Questões de Concursos Pesquisador em Propriedade Industrial

Resolva Questões de Concursos Pesquisador em Propriedade Industrial Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 45040 - Direito Empresarial e Comercial - Nível Superior - Pesquisador em Propriedade Industrial - INPI - CESPE - 2009
  • Com referência à proteção conferida às patentes, às respectivas licenças e aos modelos de utilidade realizados por empregado, cada um do  próximo  item  apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

    Adalgisa requereu ao INPI pedido de patente de invenção em 14/6/2013, tendo a patente sido concedida em 3/1/2014. No mês de outubro de 2013, ou seja, no curso do processo de concessão da patente, ocorreu exploração indevida da referida invenção. Nessa situação, a despeito de a exploração indevida ter ocorrido em data anterior à da concessão da patente, é possível que Adalgisa obtenha indenização pela referida exploração indevida.
  • 3 - Questão 45036 - Direito Empresarial e Comercial - Nível Superior - Pesquisador em Propriedade Industrial - INPI - CESPE - 2009
  • Julgue o  item, relativo  a titularidade das patentes, invenções patenteáveis, patenteabilidade e vigência de patentes. 

    Considere a seguinte situação hipotética. 
    Patrícia, que é cidadã nacional do Brasil, reside atualmente em outro país, onde realizou uma invenção. 
    Nessa situação hipotética, é possível que Patrícia apresente requerimento de patente em organização internacional, com efeito de depósito nacional, sendo-lhe assegurado, inclusive, direito de prioridade.
  • 5 - Questão 45031 - Química - Nível Superior - Pesquisador em Propriedade Industrial - INPI - CESPE - 2009
  • Alguns materiais nanocompósitos poliméricos apresentam estrutura híbrida, caracterizada pela combinação de substâncias inorgânicas — por exemplo, argilominerais, principalmente argilas bentoníticas — e uma matriz polimérica termoplástica — por exemplo, poliestireno, polimetacrilato de metila, polietileno. Nesse sentido, julgue o item seguinte, a respeito das formas de dispersão de argilas montmorilonitas (MMT).

    A intercalação em solução é caracterizada pela dissolução da matriz polimérica em um solvente apropriado, seguida de dispersão da argila MMT e intercalação interlamelar.