Questões de Concursos Psicólogo

Resolva Questões de Concursos Psicólogo Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 47391.   Psicologia - Psicopatologia - Nível Superior - Psicólogo - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016
  • Assinale a opção CORRETA.
  • 2 - Questão 20646.   Atualidades - Nível Superior - Psicólogo - CASAN - FEPESE - 2011
  • A morte de um tunisiano de 26 anos, um verdureiro que ateou fogo ao próprio corpo, desencadeou uma série de protestos por diversos países do norte da África e Oriente Médio.

    Assinale a alternativa que identifica uma importante razão desses protestos.
  • 3 - Questão 40606.   Português - Nível Superior - Psicólogo - FUNASE - UPENET - 2013
  • A ADOLESCÊNCIA E AS DROGAS

    -Os traficantes entram em nossas casas porque encontram portas abertas. E seduzem nossos filhos porque eles têm crescido fracos e sem qualquer esperança.

    Temos muitas dúvidas a respeito de quase todas as coisas que nos são importantes Mas também temos algumas certezas. Elas derivam da observação dos fatos, especialmente daqueles que são indiscutíveis, que não deixam margem para interpretações variadas. Uma dessas certezas tem a ver com o uso de drogas: praticamente todas as pessoas viciadas começaram a usar algum tipo de droga nos primeiros anos da adolescência, entre os 13 e os 17 anos de idade. Isso é válido para o uso de drogas pesadas, mas igualmente acontece com a iniciação ao uso do cigarro normal que, mesmo provocando poucos efeitos psicológicos, determina forte inclinação para a dependência.

    Outra certeza que temos é a necessidade urgente de compreendermos melhor o que se passa na cabeça dos nossos jovens, para que possamos impedir que persista a tendência atual, que é a do uso de drogas por um número cada vez maior de pessoas, e que ela venha a envolver praticamente toda a juventude do nosso país. Teremos que providenciar novas atitudes dos pais e da sociedade, especialmente se isso puder ajudar nossas crianças a crescerem com mais força e determinação pessoal.

    Sim, porque é fácil colocar toda a culpa do problema das drogas nos traficantes e em outros delinquentes que fazem fortuna com esse comércio. A verdade é que eles entram nas nossas casas porque encontram portas abertas. E eles seduzem nossos filhos porque eles têm crescido fracos e sem esperanças.

    Disponível em: www.somostodosum.ig.com.br
  • Após preencher a lacuna com a letra correta nos termos entre parênteses, você perceberá que, em uma delas, não há correspondência de grafia entre o termo sublinhado e o termo entre parênteses. Assinale a alternativa que indica essa NÃO correspondência.
  • 4 - Questão 47368.   Informática - Nível Superior - Psicólogo - JUCEPE - UPENET - 2012
  • No Microsoft Excel, a opção “Colar especial" permite que seja colada, especificamente, apenas uma característica das células de origem. Qual das alternativas abaixo descreve uma característica que NÃO pode ser escolhida pelo usuário na opção “Colar especial"?
  • 5 - Questão 47393.   Psicologia - Psicopatologia - Nível Superior - Psicólogo - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016
  • Complete a segunda coluna de acordo com a primeira.
     
    (1) Transtorno de ansiedade generalizada
    (2) Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
    (3) Fobia social
    (4) Transtorno de ansiedade de separação
     
     
    ( ) Medo persistente e intenso de situações em que a pessoa julga estar exposta à avaliação de outros, ou se comportar de maneira humilhante ou vergonhosa.
    ( ) Caracterizado(a) por ansiedade excessiva em relação ao afastamento dos pais ou seus substitutos, não adequada ao nível de desenvolvimento, que persiste por, no mínimo, quatro semanas, causando sofrimento intenso e prejuízos significativos em diferentes áreas da vida da criança ou adolescente.
    ( ) A pessoa acometida dessa psicopatologia está sempre muito preocupada com o julgamento de terceiros em relação a seu desempenho em diferentes áreas e necessita exageradamente que lhe renove a confiança, que a tranquilize. Apresenta dificuldade para relaxar, queixas somáticas sem causa aparente e sinais de hiperatividade autonômica (ex. palidez, sudorese, taquipnéia, tensão muscular e vigilância aumentada).
    ( ) Em consequência à exposição a um acontecimento que ameace a integridade ou a vida, nas pessoas com essa psicopatologia são observadas alterações importantes no seu comportamento, como inibição excessiva ou desinibição, agitação e reatividade emocional aumentada, hipervigilância, além de pensamentos obsessivos com conteúdo relacionado à vivência traumática (em vigília e em pesadelos durante o sono). Também é observado comportamento de evitar estímulos associados ao evento traumático.
     
    A opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  • 6 - Questão 43870.   Informática - Nível Superior - Psicólogo - FUNTELPA - IDECAN - 2010
  • Sobre a utilização de teclas de atalho no sistema operacional Windows XP (configuração padrão), analise:

    I. Windows + E – Abre o Windows Explorer.
    II. Ctrl + T – Seleciona todos os arquivos e pastas de um diretório.
    III. Ctrl + I – Imprime um arquivo selecionado.
    IV. Alt + F4 – Fecha o item ou programa ativo.

    Estão corretas apenas as afirmativas:
  • 7 - Questão 40584.   Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - FUNASE - UPENET - 2013
  • Entre os direitos fundamentais da criança e do adolescente, tal qual exposto no ECA, tem-se o de convivência familiar. Assim, em função desse direito, e considerando, no âmbito da psicologia, o conceito de família, assinale a alternativa INCORRETA.
  • 8 - Questão 47335.   Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - JUCEPE - UPENET - 2012
  • Observe a seguinte descrição: “Intensas alterações da psicomotricidade, entre as quais: imobilidade quase completa, atividade motora excessiva, negativismo extremo, mutismo, estereotipias, ecolalia ou ecopraxia, obediência ou imitação automática. A imobilidade motora pode se apresentar como estupor ou ainda por catalepsia. Impõe-se aqui o diagnóstico diferencial cuidadoso, com um quadro induzido por condição médica geral (por exemplo, encefalopatia hepática), por drogas ou medicamentos e com casos graves de evolução esquizofrênica. As facilidades de diagnóstico e de tratamento desfavorecem a progressão a essas formas mais graves, que em passado recente (particularmente antes da introdução do eletrochoque) ameaçavam a vida dos pacientes" (adaptado de Porto, 2002).

    Assinale a alternativa que identifica, CORRETAMENTE, o transtorno clínico descrito. 
  • 9 - Questão 29959.   Direito Sanitário - Nível Superior - Psicólogo - Consurge MG - GESTÃO CONCURSO - 2016
  • Assinale a alternativa que apresenta o problema-alvo da Política Nacional de Humanização da Atenção.
  • 10 - Questão 51881.   Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - Prefeitura de Catende PE - ASPERHS - 2010
  • Na psicoterapia psicodinâmica no tratamento dos transtornos alimentares; De forma mais sistemática Fallon & Bunce, sugerem alguns objetivos terapêuticos a ser alcançados em dois tempos do tratamento, a curto e longo prazo, onde o de curto prazo inclui, EXCETO: