Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva Questões de Concursos Psicopedagogo Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 28700 - Psicologia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • As provas de Diagnóstico Operatório constituem, ainda hoje, um dos instrumentos mais utilizados como ferramenta auxiliar na elaboração de diagnósticos psicopedagógicos. Elas apresentam como base as estruturas operatórias próprias de cada etapa do desenvolvimento humano.

    Assim, é correto dizer que elas avaliam:
  • 2 - Questão 28699 - Psicologia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • No processo de desenvolvimento humano, sabemos que a família exerce uma função primordial no processo de aprendizagem. No trabalho psicopedagógico, é fundamental que o psicopedagogo conheça algumas características importantes do sistema familiar de seu cliente. Dentre eles podemos citar: ______________, que estabelece como se dá a tomada de decisão na família; _____________, que determinam as fronteiras dos possíveis; _______________ que estabelece qual o nível de discurso existente no âmbito interfamiliar.

    As lacunas são corretamente preenchidas por:
  • 3 - Questão 28698 - Psicologia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • O desenvolvimento e o crescimento do ser humano começam no momento da fecundação. É a partir desse momento que a hereditariedade começa a exercer sua influência, pois ela significa a transmissão das características da espécie e, em particular de certas características individuais dos pais aos filhos.

    No entanto o indivíduo, ao nascer, não tem ainda condições de ter suas células nervosas em funcionamento e necessitará dos dois processos a seguir para que isso ocorra: 
  • 4 - Questão 28697 - Psicologia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) é um instrumento inspirado na psicologia social de Pichon-Rivière, nos postulados da psicanálise e no método clínico da escola de Genebra. Foi idealizada por Jorge Visca e é um instrumento de uso simples que avalia a aprendizagem em uma entrevista. É a partir da análise desses aspectos, que seu idealizador propõe que se trace o primeiro sistema de hipóteses para continuação do diagnóstico.

    Assinale abaixo o único aspecto que NÃO precisa ser levado em conta pelo psicopedagogo durante a realização da sessão de EOCA:
  • 5 - Questão 28690 - Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • A concepção de conhecimento presente na metodologia expositiva é aquela em que o aluno é visto como uma tábula rasa, na qual, desde que ele preste atenção e o discurso seja claro e lógico, o professor conseguirá transferir o saber para o cérebro do aluno.

    Essa visão de educação tem seu fundamento na seguinte concepção filosófica:
  • 6 - Questão 28689 - Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • As conquistas da classe trabalhadora, tanto nas relações de trabalho, como no acesso à escola, não resultam da simples existência das contradições, nem representam um avanço apenas resultante do aproveitamento das brechas deixadas pela burguesia. Elas resultam, sobretudo, da organização da classe trabalhadora na luta por seus interesses.

    Nesse sentido, a discussão final do trabalho da escola sobre a dimensão política e técnica da prática educativa deve se articular: 
  • 7 - Questão 28691 - Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • Na relação da Escola com a sociedade, compreende-se a educação como a alavanca do desenvolvimento e do progresso. Uma frase-resumo desse entendimento pode ser: “O Brasil é um país atrasado porque a ele falta Educação; se dermos Educação a todos os brasileiros, o país sairá do subdesenvolvimento”. 

    Refletindo sobre esses dados, é correto concluir que essa concepção:
  • 8 - Questão 28692 - Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • A implementação do sistema de ciclos no currículo escolar veio exigir um maior envolvimento de todos os que conduzem o dia-a-dia da escola e sua relação com o processo ensino-aprendizagem e, em especial, do professor e dos pais.

    Entre outras vantagens que a adoção do sistema de ciclos trouxe, uma se destaca na lógica da avaliação e do desenvolvimento, a saber:
  • 10 - Questão 28696 - Psicologia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • O objetivo da anamnese em um trabalho psicopedagógico é conhecer a história de vida da pessoa em avaliação. Esse importantíssimo instrumento possibilita dimensionar passado, presente e futuro do cliente, e por isso é muito importante que o psicopedagogo realize o seu trabalho de investigação considerando todas as situações vivencias, muito alem das causas da queixa inicial.

    Assim sendo, assinale abaixo, a alternativa que NÃO é correta em se tratando de uma anamnese psicopedagógica: