Questões de Concursos Primeiro Tenente de Polícia Militar

Resolva Questões de Concursos Primeiro Tenente de Polícia Militar Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 6 - Questão 16228.   Direito Administrativo - Nível Superior - Primeiro Tenente de Polícia Militar - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  • Considerando o disposto na Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens que se seguem, a respeito de licitação e de contratos administrativos.

    A multa, uma das sanções aplicáveis pela administração pública em caso de inexecução total ou parcial de contrato administrativo, pode ser aplicada juntamente com qualquer outra sanção de natureza administrativa prevista na Lei de Licitações e Contratos.
  • 7 - Questão 16225.   Direito Administrativo - Nível Superior - Primeiro Tenente de Polícia Militar - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  • Julgue os itens seguintes, relativos à responsabilidade penal e administrativa do servidor e ao instituto da redistribuição.

    O deslocamento de servidor de cargo de provimento efetivo para outro órgão ou entidade do mesmo poder caracteriza a redistribuição, a qual pode ocorrer tanto para cargo ocupado quanto para cargo vago no âmbito do quadro geral de pessoal.
  • 8 - Questão 16237.   Direito Constitucional - Nível Superior - Primeiro Tenente de Polícia Militar - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  • Após a invasão do quartel central de uma corporação do corpo de bombeiros de determinado estado por um grupo de bombeiros grevistas, o governador se manifestou, afirmando que a greve é inconstitucional e que os grevistas estariam praticando o crime de motim. Ao participar de um programa de rádio, um ex-bombeiro militar eleito deputado federal pelo referido estado atacou a honra do governador, com o objetivo de defender os bombeiros amotinados.

    Nessa situação, o referido deputado federal estaria protegido pela inviolabilidade material e não responderia civil ou penalmente por sua manifestação no programa de rádio.
  • 9 - Questão 16210.   Química - Nível Superior - Primeiro Tenente de Polícia Militar - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  • Metais pirofóricos, como sódio (Na), zinco (Zn), magnésio (Mg), potássio (K), bário (Ba), cálcio (Ca), alumínio (Al), zircônio (Zr) e titânio (Ti), podem sofrer ignição instantânea ao entrarem em contato com umidade ou oxigênio e causar incêndios classificados como de classe D. Portanto esses metais devem ser estocados em atmosfera inerte ou em óleos minerais. O potássio, por exemplo, reage explosivamente com água, devido à liberação de hidrogênio. O bário, ao ser queimado, forma chamas coloridas de altíssimas temperaturas. As equações químicas não balanceadas, apresentadas a seguir, ilustram esses processos. K( s) + H2O( l) → KOH( aq) + H2(g) Ba(s) + O2(g) → BaO(s)
  • Para combater a classe de incêndios gerados por esses materiais, deve-se empregar um extintor de pó químico elaborado à base de cloreto de sódio (NaCl).

    Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir, utilizando, caso necessário, a tabela periódica inserida no final deste caderno de provas.

    A reação do potássio metálico com água forma dois produtos, um de natureza iônica e outro de natureza molecular, os quais apresentam ligações covalentes em sua estrutura.