Questões de Concursos Técnico de Nível Superior

Resolva Questões de Concursos Técnico de Nível Superior Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 48956.   Economia - Nível Superior - Técnico de Nível Superior - MinC - INSTITUTO CIDADES - 2013
  • O Orçamento Público é a lei de iniciativa do Poder Executivo e aprovada pelo Poder Legislativo, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro, que, nos termos do art. 34 da Lei nº 4.320/64, coincidirá como o ano civil. Em relação ao Orçamento Público, marque a opção INCORRETA:
  • Questão 48953.   Economia - Nível Superior - Técnico de Nível Superior - MinC - INSTITUTO CIDADES - 2013
  • Em relação à classificação do Orçamento, marque a opção INCORRETA.
  • Questão 48964.   Direito Administrativo - Nível Superior - Técnico de Nível Superior - MinC - INSTITUTO CIDADES - 2013
  • Analise as proposições abaixo e, em seguida, marque V para verdadeiro e F para falso: 

    ( ) A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. 
    ( ) Reversão é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo e reintegração do anterior ocupante. 
    ( ) Recondução é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou no interesse da administração. 
    ( ) Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica. 
    ( ) Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. 

    Assinale a opção que corresponde à sequência correta:
  • Questão 48958.   Economia - Nível Superior - Técnico de Nível Superior - MinC - INSTITUTO CIDADES - 2013
  • Considerando as grandes mudanças advindas com a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), que traz implicações para o Estado ou Município que deixa de cumprir as exigências constantes daquela norma, e, por consequência, prejuízos à comunidade, vez que os entes da Federação ficarão impedidos, entre outras, de receber transferências voluntárias, e, ainda, levando-se em conta a oportunidade da posse dos chefes do executivo municipal em janeiro de 2001, o Tribunal preparou esta publicação sob o título TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS - Orientações Fundamentais, com a finalidade eminentemente pedagógica, que objetiva orientar os gestores em geral quanto a regular aplicação dos recursos públicos federais descentralizados e de sua correta prestação de contas. Em relação a transferências de recursos, marque a opção INCORRETA.
  • Questão 48937.   Conhecimentos Específicos - Ciência Política - Nível Superior - Técnico de Nível Superior - MinC - INSTITUTO CIDADES - 2013
  • Sobre o histórico das políticas públicas de cultura no Brasil, é correta a seguinte afirmativa:
  • Questão 48945.   Conhecimentos Específicos - Ciência Política - Nível Superior - Técnico de Nível Superior - MinC - INSTITUTO CIDADES - 2013
  • Regulamentado pela Lei n° 12.343/2010, o Plano Nacional de Cultura possui metas a serem desenvolvidos em todo o território brasileiro no prazo de dez anos. Tais metas estão relacionadas às 275 ações do PNC, e dentre suas perspectivas está incorreto projetar:
  • Questão 48965.   Direito Administrativo - Nível Superior - Técnico de Nível Superior - MinC - INSTITUTO CIDADES - 2013
  • De acordo com Decreto 5.450, de 31 de maio de 2005, marque a alternativa correta:
  • Questão 48957.   Economia - Nível Superior - Técnico de Nível Superior - MinC - INSTITUTO CIDADES - 2013
  • As fases da execução das Despesas Orçamentárias, conforme a doutrina contábil, menciona que os estágios da despesa pública são: programação, licitação, empenho, liquidação e pagamento. Marque a opção que representa a licitação: