Questões de Pesquisador - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Pesquisador com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 380436 | Biologia, Genética, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE, Ensino Superior, 2006

No referente à genômica estrutural e funcional e à proteômica, julgue os itens seguintes.

O estudo proteômico divide-se, basicamente, em duas etapas: a separação das proteínas a partir do fracionamento de um extrato celular; e a identificação de cada proteína.

2 Questão 379382 | Biologia, Recursos Hídricos, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE, Ensino Superior, 2006

No processo de industrialização da cana-de-açúcar para a produção de álcool, a participação da água é fundamental. Nesse processo, a cana-de-açúcar é lavada com água quando chega na usina; depois a cana é esmagada e o bagaço é lavado com água; a garapa é, então, evaporada em caldeiras para aumentar a concentração de açúcar para depois sofrer a fermentação, que transforma o açúcar em álcool. A água também é usada na limpeza dos equipamentos e no resfriamento das máquinas. Acerca da qualidade da água utilizada nas diversas etapas do processo de fabricação do álcool, julgue os itens a seguir.

A lavagem da cana-de-açúcar deve ser feita com água potável.

3 Questão 546651 | Física, Pesquisador, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial DCTA SP, VUNESP, 2013

A soma vetorial dos momentos angulares dos elétrons ao redor dos núcleos atômicos de uma molécula é o momento angular eletrônico total em relação ao eixo internuclear. Esse momento angular possui um número quântico associado, ?. Dependendo da magnitude de ?, os estados eletrônicos recebem diferentes denominações. A qual estado eletrônico corresponde ? = 0?

4 Questão 383697 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca dos mecanismos de defesa das plantas, julgue os itens subsequentes. Para tentar eliminar um agente fitopatogênico, a planta pode produzir substâncias capazes de inibir o desenvolvimento desse agente.

5 Questão 600905 | Agronomia, Pesquisador, INPI, CESPE, 2006

No manejo de grãos e de sementes em unidades armazenadoras e em terminais de embarque, podem ser empregados diversos sistemas de transporte, carregamento e descarregamento: correia transportadora, rosca sem-fim, elevadores de caneca e transportadores pneumáticos, entre outros. Relativamente a esses transportadores, assinale a opção correta.

6 Questão 1088 | Português, Pesquisador, INMETRO, CESPE, Ensino Médio

Texto associado.
Os itens seguintes constituem artigos, transcritos com modificações, do Código de Conduta Ética Profissional dos servidores do INMETRO, disponível na Internet:.

Julgue-os com relação à correção gramatical.
Qualquer pessoa que esteja sendo investigada é assegurado o direito de saber o que lhe está sendo imputado, de conhecer o teor da acusação e de ter vista dos autos, no recinto da CEI, mesmo que ainda não tenha sido notificado da existência do procedimento investigatório.

7 Questão 379568 | Biologia, Biologia Celular, Pesquisador, INPI, CESPE, 2006

Na classificação dos seres vivos, considera-se, inicialmente, se o organismo é portador de célula procariótica ou eucariótica. Julgue os itens a seguir, a respeito das características e ocorrências de células procarióticas e células eucarióticas.

I Morfologicamente, a ausência de membrana nuclear na célula procariótica é a principal característica que a diferencia de uma célula eucariótica.

II Até o momento, a ocorrência de célula procariótica só foi observada em organismos unicelulares, fato este que serviu de suporte para a divisão dos seres vivos em dois grupos distintos: monocelulares e pluricelulares.

III Como em alguns vírus, as bactérias, consideradas entre os organismos mais primitivos, apresentam o material genético sob a forma de ácido desoxirribonucléico.

 IV Nas células eucarióticas, além do ácido desoxirribonucléico, pode-se também encontrar o ácido ribonucléico.

Assinale a opção correta.

8 Questão 381349 | Biologia, Genética, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE, Ensino Superior, 2006

No referente à genômica estrutural e funcional e à proteômica, julgue os itens seguintes.

Uma das mudanças aceleradas pela entrada da genética vegetal na era genômica foi a utilização do esquema denominado genética reversa para a identificação da função dos genes. A genética direta, em que se identifica primeiramente os fenótipos mutantes e depois as mutações gênicas que os determinam, contribuiu para o desenvolvimento da genética vegetal. Entretanto, a genética reversa permite a identificação, em larga escala, da função dos genes a partir da seqüência genômica de um organismo, mesmo tendo-se pouca informação da maioria dos genes que ela codifica.

9 Questão 611991 | Ciência da Computação, OSI, Pesquisador, ABIN, CESPE, 2004

Com o advento das redes de comutadores, a interoperabilidade de sistemas e a interatividade das aplicações tornaram-se um imperativo. Entretanto, essas facilidades visíveis aos usuários das redes são possíveis graças a diversos serviços prestados de maneira padronizada nas camadas mais baixas das redes, que não estão expostos ao usuário final. Um dos principais esforços de padronização de interfaces e serviços é o modelo de referência OSI da ISO. Esse modelo serve ainda hoje de referência para a estruturação da arquitetura de serviços de rede. Quanto aos principais serviços de rede disponíveis nas camadas de 1 a 4 do modelo OSI, julgue os itens a seguir.

O controle de acesso ao meio, uma das sub-camadas da camada de enlace de dados (camada 2 do modelo) tem por função fundamental a arbitragem do meio físico em enlaces com acesso compartilhado. Desse modo, essa subcamada não está presente em enlaces onde o meio não seja compartilhado.

10 Questão 652008 | Comércio Internacional, Pesquisador, INMETRO, CESPE, 2007

O comércio e as relações internacionais assumem um papel cada vez mais importante em um mundo globalizado. Com referência a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O comércio internacional, embora pertinente às relações internacionais, refere-se exclusivamente à operacionalização de negócios mercantis entre o Brasil e o resto do mundo, enquanto aquelas cuidam dos diferentes aspectos que envolvem agentes internacionais, excluindo-se, porém, as empresas transnacionais e as organizações nãogovernamentais.