Questões de Concursos Tecnologista Pleno

Resolva Questões de Concursos Tecnologista Pleno Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 48512.   Contabilidade - Contabilidade de Custos - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  • No que se refere a planejamento, administração e custos da produção, julgue o item seguinte.

    Uma fábrica pode conseguir operar em níveis acima de sua capacidade nominal de produção contratando horas extras, de forma a atender a picos sazonais de demanda e gerar economias de escala que acontecem até determinado ponto, em que o custo unitário volta a subir.
  • Questão 48507.   Conhecimentos Específicos - Gerência de Projetos - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  • Com relação a projeto de produtos e administração da produção, julgue o item que se segue.

    A definição do conceito de um produto e a administração da qualidade desse produto incluem-se entre os principais estágios de um projeto de produto, pois influenciam diretamente os rendimentos empresariais. Podem-se, com custo reduzido, coletar ideias por meio do crowdsourcing, para a definição de um conceito e acompanhar a qualidade do produto ao longo do seu ciclo de vida.
  • Questão 48434.   Direito Administrativo - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  • Acerca de licitações e contratos da administração pública, regulamentados pela Lei n.º 8.666/1993, e do regime diferenciado de contratações públicas, regrado pela Lei n.º 12.462/2011, julgue os itens seguintes.

    Nos casos em que a lei autoriza a não realização de licitação, considera-se que ela é dispensável e, assim, não cabe à administração, discricionariamente, decidir sobre a realização ou não de licitação.
  • Questão 48421.   Direito Constitucional - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  • Com relação aos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

    De acordo com a CF, é assegurado a todos o direito de propriedade intelectual, industrial e de direitos autorais, sendo a propriedade intelectual e a de direitos autorais sempre permanentes, tanto para o autor quanto para os sucessor
  • Questão 48443.   Economia - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  • Nos dias atuais, ainda se verificam os efeitos da crise financeira internacional de 2008. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

    O custo Brasil e a falta de uma política agressiva de investimentos públicos em infraestrutura são argumentos empresariais para os baixos níveis de investimento privado na economia.
  • Questão 48449.   Economia - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  •       O recente ciclo de desenvolvimento brasileiro vem sendo impulsionado por políticas públicas inovadoras que combinam crescimento econômico com redução das desigualdades sociais e regionais. Essas políticas têm um elemento comum: a recuperação da capacidade estatal de planejar e agir visando, sobretudo, garantir os direitos dos que mais precisam.
    Plano Plurianual 2012–2015, Apresentação, p. 11.
     
    Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os aspectos característicos do processo de desenvolvimento brasileiro, bem como as políticas de infraestrutura contidas no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, julgue os itens seguintes.

    Ao listar políticas e prioridades, o PPA parte do pressuposto de que garantir os direitos dos que mais precisam é tarefa inalienável de competência exclusiva do Estado. Assim, construir caminhos que democratizem as oportunidades é tarefa do poder público, razão pela qual se torna irrelevante a presença da iniciativa privada nos eixos estruturantes do Plano.
  • Questão 48490.   Administração - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  • Acerca dos programas governamentais mais recentes de estímulo à inovação no Brasil, julgue o próximo item.

    O programa INOVAR, criado pela FINEP, destina-se somente ao apoio e financiamento de empresas cujo objetivo seja a promoção do desenvolvimento sustentável.