← Início

Questões de Provas - Técnico Bancário

Questões de Provas Gabaritadas e Comentadas - Técnico Bancário. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas com Gabarito. Acesse Grátis!


Com referência a arquitetura, protocolos e serviços de redes de comunicação, julgue os itens que se seguem. Uma das funções da camada de enlace é prover um canal livre de erros para a camada de rede.

Acerca dos contratos de câmbio, das taxas de câmbio, bem como do SISCOMEX, julgue os itens subsequentes.


Os contratos de câmbio destinados à contratação entre instituições financeiras do SFN não incluem operações de arbitragem.

Tanto no mercado de capitais, com a negociação de títulos e valores mobiliários, em especial ações, debêntures e commercial papers, quanto no mercado de seguros e de previdência privada, há grande especialização e, em geral, os agentes operadores participantes têm perfil de atuação bastante específico. Acerca desse assunto, julgue os itens de 79 a 85.


Os títulos de capitalização diferem das demais aplicações financeiras porque, geralmente, oferecem prêmios, por intermédio de sorteios, algumas vezes confundindo-se com uma espécie de loteria.

No que se refere aos princípios constitucionais da administração pública e à Lei Complementar n.º 7/1970, julgue os próximos itens.

Dado o princípio da eficiência, expressamente previsto na Constituição Federal, exigem-se, no âmbito da administração pública, planejamento, definição de necessidades e a indicação das melhores soluções para o atendimento das necessidades definidas.

As reformas de 1964 introduzidas no SFN, cujo modelo foi inspirado pelo sistema norte-americano, priorizavam a especialização das instituições. No entanto, ao longo do tempo, surgiram os grandes conglomerados financeiros, incorporando atividades antes restritas aos agentes especializados. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.


O banco de desenvolvimento (cujo controle é de um estado) e o banco comercial cooperativado (cujo controle é de cooperativas de crédito) devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima de capital fechado.

Julgue os itens subsequentes, relativos às características dos mercados primário e secundário de títulos e valores mobiliários.

A emissão de títulos públicos pelo Tesouro Nacional é uma operação de mercado primário; a compra e venda desses títulos pelo BCB, como medida de política monetária, é realizada no mercado secundário.

As instituições financeiras têm ofertado produtos e serviços para atender novas demandas conjunturais e sociais, os quais devem visar ao equilíbrio entre o retorno e o risco. Com relação aos produtos e serviços financeiros, julgue os itens consecutivos.


As instituições financeiras não podem cobrar tarifa de manutenção de contas de poupança independentemente do saldo ou de haver movimentação nos últimos seis meses.

Na contabilidade bancária brasileira, as contas de despesas de provisões operacionais têm por função registrar os encargos necessários à formação de provisões operacionais, retificadoras do ativo, que constituam despesa efetiva da instituição no período. Essas contas incluem

as provisões para arrendamento mercantil.

As debêntures

Julgue os itens que se seguem, referentes ao SPB.

Até 2002, o SPB não estava estruturado para que o BCB pudesse acompanhar as operações em tempo real, razão por que a autoridade monetária tinha de arcar com o risco de crédito em eventual inadimplência de alguma instituição.