Questões de Concursos Tecnologia da Informação

Resolva Questões de Concursos Tecnologia da Informação Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 15696.   Informática - Banco de Dados - Nível Superior - Tecnologia da Informação - MPOG - CESPE - 2013
  • Julgue os itens que se seguem, acerca das ferramentas ETL (extract transform load) e OLAP (on-line analytical processing).

    OLAP é uma tecnologia utilizada para organizar grandes bancos de dados e fornece, para organizações,um método com alta flexibilidade e desempenho para acessar, visualizar e analisar dados corporativos. Os dados podem ser organizados em uma hierarquia que define diferentes níveis de detalhe, na qual o usuário pode navegar para cima (drill up) ou para baixo (drill down) entre níveis.
  • 4 - Questão 15691.   Informática - Banco de Dados - Nível Superior - Tecnologia da Informação - MPOG - CESPE - 2013
  • No que se refere aos sistemas gerenciadores de banco de dados livres, julgue os itens que se seguem.

    Considere que, na tabela Projeto, haja os campos CodigoProjeto, Tipo e Descricao e, na tabela ProjetoEmpresa,os campos CodigoProjeto,CodigoEmpresa,NomeFuncionario, Categoria,Salario e DataInicial .Nesse caso, é correto afirmar que essas tabelas estão de acordo com a segunda forma normal de banco de dados tanto no MySQL quanto no PostgreSQL.
  • 5 - Questão 15685.   Informática - Engenharia de Software - Nível Superior - Tecnologia da Informação - MPOG - CESPE - 2013
  • A expressividade do código é uma característica importante no desenvolvimento e manutenção de um software. Python e Ruby são exemplos de linguagens que apresentam essa qualidade.Acerca dessas linguagens,julgue os itens subsequentes.

    Embora Ruby seja uma linguagem orientada a objetos e influenciada pelo Smalltalk, seus tipos primitivos não são considerados objetos.
  • 8 - Questão 15704.   Informática - Programação - Nível Superior - Tecnologia da Informação - MPOG - CESPE - 2013
  • Com referência às tecnologias Java SE (JSE), Java ME (JME) e Java EE (JEE), julgue os itens subsecutivos.

    Diferentemente do JSE, o JEE adiciona bibliotecas que proveem funcionalidades para desenvolvimento de aplicações com tolerância a falhas, distribuídas em multicamadas e baseadas em componentes modulares em servidores de aplicação.