← Início

Questões de Provas - Pesquisador em Propriedade Industrial

Questões de Provas Gabaritadas e Comentadas - Pesquisador em Propriedade Industrial. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas com Gabarito. Acesse Grátis!


Com base na política industrial, tecnológica e de comércio exterior (PITCE) e na política de desenvolvimento produtivo (PDP), julgue os próximos itens. A PITCE articulava-se em três eixos complementares: linhas de ação verticais, opções estratégicas e atividades portadoras de futuro. Entre os exemplos de atividades desse último eixo incluem-se os fármacos e os medicamentos, os softwares e as aplicações de semicondutores.
Com relação ao metabolismo secundário de plantas, do qual se originam metabolitos utilizáveis na fabricação de produtos naturais, e ao processo de extração e análise desses produtos, julgue os itens subsequentes. A diferenciação das drogas vegetais derivadas da beladona, do meimendro e do estramônio por meio da técnica de cromatografia em camada delgada é realizada com base na relação hiosciamina-escopolamina obtida, relação essa que é específica para cada planta.
No que diz respeito ao sistema de contas nacionais, julgue os itens a seguir. Os bens de capital são excluídos do cálculo do PIB, visto que são usados para a produção de outros bens.
Julgue os itens a seguir, no que diz respeito a organismos geneticamente modificados, riscos inerentes do cultivo de plantas transgênicas e interações com os defensivos agrícolas. Entre os resultados da introdução de uma cultivar transgênica em uma comunidade vegetal incluem-se o deslocamento ou a eliminação de espécies domesticadas e a exposição de espécies a novos agentes tóxicos ou a geração de plantas daninhas ou pragas resistentes.
Considerando aspectos relacionados à fitossanidade, julgue os itens a seguir. A disseminação de Fusarium oxysporum f.sp. lycopersici tem um importante impacto na epidemia da murcha do tomateiro, pois afeta o inóculo inicial e a lavagem dos implementos agrícolas aumenta a incidência da doença no campo, pois espalha os esporos do fungo.
Com relação à utilização de máquinas e implementos para o preparo do solo, julgue os itens que se seguem. Os perfilômetros são utilizados para coletar informações do perfil do microrrelevo original e do mobilizado bem como do perfil basal da secção transversal mobilizada perpendicular à direção do deslocamento da máquina ou do implemento.
No que diz respeito ao sistema de contas nacionais, julgue os itens a seguir. Se um agente retirar recursos da caderneta de poupança e comprar um imóvel residencial usado, ocorrerá redução da poupança agregada da economia.
Entre as equações de Maxwell, a Lei de Faraday e a Lei de Ampère modificada para a eletrodinâmica mostram claramente a interdependência de campos magnéticos e campos elétricos variantes no tempo. Com respeito às equações de Maxwell para a eletrodinâmica, julgue os itens de 69 a 72. De acordo com a Lei de Ampère modificada por Maxwell, o campo magnético variante no tempo não depende apenas da variação de carga em condutores elétricos; ele depende, também, da densidade de corrente de deslocamento. Essa corrente extra, por sua vez, depende do campo elétrico variante no tempo.
Com base na política industrial, tecnológica e de comércio exterior (PITCE) e na política de desenvolvimento produtivo (PDP), julgue os próximos itens. Ao destacar o programa de modernização do parque industrial nacional, a PITCE estabeleceu metas de aumento de empregos, modernização do parque industrial, elevação da produtividade, promoção da inovação e difusão do conhecimento tecnológico com o intuito de ampliar as exportações brasileiras.
Com relação à evolução dos sistemas de propriedade intelectual e à autonomia tecnológica, em especial nos países desenvolvidos, julgue os itens de 93 a 98. O acordo TRIPS vincula propriedade intelectual ao comércio internacional e fortalece as normas de proteção dessa propriedade, visto que faculta aos integrantes da OMC a adesão ao acordo e obriga os que a ele aderiram a recorrer aos mecanismos de solução de controvérsias da OMC para que sejam impostas sanções a eventuais infratores.