← Início

Questões de Provas - Técnico de Enfermagem do Trabalho

Questões de Provas Gabaritadas e Comentadas - Técnico de Enfermagem do Trabalho. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas com Gabarito. Acesse Grátis!


Texto associado.
A respeito da vigilância de doenças transmissíveis, aspecto da saúde coletiva no qual é importante a participação de todos os profissionais de saúde, julgue os itens a seguir.
O tétano neonatal, que acomete o recém-nascido na primeira semana de vida, é uma doença infecciosa aguda, grave, transmissível, causada por um bacilo Gram-negativo, anaeróbico e esporulado.

Que equipe do ambulatório de uma empresa petrolífera é responsável pela realização de controle dos sinais vitais, das medidas biométricas e pelo preparo do trabalhador para consultas, exames e tratamentos?

Texto associado.
A respeito da vigilância de doenças transmissíveis, aspecto da saúde coletiva no qual é importante a participação de todos os profissionais de saúde, julgue os itens a seguir.
Os esporos do agente etiológico do tétano, o Clostridium tetani, transformam-se em formas vegetativas sob condições ideais - tecido lesado com pouco oxigênio - e liberam as toxinas que provocam a sintomatologia característica de dificuldade de deglutição, trismo, rigidez de nuca, opistótono e rigidez muscular progressiva que leva à insuficiência respiratória.

Qual deve ser o tempo mínimo de repouso necessário, em horas, para a realização de avaliação audiológica de um trabalhador exposto a ruídos?

Em um indivíduo adulto, os valores normais da frequência respiratória variam entre 14 e 20 incursões respiratórias por minuto.

Qual é o registro que corresponde a uma respiração facilitada em posição vertical?

No treinamento de um grupo de técnicos de enfermagem, o enfermeiro do trabalho destaca, objetivando a profilaxia, que a providência específica, em caso de diagnóstico de tuberculose em trabalhadores, é
Texto associado.
Primeira parcela do 13° de aposentados soma R$ 11 bi

SANDRA MANFRINI - Agência Estado

BRASÍLIA - A antecipação do pagamento de metade do valor do 13o salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai representar uma injeção extra na economia de R$ 11,220 bilhões nos meses de agosto e setembro. Os dados são do Ministério da Previdência Social, que informou ainda que serão contemplados com a antecipação 25.617.695 benefícios em todo o Brasil.

O decreto autorizando o pagamento antecipado desse benefício foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e a parcela virá com a folha de pagamento de agosto, que será paga entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. Nessa primeira parcela do 13o não haverá desconto do Imposto de Renda, o que, pela legislação, só é cobrado em dezembro, quando é feito o pagamento da segunda parcela da gratificação.

Essa é a sexta vez que a Previdência antecipa o pagamento da parcela do 13o. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre governo e entidades representativas de aposentados e pensionistas, que estabelecia que a antecipação seria feita até 2010. No entanto, o governo atendeu a uma reivindicação dos aposentados e manteve o pagamento antecipado neste ano, colaborando, segundo a Previdência, para "o aquecimento da economia".

O Ministério da Previdência explicou que, por lei, não têm direito ao 13o salário e, portanto, não receberão a antecipação, os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário- família.

                                                                                                        (Disponível em www.estadao.com.br)

Sobre o trecho "a parcela virá com a folha de pagamento de agosto, que será paga entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro.", pode-se afirmar corretamente que:

Ao atender um trabalhador com queixas de lombalgia que se irradia para as nádegas, coxas, pernas e pé, o técnico de enfermagem, utilizando a terminologia científica da saúde, deve registrar

Um trabalhador que sofreu um grave acidente e apresenta um quadro de hipotensão, taquicardia, prostração e calafrios deve ser cuidado como suspeito de choque

Texto associado.
A equipe de Saúde Ocupacional se reuniu com a equipe de Segurança no Trabalho para, juntos, avaliarem alguns riscos potenciais no ambiente laboral e o estabelecimento de medidas preventivas. Essas ações correspondem à seguinte fase da Higiene Ocupacional:
Essas ações correspondem à seguinte fase da Higiene Ocupacional: