Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

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  • 1 - Questão 35409.   Direito Administrativo - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • Em matéria de penalidades, analise o comportamento das servidoras públicas federais efetivas abaixo.

    I - Mariana vem exercendo atividade incompatível como horário de trabalho.
    II - Gabriela vem promovendo manifestação de desapreço no recinto da repartição.

    Nesses casos, Mariana e Gabriela estarão sujeitas, respectivamente, às penas de:
  • 2 - Questão 35404.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • Considerando as diferentes perspectivas que envolvem o campo da ética e suas manifestações no âmbito da educação escolar, NÃO se pode afirmar que:
  • 3 - Questão 35403.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • Sobre as relações entre formação ético-moral e educação formal no Brasil pode-se afirmar que:
  • 4 - Questão 35396.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • Uma visão multicultural e crítica da educação exige a desconstrução de estigmas e preconceitos. Neste sentido, a escola inclusiva deve afirmar:
  • 5 - Questão 35391.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • Sobre o planejamento escolar assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.

    ( ) Deve prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.
    ( ) Deve garantir que no processo de ensino, o conteúdo trabalhado com os alunos tenha apenas o significado educativo e de reprodução social.
    ( ) Deve assegurar a racionalização, organização e coordenação da prática educativa em sala de aula, de modo que possibilite a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina.
    ( ) Deve atualizar o conteúdo sempre que necessário, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo do conhecimento, adequando-os às condições de aprendizagem de seus alunos, bem como os métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados à experiência cotidiana.
    ( ) Deve incluir tanto a previsão das atividades didáticas , quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.

    A sequência CORRETA é:
  • 6 - Questão 35380.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • No desenho curricular da educação profissional e tecnológica, a transversalidade e a verticalização constituem aspectos que contribuem para a singularidade dessa organização.

    A esse respeito, NÃO se pode afirmar que:
  • 7 - Questão 35400.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • A partir da assertiva “A formação profissional não pode ser mera preparação para o mercado de trabalho”, indique a alternativa que mais adequadamente representa as diretrizes que devem compor a formação do professor da educação profissional:

    I - valorização da formação técnico-científica;
    II - estímulo à reflexão teórico-crítica sobre o mundo do trabalho;
    III - estímulo à didática pautada no conhecimento tácito;
    IV - valorização da formação no campo das ciências humanas.
  • 8 - Questão 35388.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • De acordo com Perrenoud (1999), a regulação dos processos de aprendizagem é, frequentemente, pouco eficaz, já que os professores nem sempre conseguem otimizar sua avaliação e suas intervenções.
    PERRENOUD, Philippe. Avaliação – entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: ArtMed, 1999, p. 11.

    São obstáculos que dificultam a regulação das aprendizagens, EXCETO:
  • 9 - Questão 35395.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • Uma escola inclusiva é aquela que:

    I - acolhe todos os alunos, adaptando-se às suas necessidades.
    II - admite alunos com deficiência leve nas classes comuns.
    III - reestruturou-se para atender às necessidades decorrentes das diversas deficiências, bem como àquelas resultantes de outras condições.
    IV - promove a inserção de alunos com deficiência nas salas de aula após avaliar que eles se encontram aptos para estudar com seus colegas.
    V - inclui o aluno com deficiência somente com o acompanhamento direto de um profissional do ensino especializado.

    Após analisar as alternativas acima, marque a opção que apresenta a resposta CORRETA:
  • 10 - Questão 35392.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • O projeto pedagógico da escola deve articular os fins e meios do processo educativo ali desenvolvido. Ele explicita o ordenamento entre todas as atividades pedagógicas, curriculares e organizativas da escola, tendo em vista os objetivos educacionais. Atinente a esse pressuposto, assinale a opção CORRETA: