Questões de Concursos Pesquisador em Propriedade Industrial

Resolva Questões de Concursos Pesquisador em Propriedade Industrial Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 45028.   Química - Nível Superior - Pesquisador em Propriedade Industrial - INPI - CESPE - 2009
  • Com relação aos plastificantes usados na formulação de compostos macromoleculares, julgue o item subsequente.

    Óleo de soja epoxidado, empregado como plastificante secundário em plásticos à base de PVC — policloreto de vinila —, por apresentar boa compatibilidade, atua como agente de estabilização térmica do PVC.
  • 4 - Questão 45029.   Química - Nível Superior - Pesquisador em Propriedade Industrial - INPI - CESPE - 2009
  • Com relação aos plastificantes usados na formulação de compostos macromoleculares, julgue o item subsequente.

    A água, por apresentar ação plastificante natural sobre o amido, não favorece a dispersão homogênea do amido na produção de blendas poliméricas com polietileno, polipropileno e PVC — policloreto de vinila.
  • 5 - Questão 45035.   Direito Empresarial e Comercial - Nível Superior - Pesquisador em Propriedade Industrial - INPI - CESPE - 2009
  • Julgue o  item, relativo  a titularidade das patentes, invenções patenteáveis, patenteabilidade e vigência de patentes.

    Considere a seguinte situação hipotética.
    Cláudio realizou uma invenção em 20/10/2012 e depositou o pedido de patente no INPI em 10/5/2014. Fabiano, de forma independente, realizou a mesma invenção em 3/2/2013 e depositou seu pedido de patente no INPI em 10/12/2013. Nessa situação hipotética, o INPI deve conceder a titularidade da patente de invenção a Cláudio, por ter ele realizado a invenção antes de Fabiano.
  • 7 - Questão 45033.   Química - Nível Superior - Pesquisador em Propriedade Industrial - INPI - CESPE - 2009
  • Alguns materiais nanocompósitos poliméricos apresentam estrutura híbrida, caracterizada pela combinação de substâncias inorgânicas — por exemplo, argilominerais, principalmente argilas bentoníticas — e uma matriz polimérica termoplástica — por exemplo, poliestireno, polimetacrilato de metila, polietileno. Nesse sentido, julgue o item seguinte, a respeito das formas de dispersão de argilas montmorilonitas (MMT). 

    Embora o uso de argilas MMT naturais na preparação de materiais poliméricos hidrofóbicos seja viável, a modificação com sais quaternários de amônio garante a dispersão apropriada dessas argilas em matrizes poliméricas termoplásticas.