Questões de Concursos Técnico do CNMP

Resolva Questões de Concursos Técnico do CNMP Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 26372 - Raciocínio Lógico - Nível Médio - Técnico do CNMP - CNMP - FCC - 2015
  • Quanto tempo faz que você não vê ou usa uma moeda de um centavo? Embora não sejam fabricadas desde 2004, elas permanecem em circulação e, conforme apurou o Jornal do Comércio junto ao Banco Central, não há previsão de que sejam retiradas do mercado. São 1,2 bilhão de unidades em circulação.

    (Adaptado de: Jornal do Comércio, Porto Alegre, 28/02/2014)

    De acordo com o dado fornecido no texto, se o Banco Central decidisse substituir o total de moedas de um centavo em circulação por moedas de cinco centavos perfazendo o mesmo valor, em reais, das atuais moedas de um centavo em circulação, seria necessário um total de moedas de cinco centavos igual a
  • 2 - Questão 26359 - Português - Nível Médio - Técnico do CNMP - CNMP - FCC - 2015
  • Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Na literatura internacional da Ciência Política, é hoje dominante o entendimento de que democracia é um arcabouço institucional para a pacificação das lutas inerentes à conquista e ao exercício do poder, não um padrão de sociedade fundado na igualdade socioeconômica substantiva. A democracia surge historicamente em sociedades com profunda desigualdade, estratificadas, sendo muito mais causa que consequência da redução das desigualdades sociais.

    De fato, certa tensão entre os conceitos institucional e substantivo da democracia existe por toda parte, mas articula-se de maneira específica no pensamento de cada país. Durante todo o século XX, a avaliação de que democracia só é “autêntica" quando estreitamente associada a avanços no plano da
    igualdade foi compartilhada por correntes ideológicas diversas. 
    Endossar o conceito analítico da democracia como um arcabouço político-institucional, a meu ver correto, não significa que o corpo de hipóteses históricas e empíricas que explica a consolidação da democracia como sistema em casos concretos possa passar ao largo das desigualdades sociais e dos obstáculos culturais delas recorrentes. Como processo histórico, a evolução da democracia representativa deve ser compreendida como resultante de dois vetores. De um lado, a formação de uma autoridade central capaz de arbitrar disputas de poder, inclusive mediante a elaboração de uma complexa aparelhagem  eleitoral; de outro, o crescimento econômico, com todas as implicações para a elevação do piso de bem-estar e desconcentração das posições de privilégio, status. Num período dilatado de tempo, tal processo propicia efetiva redistribuição de renda e riqueza, facilita o surgimento econômico e político de uma classe média e torna mais provável o fortalecimento da “sociedade civil".

    Desde a Segunda Grande Guerra, o principal determinante da estabilidade democrática foi o crescimento econômico. Mesmo democracias que no início pareciam débeis foram se robustecendo à medida que ascendiam a níveis mais altos de renda per capita, melhoravam seus níveis educacionais e conseguiam atender as demandas básicas da população. Mas nada assegura que a configuração de fatores relevantes para a estabilidade permanecerá a mesma até, digamos, a metade do presente século. Na América Latina, o regime democrático sabidamente convive com níveis infamantes de desigualdade social, corrupção e criminalidade, e se beneficia cada vez menos da força moderadora de valores e instituições “tradicionais". Assim, até onde a vista alcança, a estabilidade e o vigor da democracia dependerão muito do desempenho do sistema político e do aprimoramento moral da vida pública.

    (Adaptado de: LAMOUNIER, Bolivar. “Democracia: origens e presença no pensamento brasileiro. In: Agenda cultural. São Paulo, Cia. das Letras, 2009. p. 148-150)
  • O segmento do texto reescrito com correção gramatical e lógica encontra-se em:
  • 3 - Questão 26354 - Administração de Material - Nível Médio - Técnico do CNMP - CNMP - FCC - 2015
  • Sobre os métodos de Inventário, é correto afirmar:
  • 4 - Questão 26381 - Direito Processual Civil - CPC 1973 - Nível Médio - Técnico do CNMP - CNMP - FCC - 2015
  • Os atos processuais do juiz
  • 5 - Questão 26378 - Direito Constitucional - Nível Médio - Técnico do CNMP - CNMP - FCC - 2015
  • Segundo a disciplina constitucional sobre a estabilidade dos servidores públicos:
  • 6 - Questão 26382 - Direito Processual Civil - CPC 1973 - Nível Médio - Técnico do CNMP - CNMP - FCC - 2015
  • Quanto às nulidades dos atos processuais, é correto afirmar:
  • 7 - Questão 26371 - Raciocínio Lógico - Nível Médio - Técnico do CNMP - CNMP - FCC - 2015
  • Nenhum bom investigador é acrítico (não crítico), e existem bons investigadores que são racionais.

    Do ponto de vista da lógica, utilizando apenas as informações dessa implicação segue, necessariamente, que alguns
  • 8 - Questão 26364 - Direito Administrativo - Agentes Públicos e Lei 8112 de 1990 - Nível Médio - Técnico do CNMP - CNMP - FCC - 2015
  • No tocante às formas de provimento de cargo público, tem-se que:
  • 9 - Questão 26360 - Direito Administrativo - Agentes Públicos e Lei 8112 de 1990 - Nível Médio - Técnico do CNMP - CNMP - FCC - 2015
  • De acordo com a Lei nº 8.112/90, a ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente.

    Na hipótese do servidor se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo:
  • 10 - Questão 26393 - Arquivologia - Nível Médio - Técnico do CNMP - CNMP - FCC - 2015
  • Atualmente vem ocorrendo a adoção de recursos tecnológicos para a preservação e conservação de documentos de arquivo. Analise:

    I. Os documentos devem ser previamente avaliados, identificando-lhes valor que justifique o custo da operação.
    II. A atual legislação brasileira garante a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, desde que providos de datas e assinaturas.
    III. A microfilmagem adequada permite a eliminação de documentos públicos ou oficiais destinados à guarda permanente.
    IV. Na elaboração da tabela de temporalidade há que se observar os princípios da teoria das 4 idades, que define parâmetros gerais para arquivamento e destinação dos documentos de arquivo.

    Está correto o que consta APENAS em: