Questões de Concursos Soldado do Corpo de Bombeiro

Resolva Questões de Concursos Soldado do Corpo de Bombeiro Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 42792.   Matemática - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  •      Nas operações de salvamento de vítimas de afogamento, nadadores de resgate necessitam saltar de um helicóptero diretamente na água. Em uma operação de salvamento, t segundos após o salto, h(t) = 20 - 5t2, em metros, descreve a altura em que se encontra o nadador de resgate acima da água no instante t; v(t) = -10t, em metros por segundo, descreve a velocidade do nadador em queda livre no instante t.

    No que se refere a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

    O valor absoluto da velocidade com que o nadador de resgate atinge a água é superior a 19 m/s.
  • 2 - Questão 42879.   Português - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar BA - FCC - 2012
  •        Desde o desenvolvimento da linguagem, há 5.000 anos, a espécie humana passou a ter seu caminho evolutivo dire­cionado pela cultura, cujos impulsos foram superando a limitação da biologia e os açoites da natureza. Foi pela capacidade de pensar e de se comunicar que a humanidade obteve os meios para escapar da fome e da morte prematura.
           O atual empuxo tecnológico se acelerou de tal forma que alguns felizardos com acesso a todos os recursos disponíveis na vanguarda dos avanços médicos, biológicos, tecnológicos e metabólicos podem realisticamente pensar em viver em boa saúde mental e física bem mais do que 100 anos. O prolon­gamento da vida saudável, em razão de uma velhice sem doen­ ças, já foi só um exercício de visionários. Hoje é um campo de pesquisa dos mais sérios e respeitados.
           Robert Fogel, o principal formulador do conceito da evolução tecnofísica, e outros estudiosos estão projetando os limites dessa fabulosa caminhada cultural na qualidade de vida dos seres humanos. Quando se dedicam a essa tarefa, os estu­diosos esbarram, em primeiro lugar, nas desigualdades de ren­da e de acesso às inovações. Fazem parte das conjecturas dos estudiosos a questão ambiental e a necessidade urgente de obtenção e popularização de novas formas de energia menos agressivas ao planeta.

                         (Adaptado de Revista Veja, 25 de abril de 2012 p 141)

    Q segmento cujo sentido está associado ao de cultura, empregado no texto, é:
  • 4 - Questão 43348.   Informática - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar PI - UESPI - 2014
  • Quanto aos conceitos básicos sobre os microcomputadores e sua operação em rede, assinale a alternativa correta.
  • 5 - Questão 42781.   Matemática - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar AP - FUNIVERSA - 2012
  • Uma bomba-d’água opera sob uma pressão de 12,0 Kgf/cm². O manual dessa bomba indica que a pressão máxima admissível na faixa de segurança de operação é de 15,0 Kgf/cm². Dessa forma, seria possível aumentar a pressão de operação da bomba, com segurança, em até
  • 6 - Questão 43000.   Português - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar MA - FGV - 2012
  • “Quanto mais a pena for rápida e próxima do delito, tanto mais justa e útil ela será” (C. Beccaria).

    Essas palavras apontam para uma crítica muito comum entre os brasileiros, que diz respeito à: 
  • 7 - Questão 43142.   Física - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar PE - UPENET - 2017
  • Para lançar um míssil horizontalmente em órbita circular rasante à superfície terrestre, considerando o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e o raio da Terra como igual a 6400 km, desprezando a resistência do ar, a velocidade de lançamento, em m/s, deve ser
  • 8 - Questão 43233.   Português - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar RO - FUNCAB - 2014
  • Leia o texto abaixo e responda à questão

    Funcionários exemplares

        Faz exatamente um ano que eles chegaram por ali, sob os olhares desconfiados de quem não via propósito em seu trabalho. Pior: muita gente achava que seriam um problema, não uma solução. Mas agora a equipe de falcões e gaviões do aeroporto internacional tem um número vistoso para exibir: de janeiro a abril de 2013, portanto, antes do início do serviço, foram registrados dezenove incidentes que envolveram aviões e pássaros como fragatas, quero-queros e urubus; neste ano, segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, nesse mesmo período de quatro meses o número de colisões baixou para seis. As aves de rapina estão aprovadas, e parecem valer os 18 000 reais que custam por mês à Infraero. “O resultado tem sido melhor que o observado quando usávamos carros com sirene a todo o volume ou mesmo fogos de artifício para afugentar os pássaros", diz Priscila Souza, diretora da área de meio ambiente do Galeão.
        O grupo, formado por doze animais, acaba de ter seu contrato renovado até agosto e segue espantando dos céus do aeroporto um sem-número de aves que podem se tornar um empecilho ou, mais do que isso, um perigo real para pousos e decolagens: às vezes, batem contra os vidros, obrigam a desvios de rota e são engolidas pelas turbinas de jatos. Por isso são empregados esses animais carnívoros, com poderosas garras e bico afiado, que não comem suas vítimas, apenas as capturam - as presas são catalogadas e transportadas para uma área distante, de características naturais parecidas.
        Sete gaviões e cinco falcões (que alcançam, como um carro de F1, 300 quilômetros por hora) são treinados por falcoeiros do Centro de Preservação de Aves de Rapina, empresa particular baiana que ganhou a licitação para prestar o serviço em 2013. Nos últimos anos, aeroportos de cidades como Belo Horizonte e Porto Alegre já contrataram trabalhos semelhantes, também com sucesso. Próximo de mangues e da Baía de Guanabara, as pistas de nosso movimentado aeroporto atraem bichos de toda sorte. Isso sem contar os lixões clandestinos no entorno, que também são foco de animais. Ou seja, no Rio a tarefa é redobrada. Contamos com eles.

    (Daniela Pessoa, Veja Rio, 4 de junho de 2014.)
  • Assinale a opção em que a concordância verbal está correta.
  • 9 - Questão 42814.   Química - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  •      Os fogos de artifício podem causar acidentes como incêndios, lesões corporais e até mesmo a morte de quem os usa ou observa. O principal componente desses artefatos é a pólvora negra, composta por enxofre, salitre e carvão em cuja combustão ocorre uma reação química que libera muita energia e que, por gerar grande quantidade de gases, é também expansiva e explosiva. A equação química não balanceada apresentada abaixo é uma representação simplificada dessa combustão.

    KNO3(s) + S(s) + C(s) → K2S(s) + N2(g) + CO2(g)

    Com base nas informações acima e na tabela periódica, incluída no final deste caderno de provas, julgue os itens a seguir.
  • Para gerar 1 mol de K2S é necessário pelo menos 1 mol de S, 3 mols de CO2 e 2 mols de KNO3, considerando-se um rendimento de 100% para a reação.
  • 10 - Questão 42731.   História - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar AP - FUNIVERSA - 2012
  • Especialmente entre 1890 e 1910, um produto de exportação alcançou extraordinário destaque na economia brasileira. Graças a ele, cidades como Manaus e Belém conheceram notável expansão urbana, passando a contar com iluminação pública, bondes elétricos e serviços de telefonia e de distribuição de água. Esse produto era