Questões de Concursos Tecnologista Pleno

Resolva Questões de Concursos Tecnologista Pleno Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q48451.   Economia - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  •       O recente ciclo de desenvolvimento brasileiro vem sendo impulsionado por políticas públicas inovadoras que combinam crescimento econômico com redução das desigualdades sociais e regionais. Essas políticas têm um elemento comum: a recuperação da capacidade estatal de planejar e agir visando, sobretudo, garantir os direitos dos que mais precisam.
    Plano Plurianual 2012–2015, Apresentação, p. 11.
     
    Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os aspectos característicos do processo de desenvolvimento brasileiro, bem como as políticas de infraestrutura contidas no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, julgue os itens seguintes.

    Ao falar em “capacidade estatal de planejar e agir”, o texto também retoma a experiência vivida pelo Brasil a partir da Era Vargas, que continuou nos anos JK e que foi revigorada no contexto do regime militar, qual seja, o papel exercido pelo poder público como protagonista e indutor do desenvolvimento nacional.
  • 3 - Q48443.   Economia - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  • Nos dias atuais, ainda se verificam os efeitos da crise financeira internacional de 2008. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

    O custo Brasil e a falta de uma política agressiva de investimentos públicos em infraestrutura são argumentos empresariais para os baixos níveis de investimento privado na economia.
  • 4 - Q48505.   Conhecimentos Específicos - Gerência de Projetos - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  • Com relação a projeto de produtos e administração da produção, julgue o item que se segue.

    Considere que determinada equipe de desenvolvimento de software seja responsável por resolver problemas identificados por seus usuários, que esses problemas sejam classificados como fácil, médio ou difícil, de acordo com o nível de dificuldade de resolução, e que a equipe necessite de 1, 4 ou 8 horas, respectivamente, para solucioná-los. Considere, ainda, que os problemas devam ser resolvidos na proporção de 1:2:4, que haja disponibilidade de 400 horas por semana de pessoal e uma fila infinita de problemas de todos os tipos. Nessa situação, a proporção de resolução de problemas na primeira semana de trabalho só poderá ser mantida exatamente em 1:2:4 se forem contratadas 41 horas extras de trabalho.
  • 6 - Q48525.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  • Em relação à história da ciência e tecnologia no Brasil, especialmente no que se refere às estratégias adotadas e ao sistema nacional de inovação, julgue o item seguinte.

    Para atender às demandas da lógica de financiamento de ativos tangíveis, foi criado, em meados da década de 60 do século passado, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
  • 7 - Q48491.   Administração - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  • Acerca dos programas governamentais mais recentes de estímulo à inovação no Brasil, julgue o próximo item.

    A política monetária restritiva e o contingenciamento de recursos dos fundos setoriais não impediram a concretização do programa INOVAR como fonte significativa de indução ao investimento em inovação no Brasil.
  • 9 - Q48527.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  • Em relação à história da ciência e tecnologia no Brasil, especialmente no que se refere às estratégias adotadas e ao sistema nacional de inovação, julgue o item seguinte.

    Apesar de ter assumido a Secretaria Executiva do FNDCT, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) não possuía autonomia para definir as prioridades de aplicação dos recursos do fundo à época de sua criação.
  • 10 - Q48490.   Administração - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  • Acerca dos programas governamentais mais recentes de estímulo à inovação no Brasil, julgue o próximo item.

    O programa INOVAR, criado pela FINEP, destina-se somente ao apoio e financiamento de empresas cujo objetivo seja a promoção do desenvolvimento sustentável.