Questões de Concursos Técnico Ministerial

Resolva Questões de Concursos Técnico Ministerial Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 50167 - Direito Constitucional - Nível Médio - Técnico Ministerial - MPE PE - FCC - 2012
  • A respeito do Ministério Público, considere: 

    I. A proposta orçamentária do Ministério Público será elaborada pela Secretaria de Estado dos Negócios da Justiça, com base nas sugestões por este apresentadas. 
    II. As funções do Ministério Público deverão, em regra, ser exercidas por integrantes da carreira, podendo, porém, o juiz, nos casos urgentes, nomear advogado para exercê-las. 
    III. Aos membros do Ministério Público é vedado exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério. 

    De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, está correto o que consta SOMENTE em
  • 2 - Questão 50319 - Administração Pública - Nível Médio - Técnico Ministerial - MPE PI - CESPE - 2012
  • Com relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração pública, tendo por base as reformas administrativas no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir.
  • O modelo atual que caracteriza a gestão pública no Brasil é patrimonialista, pois o Estado possui direitos de propriedade sobre os bens que administra.
  • 3 - Questão 50192 - Informática - Banco de Dados - Nível Médio - Técnico Ministerial - MPE PE - FCC - 2012
  • Analise os seguintes comandos em SQL:

    CREATE TABLE nota (id INT PRIMARY KEY,data TEXT,valor REAL); 
    INSERT INTO nota SET id=1,data="01012012",valor=15.5; 
    INSERT INTO nota SET id=1,data="03022012",valor=11.5; 
    INSERT INTO nota SET id=2,data="01042012",valor=25.5; 
    INSERT INTO nota SET id=20,data="10062012",valor=12.5; 
    SELECT COUNT(*) FROM nota WHERE valor < 20; 

    O resultado para a consulta efetuada será: 
  • 4 - Questão 50156 - Português - Nível Médio - Técnico Ministerial - MPE PE - FCC - 2012
  •      Indicado como presidente da Câmara de Comércio em 1908, Winston Churchill foi uma figura líder no amplo programa de reformas sociais do governo liberal. Em 1909, ele introduziu as “Câmaras de profissões", organizações estatutárias que estabeleciam salários mínimos nas indústrias-chave.
         Churchill apoiou fortemente a introdução da Lei reguladora das minas de carvão, de 1908, que se tornou conhecida como “Lei das oito horas", porque limitava o tempo que os mineiros permaneciam abaixo da superfície. Em 1908, também apresentou a Corte permanente de arbitragem − que muito mais tarde se tornaria o Serviço consultivo de conciliação e arbitragem − para cuidar das reivindicações dos sindicatos
    profissionais.
          Quando foi nomeado ministro do Tesouro, em 1924, Churchill continuou sua política de reformas sociais. Neville Chamberlain, secretário da Saúde, foi responsável por ampliar a abrangência da previdência social, com a introdução da Lei das viúvas, órfãos e da velhice. Churchill estava ansioso por colaborar com Chamberlain na implantação desse esquema, de  modo que ele próprio o anunciou no orçamento de 1925. Chamberlain escreveu em 1º de maio em seu diário: “A exposição do orçamento de Winston foi um desempenho de mestre, e, embora o meu escritório e alguns de meus colegas estejam indignados por ele tomar para si mesmo o crédito de um esquema que pertence ao Ministério da Saúde, eu mesmo não pensei que tivesse qualquer razão para me queixar. Em certo sentido, é o seu esquema. Nós estávamos empenhados em algo do gênero, mas não acredito que o fizéssemos este ano se ele não o tivesse encampado no orçamento. Na minha opinião, ele merece crédito pessoal especial por sua iniciativa".


                                                                     (Nigel Knight. Churchill desmascarado. Trad. Constantino 
                                                               Kauzmin-Korovaeff. São Paulo: Ed. Larousse do Brasil, p. 32-33)
  • Em 1909 ele introduziu as “Câmaras de profissões”... 

    Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será: 
  • 6 - Questão 50162 - Matemática - Nível Médio - Técnico Ministerial - MPE PE - FCC - 2012
  • Cada 100 kg de material A usado para reciclagem permite a produção de 25 kg do material B. Cada 200 kg de material B usado para reciclagem permite a produção de 8 kg do material C. A produção de 100 kg do material C, apenas com o uso de material B reciclado a partir do material A, exigirá uma quantidade do material A, em quilogramas, igual a:
  • 8 - Questão 50316 - Administração - Nível Médio - Técnico Ministerial - MPE PI - CESPE - 2012
  • Tendo em vista que a gestão da qualidade — tema recorrente na administração da maioria das empresas — deixou de ser diferencial competitivo e se tornou essencial à permanência da organização no mercado, julgue os itens seguintes.

    O diagrama de Ishikawa, o princípio de Pareto e os modelos estatísticos são instrumentos de gestão utilizados pelo departamento de qualidade, que deve ser o responsável único pelos programas de qualidade da organização
  • 9 - Questão 50263 - Arquivologia - Avaliação de Documentos - Nível Médio - Técnico Ministerial - MPE PI - CESPE - 2012
  • De acordo com as noções de arquivologia, seus princípios, conceitos e legislação, julgue os itens de 82 a 89.

    Todos os documentos nascem com valor administrativo. Entretanto, os que também já nascem com valor secundário, ao fim do seu prazo de guarda no arquivo corrente, devem ser transferidos diretamente para o arquivo permanente, sem passar pelo arquivo intermediário.
  • 10 - Questão 50278 - Arquivologia - Nível Médio - Técnico Ministerial - MPE PI - CESPE - 2012
  • Acerca dos documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.

    Diferentemente dos documentos das bibliotecas, os documentos de arquivo, à semelhança daqueles dos museus, são artificialmente produzidos e acumulados em razão de funções e atividades de instituições, pessoas ou famílias.