Questões de Professor de Educação Física Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Professor de Educação Física com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 28746. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, Ensino Superior, 2014

Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que apresenta o conteúdo que NÃO deve ser trabalhado no ensino da educação física no 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

2Questão 472940. Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE, 2012

A participação em atividade física regular e a orientação alimentar são usualmente recomendadas na ação contra a obesidade infantil, para que auxiliem a criança a desenvolver um estilo de vida mais saudável e ativo. A(s) base(s) de tais recomendações preceitua(m) que

os transtornos alimentares estão relacionados com a anorexia e a bulimia, conforme comprovam pesquisas acerca de distúrbios decorrentes da obesidade em crianças.

3Questão 471855. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN, 2013

“Propõe olhar para as práticas constitutivas da cultura corporal, como práticas sociais, ou seja, produzidas pela ação (trabalho) humana com vistas a atender determinadas necessidades sociais. Dessa forma, as atividades corporais, esportivas ou não, componentes da nossa cultura corporal, são vivenciadas – tanto naquilo que possuem de fazer corporal, quanto na necessidade de se refletir sobre o significado/sentido desse mesmo fazer.” Trata-se da abordagem pedagógica denominada

4Questão 473309. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2012

De acordo com Soler, em Educação Física Escolar, o principal desafio da escola inclusiva é:

5Questão 474174. Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

O esporte pode ser conceituado como uma atividade ou prática competitiva, institucionalizada, que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos cuja participação é motivada pela combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. Entre os diversos critérios para classificação dos esportes, situam-se se a prática individual e coletiva se existe ou não relação com companheiros e se existe ou não interação direta com o adversário. Desta forma, analise as afirmações acerca da classificação dos esportes:

I. Esportes individuais em que não há interação com o oponente: são atividades que requerem a colaboração de dois ou mais atletas, mas que não implicam a interferência do adversário na atuação motora. É exemplo de esporte nesta classificação a Natação.

II. Esportes coletivos em que não há interação com o oponente: são atividades motoras em que a atuação do sujeito não é condicionada diretamente pela necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente. É exemplo de esporte nesta classificação o Ginástica rítmica desportiva coletiva.

III. Esportes individuais em que há interação com o oponente: são aqueles em que os sujeitos se enfrentam diretamente, tentando em cada ato alcançar os objetivos do jogo evitando concomitantemente que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro. É exemplo de esporte nesta classificação o Tênis.

IV. Esportes coletivos em que há interação com o oponente: são atividades nas quais os sujeitos, colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, se enfrentam diretamente com a equipe adversária, tentando em cada ato atingir os objetivos do jogo, evitando ao mesmo tempo que os adversários o façam. É exemplo de esporte nesta classificação o Futebol.

De acordo com Ramirez (2007) estão corretas as afirmativas:

6Questão 472508. Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO, 2009

Um programa corporativo voltado para o bem-estar de funcionários, segundo Chiavenato (2004), deve ser composto por 3 (três) dimensões interdependentes. São elas

7Questão 473241. Educação Física, Professor de Educação Física, Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência AVAPE SP, CONSULPLAN, 2013

A busca por uma estratégia metodológica, que possa dar conta das novas necessidades educacionais, é uma constante. Em relação à educação física, têm-se os trabalhos desenvolvidos por Ghiraldelli Jr. (1989) que, a partir de um levantamento histórico, destaca cinco tendências da educação física brasileira, a saber,

8Questão 474277. Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC, 2016

O atual debate a respeito da educação indica que o currículo incide nos processos de constituição da identidade dos sujeitos. Como elemento da história da educação, a Educação Física, ao longo de sua trajetória, veiculou conhecimentos em seu currículo necessários para a constituição de identidades imprescindíveis aos projetos políticos organizados pelo Estado. Diante disso, o currículo

9Questão 473331. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN, 2013

As regras oficiais do voleibol definem que

I. o primeiro saque do primeiro set, bem como o do set decisivo, é executado pela equipe determinada pela decisão do árbitro;

II. os jogadores devem seguir a ordem de saque registrada na folha de formação.

III. a bola deverá ser golpeada com uma mão ou qualquer parte do braço depois de ser solta ou lançada para cima pela mão;

IV. o segundo árbitro autoriza o saque após ter verificado que as duas equipes estão prontas para jogar e que o sacador está na posse de bola.

Estão corretas as afirmativas

10Questão 472918. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC, 2015

Na transição do repouso para o exercício físico, alguns ajustes são processados no nosso organismo de modo a permitir a execução da tarefa pretendida. Acerca do assunto abordado, é CORRETO afirmar: