Questões de Concursos Técnico de Segurança do Trabalho

Resolva Questões de Concursos Técnico de Segurança do Trabalho Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 29657.   Conhecimentos Específicos - Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego - Nível Médio - Técnico de Segurança do Trabalho - Comlurb - IBFC - 2016
  • Os serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de que trata a NR 4 deverão ser registrados no órgão regional do MTb. Dentre os dados que deverão constar no requerimento para o respectivo registro, estão: 

    I. Horário de trabalho dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
    II. Número de registro dos profissionais na Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho do Mtb.
    III. Nome dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
    IV. Número de empregados da requerente e grau de risco das atividades, por estabelecimento.
    V. Especificação dos turnos de trabalho, por estabelecimento.

    Estão corretas:
  • 2 - Questão 29665.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Médio - Técnico de Segurança do Trabalho - Comlurb - IBFC - 2016
  • Dentre as doenças ocupacionais, é uma pneumoconiose provocada pela inalação da poeira de algodão e é chamada de “Mal das Segundas-Feiras”. Isto porque após o descanso do fim de semana, ao entrar em contato com as fibras de algodão, há uma bronco-constrição tornando difícil a respiração, provocando o seu afastamento do trabalhador. Trata-se da:
  • 5 - Questão 29654.   Conhecimentos Específicos - Ergonomia - Nível Médio - Técnico de Segurança do Trabalho - Comlurb - IBFC - 2016
  • Com relação a Ergonomia, sobre a organização do trabalho, conforme a NR 17 que trata deste assunto, a organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. A organização do trabalho, para efeito da NR 17, deve levar em consideração, no mínimo, alguns itens. Dentre estes itens encontram-se:

    Atribua valores V=Verdadeiro e F=Falso para os itens a seguir. Após, selecione a alternativa que apresenta os valores corretos, na sequência apresentada.

    ( ) As normas de produção.
    ( ) O período de férias.
    ( ) A exigência de tempo.
    ( ) O grau de insalubridade da atividade.
    ( ) O ritmo de trabalho.
    ( ) O conteúdo das tarefas.
  • 6 - Questão 29642.   Português - Nível Médio - Técnico de Segurança do Trabalho - Comlurb - IBFC - 2016
  • Leia o poema abaixo e assinale a alternativa que indica a figura de linguagem presente no texto:

    Amor é fogo que arde sem se ver
    Amor é fogo que arde sem se ver;
    É ferida que dói e não se sente;
    É um contentamento descontente;
    É dor que desatina sem doer;
    (Camões)
  • 10 - Questão 29635.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico de Segurança do Trabalho - Comlurb - IBFC - 2016
  • Que é Segurança do Trabalho?

          Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
          A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.
          O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tomar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
          A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

    http://www.areasea.com/sea/ - acesso em 24/04/2016 
  • Hoje em dia, muito se fala sobre as variantes linguísticas e a valorização de todos os falares, levando em consideração a situação da fala. Com base nesta teoria, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

    O texto acima apresentado foi escrito em uma linguagem___________ , levando ao leitor informações sobre Segurança do trabalho.