Questões de Concursos Professor de Ensino Religioso

Resolva Questões de Concursos Professor de Ensino Religioso Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 49295.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017
  • A respeito do caráter não obrigatório do Ensino Religioso, a Constituição Federal (Artigo 210, parágrafo 1º) e a Constituição Estadual (Artigo 200, parágrafo único) determinam igualmente: 

    I. Determinação federal: “O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental” (CF, Artigo 210, parágrafo 1º).
    II. Determinação estadual: Em âmbito estadual, esse dispositivo constitucional é regulamentado, atualmente, pela Secretaria da Educação, através da Resolução nº 08 de 26 de janeiro de 2000, que “Dispõe sobre a Organização do Ensino nas Escolas Estaduais e dá Outras Providências”:

    Assinale a alternativa correta:
  • Questão 49305.   Matemática - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017
  • As coordenadas dos vértices de um triângulo ABC, cuja reflexão pelo eixo das ordenadas é o triângulo DEF de vértices D (-2,4), E (3,5) e F (2,-1), é:
  • Questão 49304.   Matemática - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017
  • Com relação aos poliedros convexos é correto afirmar que:
  • Questão 49294.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017
  • Como decorrência desta distinção de papéis e distribuição de responsabilidades, compete a essas instituições estaduais (MINAS GERAIS, 1997): Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

    I. Subsidiar as iniciativas de formação dos professores para o exercício da função em Ensino Religioso, com recursos técnicos e financeiros, incluindo os processos de sua liberação e administração consequente.
    II. Garantir os direitos do professor de Ensino Religioso, dispensando-lhe o mesmo tratamento dado aos demais Professores como Profissionais da Educação.
    III. Fazer cumprir a programação estabelecida para o Ensino Religioso, em comum acordo com as partes envolvidas nesse processo após a sua efetivação.
    IV. Fazer cumprir os princípios e critérios mínimos para o cumprimento do que determina a confissão religiosa majoritária, no que se refere ao Ensino Religioso, nas escolas da rede estadual de ensino.

    Assinale a alternativa correta.
  • Questão 49298.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017
  • O Ensino Religioso, na Constituição de 1988 no seu art 210, volta ao âmbito da responsabilidade do Estado, de onde havia se apartado, desde 1889. Sobre a legitimação constitucional do ensino religioso, assinale a alternativa correta:
  • Questão 49289.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017
  • A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 1891 apresentava, em seu preâmbulo, os fins para os quais fora criada: “deixar claro que a lei fundamental era obra do povo brasileiro em seu conjunto, sem distinção de Estados”. Sob o influxo do Positivismo, foi implementado o novo regime político, o qual confirmou a separação entre a Igreja Católica e o Estado. Sobre esse tema questão, assinale alternativa que apresenta a afirmativa errada.
  • Questão 49302.   Direitos Humanos - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017
  • Assinale a alternativa correta que reproduz, com fidelidade exata, um dispositivo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • Questão 49308.   Matemática - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017
  • Um número X é composto por 4 algarismos, sendo o da centena igual ao dobro do algarismo da unidade e o algarismo da dezena igual ao triplo do algarismo restante. Se a soma dos algarismos do número X é igual a 14, então a soma do algarismo da unidade com o algarismo da dezena é igual a: