Questões de Concursos Professor

Resolva Questões de Concursos Públicos Grátis Professor . Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

O Grupo de Comunidades Bentônicas, da Universidade Federal de Alagoas, identificou organismos da fauna de invertebrados considerados, atualmente, endêmicos das áreas de recife brasileiras e novas espécies, cuja localidade-tipo é o litoral de Alagoas. Entre elas constam a esponja Mycale alagoana e os briozoários Vasigynella ovicellata, Beania correiae, Bugula alba, Bugula bowiei e Bugula gnoma. Briozoários são pequenos animais invertebrados que formam colônias em pedras e sedimentos no mar. A coordenadora da pesquisa destaca que, mesmo após duas décadas de estudos, apenas 50% da fauna dos invertebrados nos ecossistemas recifais foi identificada, o que comprova a vastidão da biodiversidade marinha em Alagoas. De acordo com a coordenadora, os principais invertebrados presentes nos recifes são esponjas, corais, moluscos, poliquetas, crustáceos, briozoários, equinodermos e ascídias. Internet:

< www.alagoas24horas.com.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Os poliquetas são representantes dos anelídeos, animais que apresentam sistema circulatório fechado formado por um sistema de vasos sanguíneos interligados.
Uma fábrica de massas produz 12.000 salgados por dia. Devido à falta de matéria-prima, houve uma queda na produção de salgados equivalente a 20%. A quantidade de salgados que a fábrica deixou de produzir foi de:
“O Material Dourado” é um dos materiais criado por Maria Montessori. Este material baseia-se nas regras do Sistema de Numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira e é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.

Este material é de grande importância para o ensino de sistema de numeração decimal e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão. No Ano de 2006, a população do município de Xapuri era de 13.893 habitantes. Para representar essa população, em uma aula prática com “Material Dourado”, uma professora precisou de X cubos, Y placas, Z barras e K cubinhos.

Depois da aula, a professora resolveu a seguinte operação X . K +Y. Z e o valor encontrado foi:
Na frase “Não encontrando motivação para sua palestra, resolveu não proferi-la", a oração sublinhada estabelece ideia de:
O Grupo de Comunidades Bentônicas, da Universidade Federal de Alagoas, identificou organismos da fauna de invertebrados considerados, atualmente, endêmicos das áreas de recife brasileiras e novas espécies, cuja localidade-tipo é o litoral de Alagoas. Entre elas constam a esponja Mycale alagoana e os briozoários Vasigynella ovicellata, Beania correiae, Bugula alba, Bugula bowiei e Bugula gnoma. Briozoários são pequenos animais invertebrados que formam colônias em pedras e sedimentos no mar. A coordenadora da pesquisa destaca que, mesmo após duas décadas de estudos, apenas 50% da fauna dos invertebrados nos ecossistemas recifais foi identificada, o que comprova a vastidão da biodiversidade marinha em Alagoas. De acordo com a coordenadora, os principais invertebrados presentes nos recifes são esponjas, corais, moluscos, poliquetas, crustáceos, briozoários, equinodermos e ascídias.

Internet: < www.alagoas24horas.com.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Os animais citados no texto são eucariontes, heterótrofos e triblásticos.
O mecanismo do trabalho de parto é definido como a seqüência de movimentos passivos da parte que se apresenta, que permitem a passagem através do canal de parto. Esses movimentos são, por ordem de ocorrência:
Uma professora do Ensino Fundamental pediu aos seus alunos para escreverem em seus cadernos o número de habitantes do estado do Acre. O número que representa essa população é formado por 6 centenas de milhar, 5 dezenas de milhar, 5 unidades de milhar e 3 centenas. A representação correta desse número é:
Ao preparar as suas aulas, a professora Luiza reserva diariamente um tempo para uma roda de conversa com seus alunos, momento em que cada um pode falar e ouvir o outro.

Sobre a ação da professora Luiza, é CORRETO afirmar que ela:
A avaliação da aprendizagem é etapa relevante no processo educacional. Nesse sentido, em uma perspectiva crítico-emancipatória, o processo avaliativo deve proceder à(ao)