Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva Questões de Concursos Psicopedagogo Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 28691.   Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • Na relação da Escola com a sociedade, compreende-se a educação como a alavanca do desenvolvimento e do progresso. Uma frase-resumo desse entendimento pode ser: “O Brasil é um país atrasado porque a ele falta Educação; se dermos Educação a todos os brasileiros, o país sairá do subdesenvolvimento”. 

    Refletindo sobre esses dados, é correto concluir que essa concepção:
  • 3 - Questão 28693.   Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • Gerir uma escola reflexiva é gerir uma escola com projeto. Nesse sentido, a escola reflexiva tem a capacidade de se pensar para se projetar e desenvolver.

    Dentre as variáveis que sintetizam o que vem a se constituir em uma escola reflexiva, podem ser citadas as seguintes, EXCETO:
  • 4 - Questão 28700.   Psicologia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • As provas de Diagnóstico Operatório constituem, ainda hoje, um dos instrumentos mais utilizados como ferramenta auxiliar na elaboração de diagnósticos psicopedagógicos. Elas apresentam como base as estruturas operatórias próprias de cada etapa do desenvolvimento humano.

    Assim, é correto dizer que elas avaliam:
  • 5 - Questão 28692.   Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • A implementação do sistema de ciclos no currículo escolar veio exigir um maior envolvimento de todos os que conduzem o dia-a-dia da escola e sua relação com o processo ensino-aprendizagem e, em especial, do professor e dos pais.

    Entre outras vantagens que a adoção do sistema de ciclos trouxe, uma se destaca na lógica da avaliação e do desenvolvimento, a saber:
  • 6 - Questão 28695.   Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • São práticas que podem ser desenvolvidas para a construção de uma escola pluralista, autônoma e competente, que articule a diversidade cultural dos alunos com seus próprios itinerários educativos, EXCETO:
  • 7 - Questão 28698.   Psicologia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • O desenvolvimento e o crescimento do ser humano começam no momento da fecundação. É a partir desse momento que a hereditariedade começa a exercer sua influência, pois ela significa a transmissão das características da espécie e, em particular de certas características individuais dos pais aos filhos.

    No entanto o indivíduo, ao nascer, não tem ainda condições de ter suas células nervosas em funcionamento e necessitará dos dois processos a seguir para que isso ocorra: 
  • 8 - Questão 28697.   Psicologia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) é um instrumento inspirado na psicologia social de Pichon-Rivière, nos postulados da psicanálise e no método clínico da escola de Genebra. Foi idealizada por Jorge Visca e é um instrumento de uso simples que avalia a aprendizagem em uma entrevista. É a partir da análise desses aspectos, que seu idealizador propõe que se trace o primeiro sistema de hipóteses para continuação do diagnóstico.

    Assinale abaixo o único aspecto que NÃO precisa ser levado em conta pelo psicopedagogo durante a realização da sessão de EOCA:
  • 9 - Questão 28702.   Psicologia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • Diferentemente de Piaget, que supõe ________ como um princípio básico para explicar ________, Vygotsky parte da premissa de que esse desenvolvimento deve ser entendido com referência ao contexto social e cultural (microescala) no qual ocorre. Ou seja, os processos __________ (pensamento, linguagem, comportamento volitivo, atenção consciente,memória voluntária, etc) têm origem em processos ________.

    As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por:
  • 10 - Questão 28689.   Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • As conquistas da classe trabalhadora, tanto nas relações de trabalho, como no acesso à escola, não resultam da simples existência das contradições, nem representam um avanço apenas resultante do aproveitamento das brechas deixadas pela burguesia. Elas resultam, sobretudo, da organização da classe trabalhadora na luta por seus interesses.

    Nesse sentido, a discussão final do trabalho da escola sobre a dimensão política e técnica da prática educativa deve se articular: