← Início

Questões de Concursos - Professor - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Professor - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O Estatuto da Criança e do Adolescente no seu Capítulo IV trata do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo.

I. Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.

II. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

III. Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência, dentre outros.

IV. Direito de ser respeitado por seus educadores.

V. Direito de organização e participação em entidades estudantis. Em relação à educação, devem ser assegurados os direitos citados

Com base nas legislações que disciplinam a educação brasileira, julgue os itens a seguir.

Faculta-se às escolas públicas o oferecimento ensino de arte regional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Os alunos trazem para a escola conhecimentos, idéias e intuições constituídas através das experiências que vivenciam em seu grupo sociocultural. Eles chegam à sala de aula com diferenciadas ferramentas básicas para, por exemplo, classificar, ordenar, qualificar e medir." (Parâmetros Curriculares Nacionais - Vol. 3)

Considerando o fragmento do texto, sobre o ensino da Matemática, é correto afirmar que:

Não são Orientações Didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para os professores:

Considerando o que dispõe a LDB sobre a educação especial, julgue os itens seguintes.

A LDB não trata expressamente da certificação da escolaridade de alunos com necessidades especiais que não atingirem o nível de exigência para a conclusão do ensino fundamental ou que frequentarem apenas serviços de educação especial.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96), os docentes estão incumbidos de:

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e formação de profissionais para a educação básica, avaliação, currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.

Previsto na parte diversificada do currículo, o ensino de ao menos uma língua estrangeira moderna é facultativo no ensino fundamental.

Considerando a Política Nacional de Medicamentos, estabelecida na Portaria n.º 3.916, de 30 de outubro de 1998, pode-se afirmar que

O Artigo 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 afirma que "os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes..."

Marque nas alternativas a seguir a opção que não corresponde a uma diretriz apresentada no referido artigo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação."

(Parâmetros Curriculares Nacionais. P. 15) Assim, aprender arte envolve, basicamente: