← Início

Questões de Concursos - Químico Legal - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Químico Legal - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Durante os trabalhos periciais, em casos em que são encontradas manchas com suspeição de que se trate de sangue, as principais questões a serem respondidas pelos peritos estão relacionadas a saber se trata de sangue e, em caso positivo, se tal sangue é sangue humano. Abaixo está apresentada uma descrição de uma técnica relacionada a esse tipo de exame pericial. ?A primeira providência é saber se o material pesquisado é sangue. Podemos utilizar uma técnica muito simples. Após a técnica, e em caso positivo, observa-se a presença de cristais de forma rômbica, alongados, cor de chocolate, isolados ou em grupos, na forma de charutos ou rosetas, conforme as disposições em que se encontraram?.

Assinale a alternativa que contém a técnica à qual se refere a descrição acima.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto a seguir.

O método de Takayama é um exame realizado em amostra de sangue que se baseia na análise da formação ou não de cristais de ____________:

O luminol é uma substância fluorescente, de fórmula química C8H7N302, utilizada na pesquisa de cobre, ferro, peróxido e cianeto. Quando borrifado sobre uma superfície onde há partículas de sangue, o líquido reage com ____________ e produz um brilho verde-azulado quando ______________________, mesmo que o local tenha sido exaustivamente lavado.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas do texto acima.

Em relação ao processo da meiose, qual das subfases da prófase I está relacionada com a descrição abaixo.

?Os cromossomos já se encontram mais condensados e totalmente emparelhados, e o evento mais importante dessa fase é a permuta, o crossing-over, em que cromátides homólogas trocam pedaços equivalentes, resultando em uma nova combinação de genes dos pais.?

 A migração de íons em um campo elétrico é uma das características do fenômeno da eletroforese. Sobre a PAGE (eletroforese em gel de poliacrilamida), analise as afirmativas abaixo.

I. A eletroforese separa moléculas de acordo com a carga e o tamanho, que migram por um gel (agarose ou acrilamida) através de um potencial elétrico.

II. Na eletroforese, a mobilidade das moléculas pequenas é igual à das grandes com a mesma densidade de carga. Sendo definida essa mobilidade por um potencial elétrico que surge, levando as proteínas do polo negativo para o positivo.

III. As separações moleculares baseiam-se em efeitos de peneiramento (tamanho e forma) e na mobilidade eletroforética (carga elétrica).

IV. O PH no gel deve ser baixo o suficiente de forma que praticamente todas as proteínas tenham carga líquida negativa e movam-se em direção ao eletrodo positivo quando a voltagem é aplicada.

Assinale a alternativa correta.

A respeito dos microssatélites do tipo STR (do inglês short tandem repeats, repetições pequenas em tandem), analise as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:

I. Os sítios mais populares de STR para uso forense contêm repetições tetranucleotídicas.

II. A região de DNA contendo o STR é amplificada pela PCR (reação em cadeia pela polimerase), usando iniciadores que são complementares para uma única (não repetitiva) sequência flanqueando as repetições.

III. As sequências mais longas de DNA apresentam um grande grau de polimorfismo de comprimento na população humana.

Assinale a alternativa correta.

A IgA (imunoglobulina A) é sintetizada por plasmócitos frente a um estímulo específico. Analise os itens abaixo.

I. Neutralização de toxinas.

II. Efetiva principalmente contra bactérias gram-negativas.

III. Responsável pela defesa das mucosas.

IV. Responsável pela principal defesa no colostro.

Assinale a alternativa incorreta sobre a função e ação da IgA:

A respeito da reação em cadeia pela polimerase (PCR), analise as afirmativas abaixo.

I. PCR é um método usado para amplificar um DNA (ácido desoxirribonucleico) específico. Fazendo milhares de cópias do fragmento e podendo ser visualizado em um gel de agarose.

II. Na PCR, uma amostra de DNA é separada em fitas simples e incubada com DNA-polimerase, dNTP (desoxinucleotídio trifosfato) e quatro oligonucleotídeos iniciadores.

III. Os iniciadores conduzem a síntese de fitas complementares ao DNA-alvo pela DNA-polimerase.

Assinale a alternativa correta.

Analise as afirmativas abaixo que contém informações referentes a alguns tipos de genes.

I. Encontram-se localizados no cromossomo em uma região que aparentemente contém o gene para uma característica ou doença.

II. Têm a tendência de serem transmitidos juntos, pela meiose. Estes genes não estão livres de experimentar a distribuição independente.

III. Genes que codificam um RNA ou uma proteína cuja função é controlar a expressão de outros genes. Esses genes podem regular a transcrição de outros genes através da ligação dos seus produtos a determinados sítios no DNA, geralmente a montante do gene alvo.

Assinale a alternativa cuja sequência se relaciona, correta e respectivamente, com as informações I, II e III da tabela.

Os imunoensaios usam anticorpos, proteínas produzidas pelo sistema imune dos animais em resposta à introdução de corpos estranhos. Sobre o imunoensaio ELISA (imunoensaio enzimático).

Assinale a alternativa incorreta a respeito desse imonuensaio.