Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva Questões de Concursos Técnico em Enfermagem Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 43455.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico em Enfermagem - UFMA - 2016
  • Sobre produtos saneantes, julgue as sentenças abaixo:

    ( I ) Os álcoois etílico e isopropílico são os principais desinfetantes utilizados em serviços de saúde e não possuem característica esporicida.
    ( II ) Compostos liberadores de cloro como hipoclorito de sódio apresentam ação bactericida e esporicida, a depender da concentração de uso, porém não possuem ação virucida.
    ( III ) O ácido peracético é um desinfetante sem efetividade na presença de matéria orgânica.

    Assinale a afirmativa verdadeira.
  • 2 - Questão 43472.   Enfermagem - Enfermagem em Centro Cirúrgico - Nível Médio - Técnico em Enfermagem - UFMA - 2016
  • Sobre os tipos de limpeza de sala de operação (SO), julgue as sentenças abaixo com ( V ) para sentenças verdadeiras e ( F ) para sentenças falsas.

    ( ) Limpeza preparatória é feita pelo circulante de sala e profissional do serviço de higienização, cerca de uma hora antes do início da primeira cirurgia do dia.
    ( ) Limpeza concorrente é realizada pelo circulante de sala e profissional do serviço de higienização, ao término da cirurgia, entre dois procedimentos na mesma SO.
    ( ) Limpeza operatória é realizada exclusivamente pelo circulante de sala durante o procedimento cirúrgico, para remover a matéria orgânica dos locais onde houve contaminação.
    ( ) Limpeza terminal é feita pelo circulante de sala e pelo instrumentador, envolvendo lavagem completa de toda unidade do centrocirúrgico e das SO, incluindo tetos e paredes. Esse tipo de limpeza é feita mensalmente

    A sequência correta é:
  • 3 - Questão 43454.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico em Enfermagem - UFMA - 2016
  • Assinale a sentença que diz respeito somente a doenças sexualmente transmissíveis
  • 4 - Questão 43456.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico em Enfermagem - UFMA - 2016
  • Uma vítima foi picada por uma serpente conhecida como jararaca em terço distal do membro inferior esquerdo. Uma conduta geral a ser feita no local do acidente é:
  • 5 - Questão 40703.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico em Enfermagem - SESAU RO - FUNRIO - 2017
  • TEXTO

    DRAMA DO DESEMPREGO ESTÁ LONGE DE DIMINUIR


          A taxa de desemprego chegou a 11,5% em 2016. Em dezembro, 12,3 milhões de brasileiros estavam em busca de uma vaga, número recorde. Em dois anos de recessão, o total de desempregados no país aumentou em 5 milhões. E analistas preveem que, apesar dos primeiros sinais de melhora na economia, o desemprego só voltará a ficar abaixo de 10% em fins de 2019. (O Globo, 01/02/2017)
  • “Em dezembro, 12,3 milhões de brasileiros estavam em busca de uma vaga, número recorde”; ao dizer que o número citado foi um “número recorde”, isso significa que esse número:
  • 6 - Questão 43447.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico em Enfermagem - UFMA - 2016
  • O técnico em enfermagem que não administrar um medicamento, conforme prescrição médica, ocasionando óbito ao paciente, constituirá caso de:
  • 7 - Questão 40700.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico em Enfermagem - SESAU RO - FUNRIO - 2017
  • TEXTO

    DRAMA DO DESEMPREGO ESTÁ LONGE DE DIMINUIR


          A taxa de desemprego chegou a 11,5% em 2016. Em dezembro, 12,3 milhões de brasileiros estavam em busca de uma vaga, número recorde. Em dois anos de recessão, o total de desempregados no país aumentou em 5 milhões. E analistas preveem que, apesar dos primeiros sinais de melhora na economia, o desemprego só voltará a ficar abaixo de 10% em fins de 2019. (O Globo, 01/02/2017)
  • O título dado ao texto – Drama do desemprego está longe de diminuir – informa ao leitor que:
  • 8 - Questão 42384.   Português - Nível Médio - Técnico em Enfermagem - FMS - NUCEPE - 2015
  • PARA AS TEENS, DIU

    Novas diretrizes da Academia Americana de Pediatria apontam o dispositivo intrauterino como um dos melhores métodos contraceptivos para as adolescentes

        Gravidez indesejada é ruim em qualquer idade. Mas na adolescência os impactos são ainda maiores e mais duradouros. Quer um exemplo? Quando descobrem que estão grávidas, muitas jovens interrompem os estudos - o que afetará as oportunidades econômicas e sociais tanto delas como de seus filhos. Sem falar que uma adolescente de 15 anos corre cinco vezes mais risco de morrer no parto do que uma mulher cinco anos mais velha.

        A contracepção deveria, portanto, receber uma atenção extra nessa faixa etária - mas não é o que ocorre. Enquanto 60% das mulheres com mais de 30 anos usam algum método contraceptivo, entre as jovens de 15 a 24 anos esse índice cai para 22%, segundo dados do Fundo de População das Nações Unidas. Mesmo quando há acesso, as questões típicas da idade interferem no uso. Tomar pílula todo dia requer disciplina. Exigir camisinha a cada relação sexual demanda autoconfiança - tanto dela quanto dele. Qual a melhor forma de se prevenir?

        Segundo um relatório divulgado no fim do ano passado pela Academia Americana de Pediatria (AAP), a resposta é: DIU e implante hormonal. Ambos são métodos contraceptivos de longo prazo (sua ação dura de três a dez anos) e reversíveis (basta retirá-los para que a fertilidade volte ao normal).

        (...)

    (Revista GALILEU, Editora Globo. Maio/2015 - Nº 286 - Por Amarilis Lage - Seção Dossiê Métodos contraceptivos, p. 35) 
  • Analise as estruturas linguísticas dos itens abaixo e marque aquele cuja palavra destacada especifica ou qualifica a palavra que lhe sucede.
  • 9 - Questão 43467.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico em Enfermagem - UFMA - 2016
  • O calendário vacinal do adolescente tem a vacina contra o HPV e deve obedecer ao seguinte esquema:
  • 10 - Questão 43444.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico em Enfermagem - UFMA - 2016
  • São doenças de notificação compulsória: