Questões de Concursos Professor de Língua Portuguesa

Resolva Questões de Concursos Professor de Língua Portuguesa Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 7484.   Informática - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - SEDUC AM - CESPE - 2011
  • Acerca de conceitos e modos de utilização de aplicativos do ambiente Microsoft Office, julgue os itens a seguir.

    No Word 2007, com recurso disponível no grupo Citações e Bibliografia, que é parte da guia Referências, é possível pesquisar um banco de dados de bibliotecas em busca de correspondências de um tópico específico na coleção dessa biblioteca.
  • 3 - Questão 28924.   Português - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Belo Horizonte MG - GESTÃO CONCURSO - 2015
  • A alternativa em que NÃO há erro de grafia é:
  • 4 - Questão 7491.   Informática - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - SEDUC AM - CESPE - 2011
  • No que diz respeito a conceitos de organização, de segurança e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, julgue os itens subsecutivos.

    Os arquivos armazenados em um computador possuem extensões que indicam o programa que os manipula.
  • 5 - Questão 28916.   Português - Figuras de Linguagem - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Belo Horizonte MG - GESTÃO CONCURSO - 2015
  • Cidade Maravilhosa?

          Os camelôs são pais de famílias bem pobres, e, então, merecem nossa simpatia e nosso carinho; logo eles se multiplicam por 1000. Aqui em frente à minha casa, na Praça General Osório, existe há muito tempo a feira hippie. Artistas e artesãos expõem ali aos domingos e vendem suas coisas. Uma feira um tanto organizada demais: sempre os mesmos artistas mostrando coisas quase sempre sem interesse. Sempre achei que deveria haver um canto em que qualquer artista pudesse vender um quadro; qualquer artista ou mesmo qualquer pessoa, sem alvarás nem licenças. Enfim, o fato é que a feira funcionava, muita gente comprava coisas – tudo bem. Pois de repente, de um lado e outro, na Rua Visconde de Pirajá, apareceram barracas atravancando as calçadas, vendendo de tudo - roupas, louças, frutas, miudezas, brinquedos, objetos usados, ampolas de óleo de bronzear, passarinhos, pipocas, aspirinas, sorvetes, canivetes. E as praias foram invadidas por 1000 vendedores. Na rua e na areia, uma orgia de cães. Nunca vi tantos cães no Rio, e presumo que muita gente anda com eles para se defender de assaltantes. O resultado é uma sujeira múltipla, que exige cuidado do pedestre para não pisar naquelas coisas. E aquelas coisas secam, viram poeira, unem-se a cascas de frutas podres e dejetos de toda ordem, e restos de peixes da feira das terças, e folhas, e cusparadas, e jornais velhos; uma poeira dos três reinos da natureza e de todas as servidões humanas.
          Ah, se venta um pouco o noroeste, logo ela vai-se elevar, essa poeira, girando no ar, entrar em nosso pulmão numa lufada de ar quente. Antigamente a gente fugia para a praia, para o mar. Agora há gente demais, a praia está excessivamente cheia. Está bem, está bem, o mar, o mar é do povo, como a praça é do condor – mas podia haver menos cães e bolas e pranchas e barcos e camelôs e ratos de praia e assaltantes que trabalham até dentro d’água, com um canivete na barriga alheia, e sujeitos que carregam caixas de isopor e anunciam sorvetes e, quando o inocente cidadão pede picolé de manga, eis que ele abre a caixa e de lá puxa a arma. Cada dia inventam um golpe novo: a juventude é muito criativa, e os assaltantes são quase sempre muito jovens.

    Rubem Braga 

    O termo destacado é um recurso textual endofórico, EXCETO em:
  • 6 - Questão 27217.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Angra dos Reis RJ - CEPERJ - 2008
  • Hoffmann afirma que há, por parte dos professores, o uso equivocado dos testes, principalmente considerando-se que a sua finalidade mais importante, na escola, deve ser:
  • 8 - Questão 28919.   Português - Funções da Linguagem - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Belo Horizonte MG - GESTÃO CONCURSO - 2015
  • Tendo em vista que os gêneros textuais são classificados tipologicamente em razão da predominância, relacione a 2ª coluna de acordo com as capacidades de linguagem apresentadas na 1ª coluna: 

    1ª COLUNA 

    (1) NARRAR 
    (2) ARGUMENTAR 
    (3) EXPOR 
    (4) DESCREVER

    2ª COLUNA 

    ( ) Carta do leitor
    ( ) Conto parodiado
    ( ) Conferência
    ( ) Debate regrado
    ( ) Instruções de montagem
    ( ) Tomada de notas 

    A sequência numérica que classifica CORRETAMENTE os gêneros textuais, de cima para baixo, é:
  • 9 - Questão 28923.   Português - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Belo Horizonte MG - GESTÃO CONCURSO - 2015
  • A norma culta foi respeitada, EXCETO em:
  • 10 - Questão 29098.   Português - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FUMARC - 2011
  • Considerando, na perspectiva da regência, as sequências:

    I. O mendigo afirmou várias vezes de que seria acolhido pela senhora.
    II. Respondi todas as suas perguntas ontem mesmo.
    III Assisti ao filme pela televisão.

    IV. Simpatizei-me com ela à primeira vista.

    É CORRETO afirmar que: