Questões de Concursos Professor de Educação Básica

Resolva Questões de Concursos Professor de Educação Básica Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 49347.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • O conceito de modalização deve ser bem estruturado junto à classe, variando as atividades e os exemplos, que devem ser sempre apresentados em enunciados e textos. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. O professor deve comparar critérios de classificação dos recursos de modalização do grupo ou turma com os critérios sistematizados por estudiosos e pesquisadores e apresentados.
    II. Os alunos devem ter acesso a listas prontas de modalizadores para memorizá-las.
    III. Em provas, o professor deve evitar questões apenas de classificação dos recursos de modalização, preferindo aquelas que avaliem a compreensão do texto pelo aluno e aquelas em que ele faça uso consciente de algum recurso para modalizar textos. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 2 - Questão 49323.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • O sentido do ensino e da aprendizagem impõe a ampliação de horizontes, de forma a reconhecer as dimensões estéticas e éticas da atividade humana de linguagem. Sobre as diretrizes norteadoras para o ensino de Língua Portuguesa que constam da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. Preparar o aluno para a vida significa formar locutores/ autores e interlocutores capazes de usar a língua materna para compreender o que ouvem e leem e para se expressar em variedades e registros de linguagem pertinentes e adequados a diferentes situações comunicativas.
    II. O aluno deverá ter acesso à diversidade de usos da língua, em especial as variedades cultas e aos gêneros de discurso do dominio público que as exigem, condição necessária ao aprendizado permanente e a inserção social.
    III. É importante ter em mente que o aluno não domina nenhuma das variedades da língua e, portanto, o professor não deve partir dos conhecimentos intuitivos de falante da língua do aluno.

    Estão corretas as afirmativas:
  • 3 - Questão 49334.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • O Eixo Temático I - Gêneros e discursos da Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais envolve o estudo do contexto de produção, circulação e recepção de textos. Sobre o ensino desse tema, assinale a alternativa incorreta.
  • 4 - Questão 49343.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • A melhor maneira de desenvolver a competência e o gosto pela leitura literária é criar situações em que o aluno tenha oportunidade de interagir com o objeto que se quer que ele conheça e aprecie: o texto literário. Sobre o uso desse tipo de texto no ensino da língua portuguesa, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. O estudo das manifestações literárias pode contribuir significativamente para articular extemamente a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias com a área de Ciências Humanas, uma vez que favorece o desenvolvimento do eixo de Contextualização Sociocultural, previsto pelos PCN+.
    II. A construção de conceitos e o conhecimento de teorias acerca da literatura e do fazer literário se dão na relação passiva com o objeto de conhecimento.
    III. Os textos literários oferecem oportunidade para a compreensão dos processos simbólicos historicamente contextualizados, bem como para a compreensão das identidades culturais nacionais e regionais e das circunstâncias históricas, sociológicas, antropológicas de sua formação.

    Estão corretas as afirmativas:
  • 5 - Questão 49328.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Sob a perspectiva da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) do Estado de Minas Gerais, as situações de ensino levam o aluno a rever o conceito de gramática. Com base no documento, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

    ( ) Considerando o fato de existirem diferentes práticas discursivas orais e escritas, variedades diversas de língua (dialetos e registros), cada qual com sua gramática e com suas situações de uso, a Língua Portuguesa não é uma só. 
    ( ) Como a língua é um fator de interação social, é preciso que a sala de aula seja um ambiente sem preconceitos e acolha os fatos linguísticos com o objetivo de análise e reflexão.
    ( ) A língua oral e a língua escrita são compartimentos estanques. 
    ( ) O aluno deve ter contato somente com gramática da língua padrão. 
    ( ) O aluno deve ter a oportunidade de observar os fatos linguísticos ocorrendo em situações concretas de comunicação.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • 6 - Questão 49346.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • No Eixo Temático I da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), é previsto o estudo do tópico Modalização e argumentatividade. Sobre o ensino desse tema, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

    ( ) 0 estudo de recursos de modalização da língua não favorece a compreensão de enunciados e textos, mas sim o uso argumentativo que se pode fazer deles. 
    ( ) Modalização e a possibilidade de qualquer voz deixar no texto pistas de sua perspectiva diante de algum conteúdo temático, de suas intenções e grau de comprometimento com o que diz, o que, por sua vez, orienta o destinatário previsto na construção de um “retrato” da enunciação.
    ( ) 0 aluno deve compreender e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de modalização e argumentatividade em textos de diferentes gêneros. 
    ( )A maneira como o locutor pronuncia as palavras e os enunciados não é índice de modalização. 
    ( ) Na língua escrita, para obter efeitos de sentido similares aos prosódicos, usamos marcações gráficas: sinais de pontuação, aspas, negritos e itálicos, variação de fonte ou tipo de letra, de tamanho ou corpo da fonte etc. 

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • 7 - Questão 49314.   Matemática - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • A(-3,4); B(1,3)e C(3,5) são vértices de um triângulo ABC e D(3,-4); E(-1,-3) e F(-3,-5) são vértices de um triângulo DEF. Nessas condições, o triângulo ABC em relação ao triângulo DEF é:
  • 8 - Questão 49317.   Matemática - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • A expressão algébrica que representa o perímetro de um retângulo qualquer é dada por P= 2.(X+Y), onde X representa a medida do comprimento e Y representa a medida da largura do retângulo. Se num retângulo o perímetro mede 54 cm e a largura mede 3 unidades a menos que o comprimento, então a soma dos algarismos do número que representa a medida do comprimento desse retângulo é igual a:
  • 9 - Questão 47864.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Em relação aos fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
  • 10 - Questão 49345.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Para o ensino das vozes do texto, o Centro de Referência Virtual do Professor, criado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, propõe atividades como identificar vozes locutoras no texto e seus respectivos alocutários. Em relação às atividades propostas, assinale a alternativa incorreta.