Questões de Concursos - Professor de Ensino Infantil e Fundamental - Exercícios com Gabarito

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Tratar da participação da família no projeto político-pedagógico significa explicitar maneiras de a família participar efetivamente da instituição. Em relação à parceria escola-família/comunidade, leia as afirmações a seguir:

I. É necessário assegurar o estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantem a gestão democrática.

II. Cabe a instituição considerar e valorizar os saberes da comunidade, possibilitando às crianças a construção do sentimento de pertencimento a uma comunidade próxima que as reconhece e as protege.

III. É fundamental que se tenha em mente que, ao chegar à instituição, as crianças já trazem uma história de vida construída na família, na comunidade em que estão inseridas, mas que a responsabilidade do processo educativo delas é da escola.

IV. Além das trocas de informações entre a instituição e as famílias a respeito dos processos de cuidar e educar as crianças, é fundamental que as famílias compartilhem e discutam suas expectativas, dificuldades e críticas em relação ao trabalho e que participem da construção do projeto político-pedagógico.

De acordo com a descrição, são corretas APENAS as ações:

Em relação ao conceito de currículo, analise as proposições seguintes em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:

I. ( ) O currículo é um veículo que transporta algo a ser transmitido e absorvido.

II. ( ) O currículo é um conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes.

III. ( ) Currículo associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos sem intenções educativas.

IV. ( ) O currículo é um dispositivo de grande efeito no processo de construção da identidade do(a) estudante.

Assinale a sequência CORRETA:

No artigo “O que é básico na Educação básica? Contribuições para o debate sobre o papel da escola na vida social e na cultura” de Sonia Kramer, a autora faz uma analogia da cultura com o ar: “(... Quero falar de cultura como do ar que respiramos. E abordo, em relação ao tema cultura, dois aspectos: um relativo a tradições culturais, costumes e valores dos diferentes grupos, suas trajetórias, suas experiências, seu saber; outro referente ao acervo de conhecimentos culturais disponíveis a cada momento da história de uma dada sociedade, um povo, um país.”

I. No primeiro caso, temos uma imensa pluralidade de experiências possíveis, de valores e saberes: na dança e na música (priorizando as clássicas e populares em detrimento ao funk e pagode); na produção de objetos; nas comemorações civis e religiosas; nos modos de cuidar das crianças, da terra, dos alimentos, das vestimentas; nas trajetórias contadas, experiências sofridas, etc.

II. O segundo aspecto trata-se do acervo cultural acumulado, uma espécie de outra camada de ar que a gente respira e que se encontra disponível na literatura (nos seus mais diversos gêneros) no cinema, na música, na fotografia, no teatro, na pintura, na escultura, na poesia, nos museus, na arquitetura, etc.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:

Os primeiros questionamentos filosóficos sobre “o que é a criança” e qual o melhor meio para educá-las nasceram e desenvolveram-se na Grécia, principalmente com Platão e Aristóteles. O psicólogo suíço Jean Piaget (1896 – 1980) é responsável por uma grande revolução acerca dos estudos referentes à criança.

I. Para o pesquisador, o homem é o sujeito da sua ação sobre o meio, ou seja, a compreensão da realidade, o desenvolvimento do raciocínio lógico-formal dá-se no indivíduo através de uma sucessão progressiva de momentos de maturação deste indivíduo em relação com o ambiente.

II. Segundo essa teoria, a vida é um processo de maturação contínua, ou seja, uma sucessão de momentos inter-relacionados. Diante deste processo, a criança é vista como um adulto pré-formado, que já traz em si a possibilidade de seu crescimento intelectual. A criança não é um resultado do meio, mas sim de sua própria razão, que já nasce com ela e precisa ser desenvolvida.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:

Em relação às reuniões pedagógicas, avalie a organização delas nas seguintes instituições:

I. Na escola X as reuniões pedagógicas ocorrem periodicamente e sempre por área, a fim de que o trabalho fique mais articulado. O grupo tem consciência de que deve-se evitar a fragmentação.

II. A escola Y, a fim de garantir o vigor das reuniões e qualificar o trabalho coletivo, sistematiza as reflexões manifestadas através do registro. O grupo tem consciência de que na ausência do registro não se avança, volta-se sempre às mesmas questões.

III. A escola W sempre organiza as reuniões de forma que em uma semana a responsabilidade é da direção, em outra da supervisão, em outra dos professores, etc. O grupo tem consciência da importância de buscar textos para a reunião e dinâmicas diversificadas, independente de qualquer vínculo com a caminhada que o coletivo vem fazendo.

A respeito das reuniões pedagógicas, assinale a opção CORRETA: