Questões de Pedagogo Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Pedagogo com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 324597. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

A transformação corporativa freqüentemente implica mudanças que incluem alterações de estratégia, processo e estrutura, mas significa muito mais que isso: um reaquecimento da criatividade e das responsabilidades individuais, uma transformação nos relacionamentos internos e externos e uma modificação no comportamento em relação ao trabalho. Nesse caso, é INCORRETO afirmar que os profissionais devem:

2Questão 322359. Pedagogia, Pedagogo, FUB, CESPE, 2008

Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.

Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.

O processo de elaboração do projeto pedagógico da escola deve contemplar a participação de toda a comunidade escolar, ou seja, todos devem opinar, mas é necessário criar uma estrutura que garanta sua elaboração e implantação.

3Questão 325080. Pedagogia, Pedagogo, NUCLEP, BIO RIO, 2014

É uma pedagogia que surge no Brasil por volta dos anos 80, cuja atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Estamos nos referindo à Pedagogia:

4Questão 219710. Pedagogia, Pedagogo, TJ GO, FGV, 2014

A figura do supervisor escolar surge, nas diferentes redes de ensino, de formas muito variadas. O próprio nome do cargo de supervisão escolar muda bastante, por vezes, até mesmo dentro de uma mesma cidade. Não obstante, tal realidade também cria muitas perspectivas distintas sobre o qual o papel da supervisão no interior da escola. 

Para Antonia Medina, o supervisor deve buscar afastar-se de uma atuação linear, hierarquizada e burocrática da supervisão, que, além de comum em nossas redes, vem sendo, já há muitos anos, questionada pelos profissionais da educação, inclusive, pelos próprios supervisores escolares. 

A fim de superar essa perspectiva burocratizada do supervisor, a autora sugere uma ação de supervisão centrada na prática docente, mas sem que essa se confunda com um processo de assessoria ou consultoria ao professor. Dessa forma, tanto o supervisor quanto o corpo docente terão o mesmo objeto prioritário de trabalho: a relação de ensino-aprendizagem. 

Nessa perspectiva da supervisão escolar, o supervisor assume, sobretudo, um papel de:

5Questão 328804. Pedagogia, Pedagogo, UNIPAMPA RS, CESPE, 2009

As Diretrizes Curriculares Nacionais estão organizadas de forma a

estabelecer as competências e habilidades gerais e específicas, bem como os conteúdos curriculares que contemplem as áreas indicadas para cada curso, o estágio curricular e as atividades complementares.

6Questão 218881. Pedagogia, Pedagogo, UFAL, COPEVE UFAL, 2010

Qual o conceito que melhor define Orientação Sexual?

7Questão 328964. Pedagogia, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE, 2008

Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A opção por um modelo de gestão participativa tem por objetivos a melhoria da qualidade pedagógica do processo educacional, a busca de maior sentido de realidade e atualidade para o currículo escolar e o aumento do profissionalismo dos professores.

8Questão 320215. Pedagogia, Pedagogo, ABDI, FEPESE, 2012

De acordo com o documento intitulado “Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina” (Santa Catarina, 2006), é correto afirmar:

1. a educação especial tem como objetivo a integração da pessoa com dificuldades de aprendizagem no espaço escolar, mediante recursos meramente tecnológicos.

2. a educação especial deve ser entendida como processo interdisciplinar que visa à prevenção, ao ensino e à reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades.

3. a educação especial objetiva a inclusão da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.

4. todas as pessoas na faixa etária de 06 a 10 anos terão assegurado acesso, mediante a garantia de matrícula e de frequência, somente nas escolas do Ensino Fundamental.

5. a educação especial é uma modalidade que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, organizada para apoiar, complementar e suplementar a aprendizagem dos educandos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

9Questão 318996. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE, 2005

Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.

Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados pelos estudos, utilizam vocabulário restrito e falta-lhes cultura. Para ele, esses alunos, com esse nível de aprendizagem, não têm condições de serem promovidos para a série seguinte.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os significados da escola para as populações excluídas no âmbito socioeconômico, julgue os itens que se seguem.

Infere-se do texto que o desconhecimento por parte do professor da cultura desses alunos leva-o à construção de um conceito equivocado.

10Questão 322087. Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE, 2005

A sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. No Brasil, os sistemas educacional e cultural têm conseguido fortalecer a economia, fazendo-a caminhar para a autosuficiência.