos para a constituição de competências, dentre outras, deverá contemplar os

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.

No início da escolarização, a igualdade e a homogeneidade entre os alunos considerados competidores, sem diferenciação de status socioeconômico entre eles, é um princípio idealizado por Talcott Parsons.

Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.

Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.

A atitude da professora transfere para o plano individual (o aluno) a culpa pelo fracasso escolar.