Questões de Tecnologista Júnior - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Tecnologista Júnior com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 384261 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Superior, 2010

Considere os seguintes resultados obtidos de um método para dosagem de uma determinada substância e avaliado ao se utilizar como analito uma solução conhecida, contendo exatamente 20 mg/mL da substância a ser dosada, submetida seis vezes à mesma dosagem, sendo três em cada dia, após limpeza do sistema; primeiro dia: 30,01 mg/mL; 30,02 mg/mL e 29,99 mg/mL em cada análise; segundo dia: 27,02 mg/mL; 27,03 mg/mL e 27,04 mg/mL.

 Com base nos dados descritos, julgue os itens que se seguem.

Os dados relatados não são suficientes para se avaliar a linearidade do método.

2 Questão 10865 | Radiologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação a proteção radiológica e dosimetria, julgue o item subsequente.
Para se converter a dose absorvida em dose equivalente, é necessário conhecer o valor do fator de build-up.

3 Questão 546761 | Física, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação aos fundamentos e práticas da educação a distância e ao uso da dosimetria TLD em sistemas postais de avaliação de parâmetros de qualidade, julgue os itens subsequentes.

O Programa de Qualidade em Radioterapia (PQRT) pode ser considerado um aliado de informações a distância na obtenção dos fundamentos sobre a radioterapia, levando-se em conta que o INCA disponibiliza em seu sítio para download diversas publicações, resultados de trabalhos realizados, entre outros.

4 Questão 383581 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens a seguir, relativos à microscopia confocal.

A microscopia confocal proporciona um meio para observar os componentes estruturais e as variações iônicas de células vivas e de tecidos em tempo real, porém, exige um tipo de fixação específico.

5 Questão 604139 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Tecnologista Júnior, Instituto Nacional de Câncer, CESPE, 2010

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens a seguir.

A aplicação de uma norma ISO 9000 em uma biblioteca implica o entendimento de que a gestão deve ser feita com base em políticas de acessibilidade e inclusão, foco no cliente, planejamento de interfaces adaptativas, documentação de processos, monitoramento e melhorias contínuas.

6 Questão 324304 | Pedagogia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, 2010

Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.

Para Perrenoud, a avaliação é tradicionalmente associada, na escola, à criação de hierarquias de excelência. Os alunos são comparados e depois classificados em virtude de uma norma de excelência, definida em absoluto ou encarnada pelo professor e pelos melhores alunos.

7 Questão 383942 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens subsequentes levando em consideração o trabalho com maior segurança dentro de um laboratório.

A centrífuga é um equipamento com grande risco de explosão, causando dispersão do material infeccioso.

8 Questão 365629 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito da terapêutica analgésica, julgue os itens a seguir.

Segundo a escala de analgesia proposta pela Organização Mundial de Saúde em 1982, o primeiro degrau corresponde a dor leve a moderada, para a qual se recomenda usar drogas não opioides associadas a um opioide fraco.

9 Questão 358837 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca da assistência de enfermagem em radioterapia e quimioterapia e no uso de cateteres venosos centrais, julgue os itens subsequentes.

Em cateteres venosos centrais totalmente implantados, o calibre e o comprimento da agulha Huber são determinados pela viscosidade da solução infundida, pela profundidade da colocação do port e pelo tipo de port implantado.

10 Questão 601878 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Tecnologista Júnior, Instituto Nacional de Câncer, CESPE, 2010

Considerando a catalogação de variados tipos de materiais com base no Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), julgue os itens que se seguem.

Em gravações de som, se a fonte principal de informação não provê claramente uma relação entre o título do item e a pessoa ou entidade mencionada na responsabilidade, opcionalmente acrescenta-se uma palavra ou frase sucinta que indique a responsabilidade.