Questões de Concursos Técnico de Segurança do Trabalho com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis Técnico de Segurança do Trabalho com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

Dentre as doenças ocupacionais, é uma pneumoconiose provocada pela inalação da poeira de algodão e é chamada de “Mal das Segundas-Feiras”. Isto porque após o descanso do fim de semana, ao entrar em contato com as fibras de algodão, há uma bronco-constrição tornando difícil a respiração, provocando o seu afastamento do trabalhador. Trata-se da:
Em conformidade com o Decreto 157, de 2 de julho de 1991, que promulga a Convenção N° 139, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, sobre a Prevenção e o Controle de Riscos Profissionais causados pelas Substâncias ou Agentes Cancerígenos, em seu Artigo 2, o número de trabalhadores expostos às substâncias ou agentes cancerígenos e a duração e os níveis dessa exposição devem:
O trabalhador que sofre acidente ou que tenha contraído alguma doença decorrente do trabalho está amparado junto à Previdência Social.

As opções a seguir apresentam situações e doenças consideradas acidente de trabalho, à exceção de uma. Assinale-a
A respeito da comunicação de acidente de trabalho à Previdência Social, assinale a afirmativa correta.
A respeito dos meios de acesso permanentes para as máquinas e os equipamentos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os locais de trabalho acima do nível do solo devem possuir plataformas de trabalho estáveis e seguras.
II. As rampas de acesso às máquinas e aos equipamentos devem ter inclinação de, no máximo, 35° em relação ao piso.
III. As máquinas e equipamentos devem possuir acessos permanentes e seguros a todos os seus pontos de operação.

Assinale:
Com relação aos profissionais que compõem o Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalhador Portuário – SESSTP, assinale a opção que indica o profissional que não precisa cumprir uma jornada de trabalho integral.
Em conformidade com o Decreto 93.413, de 15 de outubro de 1986, que promulga a Convenção n° 148 sobre a Proteção dos Trabalhadores Contra os Riscos Profissionais Devidos à Contaminação do Ar, ao Ruído e às Vibrações no Local de Trabalho, em seu Artigo 2, todo Membro que, no momento da ratificação, não tenha aceito as obrigações previstas na Convenção, relativas a todas as categorias de riscos, deverá posteriormente notificar _______________________________ , quando julgue que as circunstâncias o permitem, que aceita tais obrigações com respeito a uma ou várias das categorias anteriormente excluídas.

Selecione a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
Em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho, que são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Considere:

F = Agentes Físicos
Q = Agentes Químicos
B = Agentes Biológicos

Relacione os tipos de risco (acima) com os exemplos apresentados a seguir. Após, selecione a alternativa que apresenta esta relação corretamente, de cima para baixo.

( ) Ruído.
( ) Fumos.
( ) Bacilos.
( ) Protozoários.
( ) Névoas.
( ) Ultra-som.
Relacione os processos de análise de risco às respectivas características.

( ) Avaliação de Risco.
( ) Gerenciamento de Riscos.
( ) Comunicação de Risco

1. É o processo que objetiva minimizar a ocorrência de acidentes por meio de identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos.
2. É o processo técnico científico que modela e quantifica o risco previsto em um sistema.
3. É o processo que permite a transmissão das mensagens de risco do especialista para o não especialista.

Assinale a opção que indica a ordem correta, de cima para baixo.
Com relação aos poluentes atmosféricos, o Material Particulado (MP) é uma mistura complexa de sólidos com diâmetro reduzido, cujos componentes apresentam características físicas e químicas diversas. Em geral o material particulado é classificado de acordo com o diâmetro das partículas, devido à relação existente entre diâmetro e possibilidade de penetração no trato respiratório. Dentre as fontes principais de material particulado, estão: 

I. A queima de combustíveis fósseis.
II. A queima de biomassa vegetal.
III. Emissões de amônia na agricultura.
IV. Emissões decorrentes de obras e pavimentação de vias.

Estão corretas: