Questões de Concursos Professor

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  • 1 - Questão 10101.   Biologia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • Quando compramos alimentos enlatados, devemos sempre verificar se a lata está estufada. O estufamento dos enlatados pode indicar contaminação do produto pela bactéria Clostridium botullinum, causadora do botulismo. Ela libera uma toxina que afeta o sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste como ambiente externo. O sistema descrito acima e que é afetado pela toxina liberada pela bactéria do botulismo é o:
  • 2 - Questão 11026.   Química - Nível Superior - Professor - SEDUC RJ - CEPERJ - 2013
  • O glicerol (propan-1,2,3-triol) tem sido produzido em larga escala no Brasil em reações de transesterificações utilizadas na produção do biodiesel. Como a quantidade produzida dessa substância excede a demanda da indústria de cosméticos e produtos alimentícios, uma alternativa envolve a oxidação catalítica do glicerol, gerando um produto com maior valor agregado. Nessa reação, em condições adequadas, a oxidação dos álcoois primários gera ácido carboxílico e a oxidação do álcool secundário gera cetona sem quebrar a cadeia carbônica. A fórmula molecular do produto obtido nessas condições é:
  • 3 - Questão 10153.   Biologia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • Com relação às estruturas, processos e funções dos constituintes celulares, julgue os itens subsequentes.

    As vesículas transportadoras destinadas à superfície celular são oriundas do complexo de Golgi e descarregam seu conteúdo fora da célula mediante processo de fagocitose.
  • 4 - Questão 10204.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue o próximo item.

    Uma avaliação com foco na promoção é um auxílio para que o professor saiba quais objetivos foram atingidos, quais ainda estão por ser alcançados e quais interferências do professor podem ajudar o aluno.
  • 5 - Questão 11010.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - SEDUC RJ - CEPERJ - 2011
  • Hoffmann faz uma comparação entre a prática da avaliação em uma visão liberal (tradicional) e em uma visão libertadora. Nesse contexto, considere as características abaixo.

    I- Caráter classificatório e sentencivo

    II- Intenção de reprodução das classes sociais

    III- Ação coletiva e consensual

    IV- Concepção investigativa, reflexiva

    V- Ação individual e competitiva

    Aplicam-se à avaliação em uma visão libertadora as características de número:
  • 6 - Questão 38630.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).

    I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.”
    II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização.”
    III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental.”

    Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
  • 7 - Questão 10181.   Legislação Federal - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • Julgue o item subsequentes, com base nos instrumentos legais que dispõem acerca da educação brasileira, considerando que CF corresponde à Constituição Federal de 1988 e LDB, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • A Emenda Constitucional n.º 53/2006 atualiza os dispositivos da CF, pois limita o atendimento, na educação infantil, às crianças de até seis anos de idade matriculadas em escolas de tempo integral.
  • 8 - Questão 11028.   Química - Nível Superior - Professor - SEDUC RJ - CEPERJ - 2013
  • A lei de velocidade de uma reação de decaimento nuclear corresponde a uma equação diferencial que relaciona a variação das concentrações das espécies com o tempo. Considerando uma reação de primeira ordem, a fração que decaiu da espécie radioativa após um período de três meias-vidas é:
  • 9 - Questão 5126.   Enfermagem - Nível Superior - Professor - SEED PR - UFPR - 2007
  • Para cálculo da data provável do parto (DPP), a regra de Nagele é um dos métodos geralmente utilizados. Calcule a DPP de uma paciente nulípara, cuja data da última menstruação (DUM) é 13/05/2007. 
  • 10 - Questão 10999.   Física - Nível Superior - Professor - SEDUC RJ - CEPERJ - 2011
  • Sabe-se que 1 mol de qualquer substância possui (aproximadamente) 6.1023 moléculas. Colocam-se 18g de água em um recipiente aberto. Decorrido algum tempo, verifica-se que, por evaporação, ¼ das moléculas passou da fase líquida para a fase gasosa.
    Consequentemente, a ordem de grandeza do número de moléculas que resta na fase líquida é: