Questões de Residência Médica - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Residência Médica com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 58746 | Medicina, Eletrofisiologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Paciente de 23 anos de idade, sexo feminino, submetida intervenção percutânea para fechamento de CIA; sem outros antecedentes mórbidos. É admitida na UTI depois do procedimento que apresentou dificuldade técnica para aposição da prótese. O procedimento durou 6 horas e a paciente foi intubada devido ao desenvolvimento de choque. Exame físico de entrada evidenciava paciente chocada, taquicardia de QRS estreito com frequência ventricular de 160 bpm, perfusão periférica lentificada, pulsos periféricos impalpáveis, pulso carotídeo filiforme. PA 60X50 mmHg, ausculta pulmonar com murmúrio vesicular presente, ausculta cardíaca com bulhas hipofonéticas. Pupilas puntiformes pouco reagentes à luz. Hematoma na região femoral direita.

Qual o provável diagnóstico?

3 Questão 58761 | Medicina, Cardiologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Assinale a alternativa correta sobre a abordagem terapêutica da FA:

4 Questão 58662 | Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

A morfologia da hemácia auxilia no diagnóstico diferencial das anemias. Assinale a alternativa em que ambas as anemias são hipocrômica e microcítica:

5 Questão 58718 | Medicina, Medicina Intensiva, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Paciente admitido no pronto-socorro relatando quadro de tosse com expectoração amarelada e febre há 3 dias, apresenta-se hipotenso. Sobre a antibioticoterapia neste paciente, assinale a alternativa correta.

6 Questão 58725 | Medicina, Medicina Intensiva, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Paciente portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica queixa-se de febre e dor abdominal. Exame físico evidencia ascite volumosa, sendo optado por paracentese. A análise do liquido ascítico sugeriu o diagnóstico de peritonite bacteriana espontânea (PBE). Sobre este diagnóstico, assinale a alternativa correta.

8 Questão 58489 | Medicina, Infectologista, Residencia Médica, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

No que se refere a alterações nutricionais, julgue os itens subsequentes.

Considerando que a anemia por deficiência de ferro seja, do ponto de vista alimentar, o principal problema de saúde pública no mundo, a carne e o fígado de boi devem fazer parte da dieta da criança a partir dos nove meses de vida.

10 Questão 58701 | Medicina, Cirurgia da Mão, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Na artroplastia total do quadril, a via de acesso posterolateral fornece acesso restrito ao aspecto
';