Questões de Professor - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Professor com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 326009 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB, 2012

A teoria do desenvolvimento e da aprendizagem que aborda o desenvolvimento cognitivo mediante um sistema de transformações contínuas que comportam uma história e uma evolução das funções psicológicas geradoras de mudanças na capacidade de interação com o meio, é conhecida como teoria:

2 Questão 321704 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, 2007

Raul e Júlio têm 5 anos e estão brincando de polícia e ladrão no pátio de uma instituição de Educação Infantil.

— Polícia e ladrão: mãos para o alto! Você é polícia? (Raul)

— Não. Eu sou ladrão! (Júlio)

— Por quê? (professora)

— Eu acho mais divertido. Ladrão tem carro e é rico! (Júlio)

 A partir desse diálogo, que conclusão deve nortear o trabalho da professora?

3 Questão 324536 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino, 2012

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil - promulgada em 05/10/88:

I - Somente os havidos da relação do casamento terão direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

II - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; direito de ser respeitado por seus educadores; direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; direito de organização e participação em entidades estudantis; acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

III - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

IV - O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório.

V - No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

Assinale:

4 Questão 482306 | Geografia, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG, 2004

Segundo Castrogiovanni (2000), a cartografia, que se destina a expressar fatos e fenômenos observados na superfície terrestre, oferece ao professor a possibilidade de se trabalhar em três níveis:

5 Questão 385662 | Biologia, Ecologia, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, 2018

Assinale a opção que corresponde a fatores limitantes da produtividade primária em comunidades terrestres.

6 Questão 351494 | Artes, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG, 2004

Assinale a alternativa correta, considerando a seguinte questão: como são chamados os objetos utilitários apresentados como objetos artísticos?

7 Questão 334437 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SEE SP, FCC, 2010

O fabricante de um automóvel tipo X anuncia que o veículo apresenta a relação de consumo de 15 km por litro de gasolina, se desenvolver velocidade na faixa de 60 a 80 km/h. Se a velocidade exceder essa faixa, o consumo de combustível aumenta em 20%. Quantos litros de gasolina serão consumidos por esse automóvel em um percurso de 540 km, se a primeira metade for cumprida com valor de velocidade dentro da faixa recomendada, e o restante com valor acima da faixa?

8 Questão 480875 | Geografia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC, 2003

Leia os textos abaixo:

1- "No meu tempo de criança

Mamãezinha me embalava

Com a música de uma caixinha

 Eu dormia, eu sonhava.

 Com princesas encantadas

Feiticeiras e gigantes

Eu dormia e acordava

Enquanto a caixinha tocava.

Passaram-se os dias e os anos,

 Cruéis desenganos

Vieram em meu peito morar.

A caixinha já não existe mais

Só ficou a saudade do meu trá-lá-lá"

(Caixinha de Música, valsa de Custódio Mesquita).

2 - "Em 1889, o Brasil se diferenciava muito do que é hoje: não possuíamos Cinelândia nem arranhacéus; bondes eram puxados por burros e ninguém rodava em automóvel; o rádio não anunciava o encontro do Flamengo com o Vasco, porque nos faltavam rádio, Vasco e Flamengo; (..); existia o morro do Castelo, e Rio Branco não era uma avenida - era um barão, filho de visconde. O visconde tinha sido ministro e o barão foi ministro depois. Se eles não se chamassem Rio Branco, a avenida teria outro nome?. (Ramos, Graciliano. Pequena história da República!, in Alexandre e outros heróis).

3 - ?(...) - Há muito que tua mãe morreu?

Indagou o coronel?.

- Há oito anos quase, respondeu ela.

- Há muito tempo, refletiu o coronel; e logo perguntou:

- Que idade tens? - Vinte e seis, fez ela.

Fiquei órfã aos dezoito.

Durante esses oito anos tenho rodado por esse mundo de Cristo, e comido o pão que o diabo amassou.

 (...)"

 (Barreto, Lima - Um Especialista).

Da leitu

9 Questão 656446 | Química, Professor, SESI SP, FCC, 2004

Um professor propôs a seus alunos que confeccionassem um cartaz ilustrativo sobre os usos das frações da destilação do petróleo. Um grupo de alunos fez o seguinte: desenhou um esquema de torre de fracionamento e selecionou as fotografias indicadas a seguir para ilustrá-lo:

Foto I - um avião a jato sendo abastecido de combustível;

Foto II - asfalto e piche sendo utilizados para pavimentar uma estrada;

Foto III - um botijão de gás doméstico;

Foto IV - uma lata de óleo lubrificante.

A ordem em que essas fotos devem ser coladas no cartaz, da região de maior temperatura (parte inferior da torre) para a de menor temperatura é

10 Questão 472651 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino, 2012

Qual é o período em que o crescimento e o desenvolvimento, são ótimos para influenciar a aprendizagem de um determinado tipo de comportamento. Sendo este o momento em que a maturação das estruturas neuromotoras atingiram as capacidades mínimas necessárias para aprendizagem de determinadas habilidades, antes disso as tentativas resultam de pouca aprendizagem e outros fatores atuam no sentido de dificultar a aprendizagem.