Questões de Concursos Professor de Educação Básica

Resolva Questões de Concursos Professor de Educação Básica Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 49358.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • O fenômeno da variação é inerente a qualquer língua natural. Assim, qualquer tentativa de moldar o sistema a um único padrão formal está fadada a não se realizar. Sobre o ensino da variação linguística no português brasileiro dentro da óptica das orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. Entre o conhecimento linguístico acumulado e desenvolvido pelos alunos, seguramente, encontra-se aquele que diz respeito a percepção das diferenças linguísticas. 
    II. No processo de comparar os diferentes falares naturalmente surge a questão da definição das formas de maior prestígio em contraste com as formas mais estigmatizadas.
    III. É importante que o trabalho sobre a língua esteja descolado de uma reflexão cultural mais ampla.

    Estão corretas as afirmativas:
  • Questão 49327.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Com base nas diretrizes para o Ensino da Disciplina de Língua Portuguesa que constam da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

    ( ) Privilegiar o texto como objeto de estudo da disciplina significa transformar a aula de Língua Portuguesa num plenário de discussão de variados temas. 
    ( )Um texto não é só assunto: é assunto expresso por determinada forma, em determinada circunstância. 
    ( ) Estudar o texto implica considera-lo em sua materialidade linguística, seu vocabulário e sua gramática. 
    ( ) No estudo dos diversos textos, é preciso analisar as inter-relações entre as condições de produção e a configuração semântica e formal.
    ( ) A gramática fica abolida da aula de Língua Portuguesa, não podendo ser abordada em nenhuma instância.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • Questão 47861.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Em relação à pedagogia liberal, analise as proposições abaixo e responda:

    I. A doutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção.
    II. A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais e as diferenças de classe.
    III. A tendência liberal tecnicista subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de "recursos humanos" (mão de obra para a indústria). 

    Está(ão) correta(s) apenas:
  • Questão 4442.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012
  • Conforme o o Artigo 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, não constitui uma competência dos Municípios, em regime de colaboração, e com a assistência da União:
  • Questão 47855.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Identifique a alternativa que se refere à organização do trabalho docente e aos fundamentos do planejamento.
  • Questão 49352.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • O Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais orienta sobre o ensino da organização textual do discurso narrativo. Sobre essas orientações, assinale a alternativa correta.
  • Questão 47851.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • O desenvolvimento da linguagem e suas relações com o pensamento são questões centrais da obra de Vigotski. Em relação a esse tema analise as proposições abaixo e responda: 

    I. Para Vigotski a linguagem possui duas funções básicas: o intercâmbio social e o pensamento generalizante.
    II. A criança primeiramente utiliza a fala socializada, com a função de comunicar, de manter um contato social.
    III. Conforme a perspectiva vigotskiana, a fala egocêntrica é o discurso da criança quando dialoga alto consigo própria, quando fala sozinha ou “pensa alto". 

    Está(ão) correta(s) apenas:
  • Questão 47847.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • A obra de Vigotski está voltada para a o estudo das funções psicológicas específicas do homem, isto é, o estudo da consciência. Em relação às contribuições vigotskianas sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

    I. Conforme a perspectiva teórica de Vigotski, os processos psicológicos superiores têm uma origem social.
    II. De acordo com Vigotski, é o desenvolvimento que possibilita o despertar de processos internos do aprendizado.
    III. Para Vigotski o uso de sistemas de signos que servem de mediadores é, precisamente, o que origina a emergência dos processos psicológicos superiores. 

    A alternativa correta é:
  • Questão 49349.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Ao trabalhar posicionamentos enunciativos do texto, tópico que consta da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), o professor deve estar ciente de algumas condições de aprendizado. De acordo com as orientações do Centro de Referência Virtual do Professor, criado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
  • Questão 47841.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • No fragmento Mas são pontuais. Ainda falta muito para termos embalagens mais inteligentes e funcionais em grande escala (Último parágrafo), a força argumentativa do texto está presente em: