Questões de Vestibulando Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Vestibulando com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 54343. História, Idade Contemporânea, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Fuvest-SP) Nunca, na história contemporânea mundial, como nesta virada de século e de milênio, a propriedade privada dos meios de produção em geral e da terra em particular foi tão forte e os ideais coletivos tão enfraquecidos. Essa situação pode ser atribuída

2Questão 25088. Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões, Vestibulando, ENEM, INEP, Ensino Médio, 2014

TEXTO I

João Guedes, um dos assíduos frequentadores do boliche do capitão, mudara-se da campanha havia três anos. Três anos de pobreza na cidade bastaram para o degradar. Ao morrer, não tinha um vintém nos bolsos e fazia dois meses que saíra da cadeia, onde estivera preso por roubo de ovelha.
A história de sua desgraça se confunde com a da maioria dos que povoam a aldeia de Boa Ventura, uma cidadezinha distante, triste e precocemente envelhecida, situada nos confins da fronteira do Brasil com o Uruguai.

MARTINS, C. Porteira fechada. Porto Alegre: Movimento, 2001 (fragmento).

TEXTO II

Comecei a procurar emprego, já topando o que desse e viesse, menos complicação com os homens, mas não tava fácil. Fui na feira, fui nos bancos de sangue, fui nesses lugares que sempre dão para descolar algum, fui de porta em porta me oferecendo de faxineiro, mas tava todo mundo escabreado pedindo referências, e referências eu só tinha do diretor do presídio.

FONSECA, R. Feliz Ano Novo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989(fragmento).

A oposição entre campo e cidade esteve entre as temáticas tradicionais da literatura brasileira. Nos fragmentos dos dois autores contemporâneos, esse embate incorpora um elemento novo: a questão da violência e do desemprego. As narrativas apresentam confluência, pois nelas o(a)

3Questão 54361. História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFR-RJ) “Não é verdade que os Estados Unidos sintam fome de terra (…). Este país não deseja senão ver os vizinhos estáveis. (…) no hemisfério ocidental, a adesão dos Estados Unidos a Doutrina de Monroe pode forçá-los, ainda que com relutância, em casos flagrantes de malfeitorias ou impotência, ao exercício de poder de política internacional.”

Mensagem de Theodore Roosevelt ao Congresso em 1904. In: FARIA, Ricardo de M. et alli. História. Belo Horizonte: Lê, 1989. v. 3.

A política intervencionista norte-americana, nas primeiras décadas do século XX,

4Questão 54324. História, Idade Contemporânea, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(U. Santa Úrsula-RJ) O final da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) levou a derrota à Alemanha, que se viu obrigada a assinar o Tratado de Versalhes que intensificou a humilhação e o isolamento da Alemanha. Esse tratado determinou que:

5Questão 54038. Atualidades, Martin Luther King, Vestibulando, ENEM, Ensino Médio

Em agosto de 2013, o presidente Barack Obama presidiu a cerimônia de comemoração dos cinquenta anos da Marcha sobre Washington, marco da luta pela igualdade dos direitos civis em seu país. Na ocasião da marcha, em discurso que eletrizou a multidão, um pastor religioso, defensor da não violência como caminho para a vitória da causa que defendia, falava do sonho de ver uma América cujos filhos conviveriam em harmonia, independentemente da cor da pele. Esse pastor chamava-se

6Questão 54368. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Mackenzie-SP) Dentre os objetivos do movimento revolucionário de 1930, que conduziu ao poder Getúlio Vargas, apontamos:

7Questão 54369. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(U.Católica Dom Bosco-MS) A economia do Estado Novo, liderado por Getúlio Vargas, caracterizou-se

8Questão 54422. Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(U.E. Londrina-PR) Considere dois números inteiros, a e b, consecutivos e positivos. Qual das expressões abaixo corresponde necessariamente a um número par?

9Questão 54378. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(U. F. São Carlos-SP) De 1945 a 1964, a história da república brasileira distinguiu-se da República Velha, entre outros aspectos, pela grande instabilidade política. Com a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, o vice-presidente João Goulart, para tomar posse no executivo nacional, foi obrigado a aceitar uma emenda constitucional que, no dia 2 de setembro do mesmo ano, instituía

10Questão 54305. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFRS) Sobre a legislação abolicionista do tráfico e da escravidão no Brasil do século XIX, pode-se afirmar que: