Questões de Técnico de enfermagem - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Técnico de enfermagem com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 34482 | Raciocínio Lógico, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC, Ensino Médio, 2016

Dos 40 alunos de uma sala de aula, sabe-se que 24 deles gostam de Matemática, 26 deles gostam de Português, 4 deles não gostam nem de Português nem de Matemática. Desse modo, o total de alunos que gostam das duas disciplinas é:

2 Questão 44185 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC, Ensino Médio, 2013

A portaria MS nº 1.353, de 13.06.2011 aprovou o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos. Considerando essa legislação, a responsabilidade técnica pelo serviço de hemoterapia, deve ficar a cargo de:

3 Questão 362932 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Campinas SP, CETRO, 2012

Dois pacientes que estão acomodados no mesmo quarto estão sendo monitorados. Às 6h da manhã, a pressão deles é checada. O paciente A tem a pressão verificada a cada 50 minutos e o paciente B tem a pressão verificada a cada 45 minutos. Logo, a próxima vez que ambos terão a pressão verificada ao mesmo tempo será às

4 Questão 44208 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC, Ensino Médio, 2013

De acordo com a portaria n.º 2.048/MS, de 5/11/2002, os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel devem contar com equipe de profissionais oriundos da área da saúde e não oriundos da área da saúde. Assinale a alternativa correta:

5 Questão 53572 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFU MG, Ensino Médio, 2018

Sobre as ações de saúde da mulher, analise as afirmações abaixo.

I. ( ) Os altos índices de mortalidade materna e neonatal e as taxas crescentes de cirurgia cesariana dos últimos anos evidenciam a necessidade de colocar em discussão o modelo de atenção obstétrica e neonatal hegemônico no país.
II. ( ) Apesar do avanço na melhoria da atenção ao pré-natal, ao parto e ao nascimento, fruto de uma série de esforços e de iniciativas dos governos e da sociedade nos últimos 30 anos, a redução da morbimortalidade materna e neonatal permanece como um desafio.
III. ( ) Nas práticas de atenção e de gestão, predominam arranjos organizacionais que dificultam a participação tanto de trabalhadores quanto de usuários e uma assistência marcada por intensa medicalização e intervenções potencialmente iatrogênicas, sem respaldo em evidências científicas.
IV. ( ) A rede cegonha tem por objetivo fomentar a implementação de um modelo de atenção à saúde da criança durante o seu desenvolvimento no período de zero a 5 anos.

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, assinalando a alternativa correta, de cima para baixo.

6 Questão 34417 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE, Ensino Médio, 2011

Tendo em vista que, no cotidiano do trabalho dentro de uma empresa, o profissional de enfermagem é demandado a atender situações emergenciais desencadeadas por problemas de saúde e riscos a que estão expostos os trabalhadores, julgue o item subsequente.

A melhor maneira de estancar-se uma hemorragia em uma perna é baixá-la para que haja uma circulação de retorno mais rápida.

7 Questão 28844 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, Ensino Médio, 2014

Orientar quanto à importância da realização de uma higiene oral bem feita integra ações de prevenção na saúde básica.

São finalidades deste procedimento as apresentadas a seguir, EXCETO:

8 Questão 1718 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO, Ensino Médio, 2009

De acordo com a Lei 7.498/86, que dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Enfermagem, as atividades do Técnico de Enfermagem, quando desempenhadas em instituições de saúde públicas e privadas e em programas de saúde,

9 Questão 9735 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

O adequado controle de infecção no centro cirúrgico requer a participação de todos os que atuam no setor. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Gorros, máscaras, toucas e propés são utilizados com a finalidade de prevenir a infecção do sítio cirúrgico.
 

10 Questão 44343 | Português, Técnico de Enfermagem, HRTN MG, FUNDEP, Ensino Médio, 2015

Texto associado.
O que é (e o que não é) sustentabilidade
ODED GRAJEW

Embora em voga, o conceito de sustentabilidade ainda é pouco compreendido tanto por quem fala sobre ele quanto por quem o ouve.
Nos últimos anos, intensificou-se a discussão a respeito do aquecimento global e do esgotamento dos recursos naturais. São preocupações legítimas e inquestionáveis, mas que geraram distorção no significado de sustentabilidade, restringindo-o às questões ambientais.
Não é só isso. A sustentabilidade está diretamente associada aos processos que podem se manter e melhorar ao longo do tempo. A insustentabilidade comanda processos que se esgotam. E isso depende não apenas das questões ambientais. São igualmente fundamentais os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.
A sustentabilidade e a insustentabilidade se tornam claras quando traduzidas em situações práticas.
Esgotar recursos naturais não é sustentável. Reciclar e evitar desperdícios é sustentável.
Corrupção é insustentável. Ética é sustentável. Violência é insustentável. Paz é sustentável.
Desigualdade é insustentável. Justiça social é sustentável. Baixos indicadores educacionais são insustentáveis. Educação de qualidade para todos é sustentável.
Ditadura e autoritarismo são insustentáveis. Democracia é sustentável. Trabalho escravo e desemprego são insustentáveis. Trabalho decente para todos é sustentável.
Poluição é insustentável. Ar e águas limpos são sustentáveis. Encher as cidades de carros é insustentável. Transporte coletivo e de bicicletas é sustentável.
Solidariedade é sustentável. Individualismo é insustentável.
Cidade comandada pela especulação imobiliária é insustentável. Cidade planejada para que cada habitante tenha moradia digna, trabalho, serviços e equipamentos públicos por perto é sustentável.
Sociedade que maltrata crianças, idosos e deficientes não é sustentável. Sociedade que cuida de todos é sustentável.
Dados científicos mostram que o atual modelo de desenvolvimento é insustentável e ameaça a sobrevivência inclusive da espécie humana.
Provas não faltam. Destruímos quase a metade das grandes florestas do planeta, que são os pulmões do mundo. Liberamos imensa quantidade de dióxido de carbono e outros gases causadores de efeito estufa, num ciclo de aquecimento global e instabilidades climáticas.
Temos solapado a fertilidade do solo e sua capacidade de sustentar a vida: 65% da terra cultivada foram perdidos e 15% estão em processo de desertificação.
Cerca de 50 mil espécies de plantas e animais desaparecem todos os anos e, em sua maior parte, em decorrência de atividades humanas.
Produzimos uma sociedade planetária escandalosa e crescentemente desigual: 1.195 bilionários valem, juntos, US$ 4,4 trilhões ─ ou seja, quase o dobro da renda anual dos 50% mais pobres. O 1% de mais ricos da humanidade recebe o mesmo que os 57% mais pobres.
Os gastos militares anuais passam de US$ 1,5 trilhão, o equivalente a 66% da renda anual dos 50% mais pobres.
Esse cenário pouco animador mostra a necessidade de um modelo de desenvolvimento sustentável. Cabe a nós torná-lo possível.

GRAJEW, Oded. O que é (e o que não é) sustentabilidade. Opinião. Folha de S.Paulo. São Paulo, 7 maio 2013.
“Temos solapado a fertilidade do solo e sua capacidade de sustentar a vida: 65% da terra cultivada foram perdidos e 15% estão em processo de desertificação." (15º parágrafo)

Assinale a alternativa em que o sentido da palavra destacada no período em análise está indicado INCORRETAMENTE.